5 Dicas de como agradecer os clientes e aumentar a satisfação com o atendimento

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Como fidelizar os clientes por meio de um bom atendimento? Essa é uma pergunta comum e que envolve muitas respostas, mas, neste artigo, vamos te mostrar como o agradecimento ao cliente pode te ajudar com esse trabalho.


agradecimento ao cliente

Já sabemos que se preocupar com o cliente é o lema das empresas no século XXI, a palavra de ordem é relacionamento. Isso porque em um mundo dominado por números, aqueles que se relacionam bem com clientes, colaboradores, fornecedores e outros públicos, conquistam muito mais espaço no mercado.

Manter um relacionamento duradouro com os clientes não é fácil, envolve muito trabalho e cuidado. Existem muitas maneiras de fazer esse trabalho, uma delas é o agradecimento ao cliente.

Fidelizar o cliente através de agradecimentos? Sim, isso mesmo!

Agradecer alguém é uma forma de respeito e de gratidão, dar este tipo de tratamento ao consumidor o faz se sentir mais especial e valorizado, é uma maneira de criar um vínculo. Por isso, é muito importante manter este tipo de relacionamento com o cliente.

O agradecimento ao cliente não é apenas um “Obrigado e volte sempre!”. Não, vai além disso!

Não é apenas um agradecimento ao cliente, é fidelização

Como um simples agradecimento pode ajudar a fidelizar o cliente e melhorar a satisfação com a marca?

Apesar de ser um ato relativamente simples, o agradecimento funciona como um estimulante para o cliente, ele se sente muito à vontade e inspirado a voltar fazer negócios com sua marca. Quanto mais você interagir com seus clientes maior o vínculo você estará criando nessa relação.

O agradecimento é um momento extremamente importante, pois ele pode definir o futuro do cliente com a sua marca.

Segundo pesquisa da NeoAssist, 87% dos consumidores pararam de comprar de uma marca após um atendimento ruim. Sua marca pode ter o melhor produto do mundo, mas não servirá de nada se não atender bem o seu cliente.

Quer conhecer mais alguns dados sobre o atendimento ao cliente no Brasil? Clique aqui e acesse o infográfico sobre a Percepção do Atendimento ao Cliente no Brasil.

O atendimento deve ter qualidade desde o primeiro contato até o último. E o agradecimento faz parte desse processo. Não adianta ter uma boa recepção e ao final decepcionar com um “Adeus” que pode levar seu consumidor a nunca mais voltar a comprar com a sua empresa.

Fidelizar o cliente é um processo minucioso e que exige paciência, não vai acontecer do dia para a noite. O relacionamento entre empresa e consumidor é bem parecido com uma amizade, deve ter empatia, confiança e respeito, e isso se conquista com o tempo.

Mas além disso, você deve superar as suas maiores expectativas.

5 Dicas de agradecimento ao cliente

1 – Envie um e-mail pessoal

Antes de tudo: trate-o pelo nome.

Iniciar uma conversa usando o nome da pessoa, torna tudo mais humano e direto, o cliente sabe que aquela mensagem é direcionada para ele.

O e-mail pode ser usado em diversos momentos de contato com seus consumidores. Seja para anunciar um novo produto, fazer a nutrição de leads ou fazer um agradecimento ao cliente.

Por meio dessa ferramenta, é importante que a mensagem tenha uma linguagem informal e próxima ao cliente. O ideal é que o layout seja agradável e de acordo com o objetivo. Portanto, não faça um texto cheio de copywriting e um template comercial. Nessa hora, menos é mais, torne tudo o mais humano possível.

E não se esqueça de assinar o e-mail. É importante o cliente saber com quem está falando, tornando a comunicação muito mais íntima.

2 – Prepare uma promoção especial

Quem não gosta de receber promoções?

Dar uma promoção para o seu cliente não é apenas uma forma de agradecer, mas também de agradar e superar as expectativas dele. Principalmente se essa promoção for exclusiva e personalizada, como por exemplo, um cupom de desconto.

A grande sacada é que sua marca estará reforçando o relacionamento com os clientes e também estará o incentivando a realizar uma próxima compra. Você já está fidelizando!

Realizar uma promoção pode trazer alguns custos, mas lembre-se que manter um cliente é muito mais barato do conquistar novos. Então, por que não dar um pouco mimo para seus consumidores?

3 – Faça uma ligação

Entrar em contato pelo telefone é um método que exige mais cuidado, por diversos motivos.

O consumidor em geral não quer receber ligações em qualquer horário ou qualquer dia, por isso é importante que você conheça o perfil do seu cliente, para não parecer invasivo.

Vale lembrar que é apenas um agradecimento, o atendimento deve se comunicar de acordo com o objetivo. Sem scripts forçados demais, apenas um sincero agradecimento.

Quanto mais simpatia, melhor será o resultado.

4 – Use as redes sociais

Assim como o contato telefônico, usar as redes sociais demanda certo cuidado, você não quer que sua marca conquiste a fama de inconveniente.

Hoje em dia, quase todo mundo usa redes sociais diariamente. Se tornaram ferramentas de interação social, mas também de interações entre marcas e consumidores. Logo, é um ótimo ambiente para fortalecer o relacionamento.

O ideal aqui é que você entre em contato por inbox, deixando a interação muito mais amigável e intimista. O agradecimento deve ser curto, objetivo e simpático, usuários de redes sociais têm pouca atenção e paciência.

5 – Não seja clichê

Fuja dos clichês. O consumidor já está cansado de mensagens padronizadas utilizadas por outras empresas. Seja sincero e autêntico.

Não use mensagens emocionais, esse tipo de apelo não funciona mais, seja por e-mail, telefone ou redes sociais.

É muito importante que a comunicação seja autêntica, e não um compilado de textos achados na internet que todo mundo já conhece.

O cliente quer ser surpreendido!

O sucesso do relacionamento com o cliente depende de você

Muitas empresas não valorizam o agradecimento ao cliente por desconhecerem a sua efetividade na fidelização. Para estar sempre à frente é preciso estar presente em todas as etapas do relacionamento entre marca e consumidor. Não fique para trás, comece a valorizar um bom atendimento ao cliente.


Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?