Blog
Voltar
Compartilhe

5 razões pelas quais é hora de mudar sua estratégia de suporte ao cliente

Métricas e dados
calendar 19.6.2016

Chegamos em um tempo onde apenas preço baixo não é o suficiente para atrair um cliente, independente de valor o consumidor atual exige excelência no atendimento e uma empresa que ofereça suporte para tudo que ele precise. E acredite, este consumidor está disposto a pagar mais em em produto ou serviço se ele tiver o suporte que deseja. 

Mas afinal, como criar uma estratégia de atendimento ao cliente que seja funcional para você e para seu cliente? No artigo de hoje, te damos 5 razões pelas quais essa mudança é necessária. 

Suporte ao cliente

Este artigo foi publicado no Blog Customerthink e escrito por AJ Agrawal.


O Suporte ao cliente nunca foi tão importante. Mais e mais, os clientes que dão feedback negativo estão se movendo para outras empresas. Se você quer dominar a arte da persuasão, você precisa levar em consideração o que seu público-alvo está dizendo sobre você.

Você precisa produzir um conteúdo significativo, agir no feedback dos clientes e responder a perguntas prontamente. Agora é a hora de repensar como você da o suporte aos seus clientes. E este guia vai te dar as razões do porque isso precisa ser feito.

Suporte ao cliente

As expectativas dos clientes subiram

Com as redes sociais  os clientes têm o poder de derrubar empresas através do compartilhamento de suas experiências negativas. Esta é uma forma negativa de marketing de conteúdo para a sua empresa que você não pode fazer nada a respeito. Como você provavelmente já entendeu, os clientes são usados para conseguir o que querem.

As estatísticas dizem que 82% dos CEOs afirmam que as expectativas dos clientes são mais elevados do que eram há três anos. Os clientes querem ser tratados como realeza. O ditado de que o cliente tem sempre razão não é verdade, mas se você quiser que seu negócio tenha uma melhor aderência é melhor aceitar isto de qualquer maneira.

Suporte ao cliente

As empresas estão lutando em experiência 

O campo de batalha mudou o foco dos  produtos e agora as empresas estão competindo em experiências . O número de empresas que fazem isto só aumenta.  O apoio ao cliente é quase tão importante como um produto de qualidade. Com a importância de apoio ao cliente em ascensão, você precisa pensar se você está fazendo o seu melhor para dar suporte aos clientes.

E isso não se aplica apenas quando você fala diretamente a eles. Trata-se de cumprir as suas expectativas. Por exemplo, se ninguém parece se preocupar com seus esforços filantrópicos , pare de postar em seu blog sobre o assunto. Pense em maneiras de como você pode fazer com que os clientes se sintam cuidados. Realizar pesquisas regulares com seus cliente para saber mais sobre o que os eles realmente querem também é uma solução.

Suporte ao cliente

Suporte é uma parte do produto

O Suporte ao cliente costumava ser algo totalmente separado do produto. Hoje ele deve ser parte do próprio produto. O seu suporte ao cliente deve ser usado para melhorar todos os aspectos do seu negócio através da prestação de suporte integrado gratuitamente em todos os momentos.

Mesmo as empresas mais pequenas precisam disto nos dias de hoje. Um exemplo de uma empresa que faz isso muito bem é a Amazon. Eles introduziram o botão Amazon Mayday, onde os clientes podem obter ajuda independentemente da página que eles estão. A chave para isso é que são em todos os lugares e os cliente não precisam esperar para obter apoio.

Uma maneira de fazer o suporte ao cliente se tornar parte de seu produto é colocar o chat online de suporte, tanto no cabeçalho quanto no rodapé do seu site. Dentro deste centro de suporte, você pode incluir links úteis para outras páginas de seu site, ou mesmo para links externos.

Suporte ao cliente

Os clientes vão pagar mais para uma melhor experiência

Fazer negócios online costumava ser uma corrida sem fim. A empresa que oferecia melhor preço ganhava. Hoje isso não é o caso, porque a maioria dos clientes vão pagar mais para uma melhor experiência . Para uma empresa, isso significa que eles têm que ter um nível mínimo de suporte ao cliente.

Armado com esta informação, você tem uma oportunidade de gerar mais negócios. Introduzindo níveis de suporte ao cliente em camadas que podem atuar como um fluxo de renda extra.

Suporte ao cliente

Experiências não são mais reativas

Pense, o botão tradicional para o suporte de atendimento ao cliente e foi sempre reativo. Você agiu quando alguém que você fez uma pergunta. Este é um excelente exemplo de reagir a situações como elas acontecem.

Em muitas organizações percebi que isso era um problema. Isso significa que os problemas têm que acontecer antes que você comece a agir. Mas quais problemas poderiam ser  antes que eles aconteçam? O atendimento proativo ao cliente economiza muito tempo e esforço.

Por exemplo, a tecnologia de sign-on está começando a virar pró-ativa. Se o cliente não consegue entrar, ele automaticamente leva o cliente para a página relevante onde eles podem recuperar uma nova senha. O cliente não precisa fazer nada para chegar lá. É uma forma de ajuda pró-ativa que gera apreciação do cliente. E tudo está acontecendo porque as empresas estão mais dispostas a adotar a tecnologia mais recente.

Conclusão

Você precisa repensar a forma como você entrega o serviço ao cliente, isso não pode se tornar um serviço extra, precisa tornar-se uma parte de cada empresa. Falhar nesta frente faz sua empresa perder para seus concorrentes, independentemente de quão incrível seu produto ou o quão boa sua empresa é.

Na sua opinião, o que você acha que é  mais importante para ter um bom suporte de atendimento ao cliente?

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!