Blog
Voltar
Compartilhe

5 dicas de como obter excelência no atendimento

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 22.8.2017

A excelência no atendimento é a busca incessante por uma clientela feliz e plenamente satisfeita. Mas ela é quase utópica. É um horizonte que deve sempre ser procurado para fazer mais e melhor, mas que dificilmente é conquistado. Dá para contar nos dedos de uma mão empresas que conseguiram de fato a perfeição ao atender os seus consumidores.


Excelência no Atendimento

Porém, caminhar para isso é essencial para toda e qualquer empresa que queira continuar no mercado. E é exatamente com os testes, treinamentos, ações, erros, soluções e consertos que se consegue a excelência no atendimento. Sem passar por esse processo, é impossível conseguir algo que seja ao menos aceitável pelo seu público.

Quanto mais a sua empresa inova na maneira de pensar e em como agir, melhor serão os resultados. Tudo isso com foco no consumidor, muito planejamento, pesquisa e mão na massa. Porque sem por em prática, de nada adianta todo o preparo anterior.

Abaixo, você vai ver cinco passos que vão trazer a sua empresa cada vez mais próxima da excelência no atendimento. A perfeição é quase impossível. Quase! Se você fizer as coisas da maneira correta, vai conseguir chegar lá como alguns no mundo fizeram. Basta ter estratégia, dedicação e saber ouvir para consertar os erros.

5 passos para a excelência no atendimento

1 – Planejamento

O primeiro passo que você deve tomar é no quesito planejamento. A sua equipe precisa conhecer de fato os clientes para conseguir encantá-los e conquistá-los. Além disso, é preciso pensar de forma estratégica em como chegar a essas personas e fazer com que elas conheçam a sua empresa. Investir em conteúdo, organização, inteligibilidade, tudo isso é essencial para conseguir a excelência no atendimento ao consumidor.

2 – Estrutura

Depois da pesquisa e planejamento feito, é hora de partir para o segundo passo. Comece a aplicar tudo que foi pensado aos poucos. Modifique a estrutura do escritório, coloque uma equipe para agir de determinada forma por uns dias. Veja a percepção, interação, mudança no estilo de tratar a empresa. Perceba as nuances desses detalhes modificados e faça a transição de maneira bem leve e quase desapercebida.

O cliente, principalmente o brasileiro, não gosta de mudanças bruscas demais de uma hora para outra. Por isso, é preciso fazer tudo com bastante calma e estratégia perfeita. Só assim a excelência no atendimento vai ser conquistada.

3 – Cultura

Depois de toda essa mudança ser feita, você vai ter criado uma cultura interna baseada em tudo que foi passado para a equipe. Isso é extremamente essencial. Todos os profissionais da sua empresa devem saber, entender e disseminar aquilo que foi padronizado como uma cultura dentro da organização. Um exemplo claro ocorre em restaurantes, por exemplo. Todos devem saber quais são os pratos, o que é cada ingrediente, o porquê de eles estarem ali e qual o motivo do prato ser daquela maneira. Do faxineiro ao chef. Todos, sem exceção!

4 – Sistemas e Tecnologia

No quarto passo, após uma cultura enraizada dentro da equipe, você vai criar um sistema para que isso seja padronizado de uma vez por todas. Com treinamento, estudo, prática, correção de problemas, sugestões, pequenas modificações. Quanto mais detalhado for o gerenciamento dessa cultura, mais fácil vai ser chegar à excelência no atendimento.

5 – Análise de Resultados

Por fim, após tudo estar funcionando, é preciso avaliar os resultados em pequeno, médio e longo prazo e, conjuntamente, corrigir os erros. Por isso, o gestor é muito importante para que a excelência no atendimento ocorra de fato. Sem ele, todo esse trabalho vai estar perdido. Porque erros vão sim acontecer, e é o gerente o responsável por corrigi-los e melhorar a forma de atender os clientes, até chegar à perfeição.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!