Blog
Voltar
Compartilhe

7 maneiras de manter os clientes fiéis à sua marca

Marketing e vendas
calendar 26.6.2016

Existe uma fórmula certa para encantar clientes e “prendê-los” à sua marca? 

Os consumidores cada vez mais têm procurado por um atendimento de excelência e estão dispostos a pagar mais por isso. Se sua marca não começar a se adaptar à essas mudanças e aderir ao novo jeito de atender o consumidor atual, provavelmente perderá seus clientes para a concorrência. 

O artigo que trouxemos hoje te dá dicas de como manter seus clientes fiéis à sua marca.

Imagem com texto complementar e pessoas de fundo apertando as mãos

Este artigo foi publicado no Blog Custumer Think e escrito por AJ Agrawal.


Deixar os clientes esperando sempre mais é o que o as grandes marcas fazem, e isso é o que faz eles voltarem constantemente.  E eles continuam voltando e estão mais propensos a recomendar a marca à seus amigos, por isso sua reputação online é crucial.

Este guia mostra algumas maneiras para que você mantenha seus clientes “acorrentados” à sua marca.

Não há substituto para um toque pessoal


Você sabia que um estudo recente revelou que pequenas empresas perdem US$ 200 bilhões a cada ano porque consideram o serviço de atendimento ao cliente um fardo?

O maior pecado de um serviço de atendimento ao cliente é não tratar cada cliente como um indivíduo. Você precisa ter certeza de que você está mostrando o quanto você ama seus clientes . É mais caro para fornecer esse toque pessoal, mas os clientes apreciam este serviço e demonstram isso.

Certifique-se também de não usar um robô para conversar com seus clientes!

Rápido e indolor


Ninguém gosta de entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente apenas para ser forçado a responder uma infinidade de informações pessoais e bancárias. Eles querem obter a resposta para sua pergunta e, em seguida, fazer o que for preciso rapidamente.

Reduza o período de autenticação de informações e pare de fazer seus clientes esperarem enquanto você digita suas informações. Se o seu cliente sente como se fosse um aborrecimento entrar em contato com você, você nunca irá deixá-lo satisfeito.

Imagem do eBook da Neo Assist

Conecte-se com seus clientes


É fácil pensar que o envolvimento com o cliente se baseia em sempre certificar-se de que você está fazendo perguntas. Até certo ponto, isso é exatamente do que se trata, mas é realmente muito mais.

Toda vez que você falar com um cliente, você deve vê-lo como uma oportunidade para iniciar um relacionamento. Este é o tempo para construir uma conexão pessoal com o consumidor. Criar um relacionamento é mostrar empatia com os seus problemas e fazer tudo o que puder para resolvê-los.

Capacite seu suporte para agir


Não basta responder somente as perguntas tradicionais que não resolvem os problemas. Você vai gastar muito do seu tempo respondendo à perguntas sobre situações inusitadas. Você precisa treinar seu pessoal de suporte ao cliente para atender os clientes. Eles devem saber sobre seu negócio por dentro e por fora.

Uma das piores coisas que você pode fazer é terceirizar sua equipe. Eles não entendem sua empresa e eles só podem ser de ajuda limitada.

Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo


Uma boa maneira de se medir o sucesso de uma empresa, é realizando comparações com seus concorrentes. De vez em quando você deve elaborar um relatório sobre as opções de suporte de seus concorrentes. Para fazer isso, você deve ligar para seus concorrentes e se apresentar como um cliente.

Seu objetivo não deve ser apenas igualar-se aos seus concorrentes, mas ultrapassá-los. Incentive sua equipe de suporte para fazer sempre o melhor, fornecendo recompensas e bônus.

Seja urgente


Tudo deve ser encaminhado para a resolução de um problema, rapidamente. Responda seus clientes o mais rápido possível e faça com que o tempo de espera seja o mínimo possível. Um senso de urgência passa a mensagem de que você está antenado e está determinado a valorizar os seus clientes.

Isso passa uma mensagem sutil mostrando que sua empresa se importa com o consumidor e o faz mais propenso à ser um cliente fiel.

Admita seus erros


Às vezes você irá fazer coisas erradas. Mesmo as melhores empresas têm um pesadelo em algum ponto. O truque para se certificar de que ele não irá ferir a sua reputação é admitir que você cometeu um erro e ser proativo fazendo isso.

Você pode oferecer um pedido de desculpas público e até mesmo um desconto. É difícil engolir o orgulho, mas esta é uma das características dos empreendedores de sucesso.

Última Palavra – Fazendo do atendimento ao cliente algo especial


Uma vez que você começar a priorizar o atendimento ao cliente, você se coloca em uma posição privilegiada para o sucesso de sua empresa. Muitas empresas pequenas consideram isto como um extra , mas se movendo na direção oposta você terá uma vantagem sobre todos os outros concorrentes.

Qual você acha que é a face mais importante do serviço ao cliente?


Você já teve dúvidas sobre o que tem falhado em sua central de relacionamento?

A NeoAssist identificou que existem 3 principais fatores que incomodam gestores de atendimento em geral: falta de controle da operação (relatórios e históricos), centrais afogadas (muito volume sem tempo suficiente para tratar os atendimentos como se deve) e qualidade (utilizar estrategicamente a central de relacionamento, inclusive para gerar receita).

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!