atendimento por chat

Como o chat da NeoAssist pode reduzir a demanda de atendimento e aumentar as receitas da sua operação

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você sabe por qual canal o seu consumidor prefere ser atendido? Segundo o estado do atendimento ao cliente no Brasil, o chat é o canal de preferência dos consumidores e, se você quer que ele fique satisfeito, é preciso fornecer a ele o atendimento por chat.

Saiba as vantagens de fornecer um atendimento por chat, como ele é importante para os consumidores e como o chat pode otimizar a sua operação, neste artigo.


atendimento por chat

O estado do atendimento ao cliente no Brasil é um estudo da NeoAssist com o IBRC, onde foi revelado que, entre os canais de atendimento que as empresas oferecem, o chat é o preferido dos consumidores brasileiros com 19,7% das respostas, superando as redes sociais e os demais canais.

Porém, o chat não é o mais utilizado.

Quando perguntamos sobre a utilização, a telefonia continua sendo soberana, com 84,2% das respostas, superando o chat que ficou em quarto lugar, com 51,6% das respostas.

Mas por que isso acontece?

Muitas vezes as empresas fornecem poucos canais de interação, assim, o consumidor é obrigado a usar um canal que ele não deseja usar. É o que acontece com a soberania da telefonia. Consumidores querem se comunicar por chat, mas pela falta de disponibilidade, acabam sendo obrigados a usar o telefone para resolver os problemas.

Se quiser saber mais sobre o estado do atendimento ao cliente no Brasil, clique aqui e baixe o material do estudo.

Por que é importante ter a opção de atendimento por chat?

Além do chat ser um canal de atendimento pretendido pelo consumidor, o chat possui 4 vantagens predominantes.

1 – O custo do chat é baixo

Ter o atendimento por chat é barato. Além de não gastar com ligações, o atendimento por chat não depende de um número de atendimento. Descartando a necessidade de um contrato com uma operadora para se ter um 0800. Basta um valor mensal e o seu chat vai estar disponível para a utilização.

2 – O chat transmite confiança

Por ter um atendente resolvendo as pendências de forma direta e rápida uma confiança no consumidor é gerada.

Além de ser rápido e sem burocracias, o chat é uma ótima ferramenta para fidelizar o seu público.

3 – A geração de relatórios

Não que os outros canais não consigam proporcionar relatórios, mas quando estamos falando sobre chat, além de ser mais fácil, os preços são muito acessíveis.

Como é um atendimento completamente online, isso se torna mais simples ainda. Além de ajudar no controle, é possível ver a quantidade de atendimentos dos operadores, quais departamentos são mais exigidos, qual cliente foi atendido, as principais dúvidas e o que mais você quiser saber.

4 – Uma visão dinâmica

O atendimento por chat possibilita que o operador trate vários atendimento ao mesmo tempo. Isso reduz custos com equipe, com mão de obra, diminui o tempo de atendimento e aumenta a produtividade.

Como colocar em prática o atendimento por chat

atendimento por chat

Tecnicamente, colocar uma opção de atendimento por chat é fácil e, na maioria dos casos, é preciso apenas uma simples operação de códigos. Esses códigos, a partir disso, serão responsáveis por monitorar a atividade do cliente em tempo real, convidando visitantes a conversar e, obviamente, possibilita um bate-papo real.

Visualmente falando, é preciso ajustar o seu chat para o design do site para que assim a experiência do consumidor não tenha ruídos.

Manter as cores da sua identidade visual, adicionar nomes reais e usar fotos que condizem com a sua companhia fará com que o seu chat seja percebido como transparente e confiável.

O chat significa ajuda em tempo real

Um chat é fundamental pois ele consegue dar conta de diversos atendimentos ao mesmo tempo, mantendo a qualidade alta.

Todas as empresas que usam o atendimento por chat, precisam lembrar que esta é uma promessa de ajuda imediata e uma garantia de consulta bem qualificada. Fatores importantes a serem pensados na implantação são:

  • Tempo de espera
  • Tempo para iniciar um atendimento (nos casos em que há uma fila)
  • Tempo de resposta

Segundo analises de casos internos, cada compra realizada gera, de 2 a 3 contatos, quando os canais disponibilizados são telefone e e-mail. A média cai para 1,6 quando o chat é usado.

Considere, também, que um operador consegue atender até 1500 chamados ao mês por telefone. Quando estamos falando sobre chat, esse mesmo operador conseguiria atingir 3000 atendimentos, com a possibilidade de atender dois contatos simultâneos.

Além de tudo isso, com o atendimento por chat é possível fazer uso de respostas padrão e opções de visualização de mensagens para tornar o ambiente do atendimento por chat mais dinâmico ainda.

Consequentemente os níveis de satisfação dos consumidores e dos colaboradores aumentarão. Atendimentos mais rápidos, problemas resolvidos com maior eficiência, maior aproximação entre cliente e empresa e uma rotina de trabalho menos estressante são consequências da implantação do chat.

A ferramenta de atendimento por chat da NeoAssist

É possível proporcionar um atendimento dinâmico e em tempo real com a plataforma da NeoAssist. O chat é integrado aos outros canais, é disponível em tempo real e possibilita aos consumidores ser atendido por onde eles preferem.

Veja o chat em ação

Otimização no atendimento

Atenda mais e melhor com o chat da NeoAssist. Um operador pode atender em tempo real até 4 clientes simultaneamente, em tempo real e com uma maior agilidade para atender o cliente.

Melhores experiências de atendimento

Seus clientes são direcionados para operadores de acordo com a demanda, nível hierárquico, grau de urgência, skill dos operadores e etc. O chat pode ser disponibilizado em momentos chave da jornada de compra do seu cliente. Incentivando o relacionamento e ajudando-o com dúvidas pontuais.

Monitoramento para Gestores

Gestores podem acompanhar em tempo real o atendimento de seus operadores, anonimamente ou não. Elabore melhoras constantes e encontre gargalos antes difíceis de se descobrir em sua operação.

Quer saber mais? Converse com um especialista clicando neste link.

De ao seu cliente a opção que ele quer

Fornecendo ao seu consumidor a opção de atendimento por chat você está oferecendo mais do que um canal de interação. Você está oferecendo o meio que ele quer usar e isso é fundamental na obtenção de satisfação e na fidelização do seu consumidor.


redução de custos na central de atendimento

deixe-comentario

Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?