Os 3 benefícios que um cliente satisfeito pode trazer para o seu negócio

Espalhe a palavra!
  • 24
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    24
    Shares

Cada vez mais as empresas se preocupam em fidelizar seus clientes e oferecer a melhor experiência possível, mas quais benefícios podem ser obtidos? Entenda como um cliente satisfeito pode ser o melhor negócio para sua empresa.


cliente satisfeitoPor que ter um cliente satisfeito é tão importante?

Primeiro: manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.

Segundo: o cliente fiel é também um vendedor da sua marca.

Estamos no século XXI, época em que relacionamentos são as chaves do negócio, seja a comunicação com os clientes, colaboradores, fornecedores ou com a sociedade em geral,  todos esses públicos são essenciais na sobrevivência de uma organização.

Para você, o que importa é a qualidade do produto na hora de conquistar o cliente?

Esqueça isso, o que realmente importa é a experiência que você irá proporcionar a ele.

A satisfação do cliente está relacionada com a experiência que ele terá com a sua marca. E o atendimento é crucial para o consumidor formar a sua opinião.

A importância do atendimento para a satisfação do cliente

Já que a qualidade do produto ou serviço não é mais o suficiente na hora de agradar o cliente, é hora de investir na experiência como um todo. 

O consumidor se torna a cada dia que passa mais e mais exigente, a experiência que ele terá com a sua marca é determinante. Saiba que 92% dos consumidores julgam o atendimento muito importante ou importante para escolher uma marca para comprar ou se relacionar.

Com a chegada do consumidor 3.0 muita coisa mudou, hoje o seu cliente está presente no smartphone, computador, telefone, redes sociais e e-mail. Ele está reunido em todos esses canais ao mesmo tempo e você também deve estar.

A era do omnichannel chegou e não dá pra ignorar.

Segundo pesquisa, 70% dos consumidores admitem usar de 2 a 3 canais de atendimento diferentes para entrar em contato com as empresas. Com a dinâmica do mundo moderno, o consumidor espera ser atendido em qualquer lugar e em qualquer hora, por isso a importância de ser omnichannel.

Ser onipresente aparenta ser uma tarefa difícil, mas não é. Uma boa plataforma de atendimento omnichannel pode te ajudar a cumprir esse papel. A satisfação do cliente envolve toda a organização, desde a área de produtos até o pós-venda, se isso ainda não está na cultura da sua empresa, está na hora de mudar.

Não é para ser atendimento, tem que ser relacionamento.

Os benefícios que um cliente satisfeito traz para o negócio

Todo mundo almeja ter clientes satisfeitos, mas qual é o resultado de todo esse trabalho? O que você ganha com isso?

Ninguém quer ter um cliente insatisfeito, que saia por aí falando mal do seu produto para o mundo inteiro ouvir. Em compensação, todos querem um cliente satisfeito, que fale bem do seu produto, que divulgue a sua marca, que compre mais vezes com você e que seja fiel.

Os benefícios da satisfação do cliente podem ser recompensadores, confira!

1 – Diminuição nos custos

Tente imaginar o tanto de esforço que você realiza para vender e conquistar novos clientes, pense no seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente)… Agora pense no custo que você tem para manter um relacionamento com seu cliente.

Para quê gastar tanto indo atrás de novos consumidores, se você já tem uma base conquistada? É neles que você tem que investir! O

s custos para construir um bom relacionamento com a clientela é relativamente baixo. Eles já deram o primeiro passo, que foi confiar na sua marca e comprar, daí para frente tudo é mais descomplicado.

Segundo a Marketing Metrics, chega a ser 14x mais caro conquistar um cliente do que manter os atuais.

Criar um relacionamento a longo prazo com o seu cliente é o melhor negócio, pois não só reduz os custos como também dá um upgrade nas vendas.

2 – Aumento das vendas

Quando o cliente está satisfeito ele compra mais e com uma maior frequência. O que significa aumento nas vendas e no faturamento. E o motivo para o cliente voltar a comprar é simples, ele confia na marca, confia na qualidade.

Você já reparou na maneira como as padarias fidelizam seus clientes? Se você for tomar café da manhã em alguma padaria do seu bairro com mais frequência, irá perceber que a freguesia é sempre a mesma. Pois os atendentes criam vínculos com os clientes, sustentam um relacionamento duradouro. Às vezes o cafezinho nem é tão bom assim, mas o atendimento é o suficiente para fazer os clientes voltarem.

E mais do que isso, um cliente satisfeito também é um evangelizador da sua marca. Ele irá falar bem do seu serviço dentro do círculo social dele, o que faz com que outras pessoas comprem de você e se tornem seus clientes.

Um bom atendimento basta para aumentar os lucros.

3 – Menos crises

Com o poder de disseminação da internet, cada vez mais as marcas estão sendo expostas. As redes sociais e o Reclame Aqui são responsáveis pela reputação de muita empresas no mundo digital.

Um cliente insatisfeito pode ser prejudicial para os negócios. Segundo estudo, são necessários cinco comentários positivos para anular apenas um comentário negativo. Além disso, os custos para reparar o erro são altos.

Investir na satisfação do cliente é o melhor remédio contra crises, e o atendimento tem um papel fundamental nisso.

Cliente satisfeito, atendimento bem feito

O cliente satisfeito pode ser o melhor parceiro da sua empresa, pode te trazer mais benefícios do que propagandas e publicidades. Tenha em mente que priorizar a experiência do seu consumidor deve estar presente na missão da empresa e que todos estejam alinhados com esse objetivo.


Leave A Comment

Quer receber mais conteúdos brilhantes?