atendimento ao público

5 Dicas de atendimento ao público para melhorar o relacionamento com os clientes 

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Como você está lidando com o atendimento ao público? Esse é um fator determinante para a satisfação dos clientes nas relações comerciais. Saiba como utilizar o atendimento em prol de melhores resultados nos negócios, neste artigo.


atendimento ao público

Não adianta ter as melhores soluções para resolver as demandas do público-alvo, caso uma empresa não tenha foco em um aspecto fundamental para se manter no mercado: a qualidade do atendimento ao público.

Mesmo que o preço seja muito atraente, um consumidor deve ser tratado com bastante cordialidade e respeito. Do contrário, há um sério risco de não voltar a procurar o seu negócio. E o pior: fazer a famosa propaganda negativa, que se caracteriza pelo efeito devastador.

Neste artigo, vamos destacar regras imprescindíveis para o atendimento ao público ser executado com maestria. Acompanhe!

5 Dicas de atendimento ao público para melhorar o relacionamento com os clientes

Procure entender primeiro a demanda

Evite, ao máximo, interromper o cliente quando ele está expondo uma situação. Essa postura é um dos erros mais graves que pode ser cometido por um atendente. Mesmo em um chat, é possível mostrar impaciência quando um usuário apresenta uma dificuldade relacionada com um produto ou serviço.

Por exemplo, o atendente resolve digitar a expressão “Poderia ser mais claro na sua solicitação, por favor” com todas as letras em caixa alta. Nesse caso, é visível que há uma irritabilidade com a situação. O que transmite uma péssima imagem da sua empresa.

É crucial que a equipe de atendimento esteja sempre calma e atenta para compreender os casos relatados pelos clientes. Entretanto, se isso não for devidamente realizado, a companhia corre um grande risco de perder espaço para os concorrentes.

Valorizar o que o usuário tem a dizer é uma excelente forma de mostrar que o atendimento ao público é uma das metas do seu negócio.

Priorize se colocar no lugar do cliente

A empatia é uma das maiores virtudes que uma empresa deve ter no atendimento ao público. Afinal, o consumidor precisa ter confiança em uma organização para se manter fiel e ser defensor da marca.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os colaboradores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o mal-estar.

Se o cliente foi prejudicado devido a um equívoco da companhia, é interessante elaborar ofertas especiais para não o perder. Mostrar que se importa com a satisfação do usuário é fundamental para criar uma relação de proximidade e conhecer melhor as preferências do público-alvo.

Ignorar as tendências de comportamento dos consumidores é algo que não pode ser feito em hipótese alguma. Hoje as empresas precisam sair de si mesmas e olharem, com bastante atenção, para os clientes. Do contrário, não serão capazes de inovar e de surpreender os stakeholders.

Tenha foco na simplicidade

A linguagem no atendimento omnichannel deve ser direta e simples. Essa é a receita ideal para conquistar os clientes e elevar as vendas. Ela deve ser feita com muito planejamento e sincronia. Imagine que uma empresa de TV a cabo anuncia uma promoção imperdível para novos anunciantes nas redes sociais, de forma criativa e clara.

Contudo, ao entrar em contato com os operadores da companhia, os consumidores são surpreendidos com termos técnicos sobre os serviços disponibilizados. O resultado dessa falta de harmonia no atendimento ao público não pode ser outro: usuário confuso, insatisfeito e com vontade de desistir de fechar o negócio.

Essa falta de alinhamento é facilmente percebida pelos clientes, que não estão mais tolerantes a esse comportamento. Disponibilizar uma oferta sem a clareza ideal é uma postura cada vez mais repudiada no mundo corporativo.

A transparência deve fazer parte dos princípios de qualquer empresa. Por isso, a comunicação precisa se basear na clareza e na simplicidade com todos os segmentos do público. Dessa forma, as chances de prestar um bom atendimento ao público serão bem maiores, o que cria um ambiente mais favorável para expandir a base.

Reforce os benefícios proporcionados

Muitos consumidores se interessam por um produto ou serviço por indicação de amigos e parentes. Por mais sólida que seja a reputação de uma empresa, isso somente não terá um grande impacto nas vendas, caso o cliente não compreenda as vantagens que serão obtidas com a aquisição.

Para o consumidor ter a certeza de que está fazendo um bom negócio, é necessário convencê-lo de que está investindo na mercadoria ou no serviço mais adequados no momento. Por isso, é indicado ter uma comunicação com o público-alvo que valoriza as vantagens proporcionadas.

Se isso não estiver nítido para o consumidor, ele não vai se sentir estimulado a comprar um item ou contratar um determinado serviço. É válido mostrar exemplos de como uma determinada mercadoria pode agregar valor para a rotina dos consumidores.

Com dados corretos e apresentados de maneira adequada, uma empresa tem mais possibilidades de cativar a audiência e de aumentar o faturamento. Sem dúvida, reforçar os benefícios de um investimento é uma ótima alternativa para seduzir o público-alvo.

Acerte o tom da conversa no atendimento ao público

É muito bom ter uma comunicação clara e mostrar transparência nas vantagens proporcionadas por um produto ou serviço. Porém, esses fatores se tornam ainda mais evidentes quando a conversa com os consumidores é feito de maneira bem familiar.

Por exemplo, um senhor de 70 anos não pode ser tratado da mesma forma que um jovem de 20 anos, dependendo do serviço oferecido. Caso ambos estejam procurando um smartphone, a recomendação é que o vendedor seja mais formal com o cliente idoso e procure ser mais didático ao mostrar funcionamento do produto.

Com relação ao jovem, é interessante usar uma linguagem mais descontraída para criar uma maior proximidade.

Valorizar o atendimento ao público é o mínimo que as empresas precisam fazer para serem competitivas e capazes de construírem uma trajetória com resultados expressivos. Os consumidores não devem ser vistos apenas como parceiros. Na verdade, eles devem ser a razão da existência de uma corporação.


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?