como abordar um cliente

Como a abordagem ao cliente interfere nos resultados de uma empresa?

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A forma como as empresas interagem com os clientes é cada vez mais importante para atingir bons resultados. Descubra as melhores maneiras de como abordar um cliente, neste artigo. 


como abordar um cliente

Saber como abordar um cliente é cada dia mais importante

Toda estratégia de negócio precisa, obrigatoriamente, focar em metodologias de aquisição de clientes. Somente assim a empresa terá condições de crescimento.

Com as mudanças de mercado que vieram, a grande maioria provenientes do desenvolvimento da Internet, a forma de abordar os clientes também sofreu alterações. Tudo isso se deveu e se deve ao fato de que o comportamento do consumidor mudou e ainda permanece em alteração.

Levando-se esses pontos em consideração, saber como abordar um cliente, já seguindo as mudanças de mercado, permitirá que a empresa tenha um trunfo na manga e condições consolidadas de ganhar espaço, independente da concorrência que enfrente.

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre as estratégias de abordagem de clientes nesse novo modelo de negócios. Acompanhe!

Como funcionava a abordagem no passado?

Antes da popularização da Internet, as empresas eram as donas da vez. Não que o cliente não fosse visto como importante, mas as empresas tinham o privilégio de serem buscadas e até mesmo disputadas.

As informações não tinham um acesso tão facilitado, então descobrir uma empresa que atendesse determinada demanda já era o bastante para levar a fidelização como prêmio.

Mas então a Internet permitiu que os buscadores organizassem as informações e as tornassem simples de serem encontradas. Com o tempo, o consumidor passou a utilizar esse meio como ponte para suas buscas e as empresas identificaram um espaço adicional para se mostrarem.

A concorrência aumentou e em quase um piscar de olhos o consumidor percebeu que agora ele não sofria mais para buscar um produto ou serviço. Estava tudo à distância de poucos cliques!

Com a popularização das redes sociais que veio logo na sequência, o jogo foi alterado por completo. Essas plataformas passaram a permitir que os clientes fizessem os registros de seus atendimentos e disponibilizassem para futuros compradores.

Assim, esse histórico passou a ser construtor da reputação de uma empresa e marca, deixando claro que o cliente havia se tornado o dono da vez!

E isso se relaciona a abordar um cliente?

Totalmente!

O primeiro motivo é justamente o fato de que o cliente hoje é uma pessoa extremamente criteriosa e exigente. E opções não lhe faltam.

Abordar um cliente hoje exige planejamento e estratégias de aquisição, para que tanto você quanto o seu cliente-alvo não percam tempo.

As mais atualizadas estratégias de abordagem se referem a Publicidade e ao Marketing. A primeira cuida de criar uma necessidade ou desejo no público-alvo, enquanto a segunda trabalha focada em passar credibilidade, evidenciar o problema, ganhar autoridade e oferecer a solução.

Anteriormente a isso, em seu planejamento, a empresa deve criar a sua persona (perfil focado e detalhado do cliente ideal para o seu negócio) e assim direcionar todas as suas ações.

O melhor método para quem deseja saber como abordar um cliente é, antes de tudo, conhecer o negócio, suas dificuldades, seus interesses e suas motivações. Em cima disso, toda a comunicação é direcionada, o que permite resultados mais efetivos.

Empresas que atiram no escuro perdem dinheiro

Em um cenário onde a empresa não faz a lição de casa e não entende o que o seu cliente deseja, ela acaba atirando no escuro. Essa é uma forma de dizer que o investimento será feito de forma generalista e poderá, infelizmente, não atingir ninguém.

Fica claro dessa forma que aquele que gasta menos pode receber de retorno muito mais do que aquele que gasta demais. E essa diferença estará diretamente relacionada à estratégia.

Dicas de como abordar um cliente

Você pode seguir essas dicas no seu negócio, estruturar seus processos e receber resultados muito mais satisfatórios. Experimente:

  • Descubra seus números: o melhor jeito de programar o crescimento do seu negócio é entender em qual degrau da escada você se encontra;
  • Estabelecer as suas personas: saiba para quem você irá vender a sua solução;
  • Criar planos de comunicação para atingir suas personas: as pessoas que você quer atender precisam saber de você;
  • Criar planos de comunicação para suas personas mostrando que você sabe do assunto: você conhece o seu produto, sabe das vantagens e sabe as dores que pode resolver. Mostre isso para aqueles que quer atingir;
  • Direcionar sua equipe de vendas para a ação: uma vez que você tenha criado autoridade e mostrado a força do seu negócio, é chegada a hora de abordar ativamente o seu lead qualificado (aquele que já mostrou interesse pelo que você oferece) e oferecer sua proposta.

Perceba: abordar um cliente é uma longa lista de tarefas, mas que quando realizada de forma correta, surte grandes efeitos.

Nesse cenário, também cogite como estratégia conjunta ações de publicidade. Elas terão o foco de criar a necessidade e o interesse do seu público, e poderão, em conjunto, atrair resultados ainda mais significativos. Lembre-se: aquele que é visto, de fato, é lembrado!

Esperamos que essas dicas e informações de como abordar um cliente te ajudem a crescer ainda mais a sua empresa!


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?