atendimento inteligente

Atendimento Inteligente: como utilizá-lo para se aproximar de seus clientes

Espalhe a palavra!
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares

A Forbes publicou, recentemente, um material acerca de como as empresas utilizam o atendimento inteligente para se aproximar de seus clientes. Abaixo, você confere um artigo baseado nessa publicação. Para ver o original, clique aqui.


Mas, e na prática, como empresas utilizam o atendimento inteligente para se aproximar de seus clientes?

A Inteligência Artificial (IA) tem a capacidade de trazer resultados sem precedentes e entregar relevância e personalização. Com isso, ela aumenta a precisão do marketing e pode ajudar a entender as necessidades dos clientes antes mesmo que eles as entendam.

Com a correta configuração da IA, o cliente se sente responsável por fazer suas próprias escolhas. Porém, a verdade é que a inteligência artificial é um algoritmo de Machine Learning que ajuda o comprador a levar suas decisões adiante.

Nesse sentido, a IA é capaz de entender dados históricos, além de antecipar as necessidades futuras do cliente. Tal ramo da ciência pode observar tendências de mercado, padrões de comportamento e experiência do usuário e usá-los como medidas proativas para criar uma experiência personalizada e memorável em vários canais.

Desse modo, o cliente se sente valorizado e compreendido e o reflexo desse sentimento pode aumentar sua lealdade e ajudar em sua retenção. E é assim que se melhora o cross selling e o upselling no futuro. 

Cross selling e upselling

Cross selling e upselling são estratégias para aumentar a receita das empresas por meio de vendas não planejadas.

A primeira estratégia (cross selling) diz respeito à técnica de venda que estimula o cliente a concluir sua compra inicial e complementá-la com outros produtos.

Já a segunda (upselling), é um método usado para sugerir um produto mais caro e de maior qualidade ao consumidor, fazendo-o gastar mais.

Dessa maneira, ambos os métodos são usados para potencializar as ações da empresa.

O afogamento das organizações em dados

De acordo com o Harvard Business Review Analytics Services, muitas empresas estão se afogando em seus próprios dados.

Apenas 23% das empresas conseguem atuar na maioria dos dados de seus clientes. A causa é dada por problemas de integração de sistemas e dados desarticulados.

A importância de uma fonte única e integrada de atendimento se caracteriza pela experiência relevante que o comprador terá. Dessa forma, nota-se o valor dos clientes em relação a toda e qualquer empresa.

A partir disso, pontuamos algumas barreiras comuns para o uso dessa fonte integrada:

Entre os líderes entrevistados, 56% apontam os silos organizacionais como o problema. Esses silos impedem a empresa de conseguir a comunicação e a cooperação entre seus setores, dificultando o sucesso de seu negócio.

Ainda, 48% afirmam a falta de padronização dos dados de integração, e, logo em seguida, com 42%, problemas de qualidade de dados.

atendimento inteligente

Confira as 3 dicas de como você pode usar o atendimento inteligente para aproximar-se de seu consumidor:

1- Automação do Analytics

A IA pode ser usada para otimizar dados com a finalidade de ajudar empresas a entender o contexto de quem compra. Entre as formas de uso, pode-se citar a obtenção de insights sobre preferências e necessidades do consumidor, seguida pela utilização de uma variedade de métodos para criar uma experiência ao cliente mais personalizada.

Funções repetitivas, como conectar registros relacionados e deduzir dados, são parte do trabalho desse tipo de profissional. Portanto, a automação analítica pode ser usada para limpar e unificar esses dados, dispondo, assim, de uma visão única do cliente, além de poder ser útil com outros sistemas de marketing.

2- Chatbots

Os chatbots mais avançados são capazes de cuidar de consultas complexas enquanto ajudam vários clientes – tudo ao mesmo tempo.

Isso faz com que os agentes de suporte de tarefas mais comuns fiquem mais aliviados. Assim, o alívio desses profissionais permite que eles se concentrem em outras áreas mais complexas.

3- IA através de solicitações 

A IA, em breve, além de prever as necessidades de um consumidor, poderá também ajudá-lo ao solicitar automaticamente determinados produtos.

Desse modo, quando inteligências artificiais receberem permissão, serão capazes de solicitar produtos e serviços pelo preço ideal. Além disso, poderão garantir seu fornecimento com recursos e garantias necessárias ao cliente.

É necessário otimizar sua central de suporte para confiar ao seu cliente um ótimo atendimento

É importante se aproximar de seus consumidores e notar suas necessidades antes mesmo que eles as notem.

Usando a IA, melhores ações podem ser criadas e é possível usar o Machine Learning para monitorar e melhorar constantemente as comunicações com o cliente. Com isso, sua organização melhora a retenção de consumidores e aprimora o relacionamento com eles.

Em vista disso, dedique-se a aprimorar sua central de serviços, utilizando o atendimento inteligente para se aproximar de seus clientes. Quando empresas e consumidores têm um bom relacionamento, as chances de eles serem fiéis aumentam.


 

Solucionar problemas de atendimento pode ficar mais fácil com um suporte de serviços integrados.

Se você acha importante dar aos seus clientes o relacionamento que merecem e não possui ou não sabe da existência de um canal omnichannel, essa é a hora de se inteirar sobre o assunto!

Confira nosso guia de como levar seu atendimento ao omnichannel.

inteligência artificial para aproximar-se de seu cliente

 

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?