Blog
Voltar
Compartilhe

Conheça as melhores estratégias para atrair clientes

Métricas e dados
calendar 18.9.2018

Entender como atrair clientes é a saída para quem deseja crescer e se conceituar no mercado. Para isso, existem diversas estratégias para serem usadas. Portanto, entenda como uma boa estratégia de atração pode melhorar os resultados da sua empresa.


Já pensou em como conquistar clientes na Internet?

Em um mercado cada vez mais competitivo, entender as estratégias de atração de clientes se torna primordial para o sucesso. Entretanto, com o aumento da receita, o crescimento e a lucratividade do negócio vêm como consequências!

Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre estratégias para a conquista de clientes, principalmente na ferramenta que tem mudado o modo das pessoas interagirem: a Internet!

Atrair clientes da Era Digital

Com o surgimento da Internet e da facilidade por ela proporcionada, todo o modelo de negócios se reformulou. Antes, para encontrar novos clientes, era necessário ir até eles, se fazer ser importante e assim fechar negócio.

Atualmente, é uma tendência que as empresas foquem em Marketing Digital quando se preocupam em como atrair clientes. Esse método tem a estratégia de justamente atrair clientes, permitindo que a empresa seja encontrada por propensos compradores.

É um método mais assertivo e claro, extremamente lucrativo!

Dentro do Marketing Digital, existem umas algumas estratégias para quem busca atrair clientes. Falaremos agora sobre elas!

Estratégias de Marketing Digital

As estratégias que falarem abaixo são integrantes do modelo de Inbound Marketing, que visa justamente a atração de clientes no meio digital. A partir dessa ação, a empresa cria um verdadeiro relacionamento com seus clientes, tornando-se referência em seu segmento de atuação.

Dentro do Inbound Marketing, é indicado optar por algumas ações, por exemplo:

  • Criação de um blog;
  • Interação em mídias sociais;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Materiais ricos gratuito;
  • Landing Pages;
  • E-mail Marketing;
  • Análise frequente de dados.

Agora, vamos entender melhor cada um desses pontos.

Criação de um blog

Essa estratégia visa atrair clientes em seus diferentes estágios até a ocorrência efetiva da compra. Essa estratégia permite que a empresa crie a necessidade no cliente, fazendo-o buscar por uma solução prática e eficiente ao problema que esteja enfrentando.

Interação em mídias sociais

As mídias sociais têm a função de justamente garantir que as pessoas se falem. Dentro do mercado corporativo, as pessoas podem ter interações junto com as marcas e isso colabora tanto para a criação do relacionamento quanto a proximidade.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO tem a função de melhorar o posicionamento de páginas e sites dentro da Internet, permitindo que assim a empresa seja melhor localizada e mais visualizada. Sua função é permitir que o site atenda aos requisitos observados pelos buscadores.

Materiais ricos gratuitos

Disponibilizar materiais gratuitos focados no seu público é uma forma eficiente de atração. É normal que ao estar com um problema, o cliente busque a solução pela Internet. Para obter o conteúdo que deseja e sem custo, ele normalmente disponibilizará seus contatos.

Landing Pages

Disponibilizar Landing Page, ou seja, páginas que facilmente registrem os contatos dos propensos clientes (leads). Essa prática é uma boa estratégia para continuar a nutrição e assim conquistá-los.

E-mail Marketing

Já com os contatos de seus leads, você poderá realizar o envio de materiais direcionados e ainda ter o histórico de todas as interações até então realizadas com ele. Assim, basta entender a necessidade apresentada e entrar com a abordagem certa;

Análise frequente de dados

Por meio de levantamentos periódicos, você poderá entender a real efetividade de suas ações, entendendo o comportamento de seu cliente em seu site. Isso permitirá que as ações certas tenham sequência e as erradas sejam anuladas.

Agora que a estratégia de Inbound Marketing já foi bem detalhada e você já sabe como aplicá-la, vamos falar um pouco sobre atendimento!

Como atrair clientes com seus clientes?

Além de fazer uso de estratégias de Marketing Digital, é importante prezar por um bom suporte e atendimento para aqueles que você já conquistou.

Em caso de serviços por assinatura, a retenção é primordial ao seu negócio. Já em caso de serviços individuais ou produtos, a retorno de clientes já atendidos também é primordial.

O segredo é encantar o cliente, fidelizá-lo e retê-lo. E isso só irá ocorrer se a experiência dele junto a sua marca for positiva. Caso contrário, todo o seu serviço não estará atraindo benefícios no médio e longo prazo.

Fidelizar e reter um cliente é atraí-lo novamente para a sua empresa!

Além disso, vale lembrar que um cliente satisfeito é um promotor da sua empresa.

Ao estar satisfeito e identificar que foi bem atendido, o cliente facilmente poderá indicar a sua empresa para amigos e familiares. Além disso, ele pode te indicar até para conhecidos dentro de seu ramo de atuação que enfrentam os mesmos problemas.

A qualidade da solução oferecida

De nada vale saber como atrair clientes se a solução oferecida não atende às suas necessidades. Por isso, é importante sempre garantir uma real eficiência do produto e/ou serviço oferecido!

Isso irá colaborar para que você vire referência em seu ramo e consiga suprir toda a necessidade de seu público-alvo. O crescimento e o aumento do lucro com certeza virão como uma consequência de ações focadas em garantir a melhor experiência.

Lembre-se sempre que o cliente busca mais do que o básico: ele quer ser entendido, atendido em suas necessidades e claro, surpreendido através de interações positivas com a empresa.

Em outras palavras, focar no relacionamento com o cliente é uma grande estratégia competitiva que pode trazer grandes retornos!


Guia definitivo da jornada do consumidor

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!