Blog
Voltar
Compartilhe

Cultura Wiki: se cada um sabe um pouco, juntos sabemos muito

Neo
calendar 10.4.2018

A cultura digital veio a tona com força total e trouxe diversas inovações para as pessoas que consomem do mundo online todos os dias. Uma dessas inovações é a possibilidade de uma fonte de conhecimento pública, compartilhável e editável. Saiba como a cultura wiki mudou a forma de obtermos conhecimento, aqui.


Cultura wiki

O que é cultura wiki?

Com a cultura digital em alta, você certamente ouviu falar do termo Wiki. Ainda mais com a enciclopédia online Wikipédia sendo uma das dez páginas mais acessadas no mundo, de acordo com dados constantemente atualizados pelas empresas Alexa Internet e SimilarWeb. O Wikipédia recebe um número próximo a 18 bilhões de visualizações por mês. E ele nada mais é que uma página Wiki.

Você pode estar se perguntando: o que significa isso? Em uma definição simplificada, Wiki é um site em que qualquer pessoa pode fazer alterações. A página contém um código aberto para a edição, que permite o uso de textos, links e imagens sem a necessidade de um conhecimento avançado em programação ou HTML. Em outras palavras, o que está em jogo é a agilidade de informações e o compartilhamento de ideias. Nessa proposta, pensar em coletivo seria mais produtivo que pensar sozinho.

A rapidez em questão não está apenas no âmbito das edições. Sem se preocupar com  um design mais elaborado para uma página, os wikis criam páginas únicas de forma instantânea e de fácil entendimento para qualquer leitor e potencial contribuidor. O que vai complementar os textos são os hiperlinks, que ligam assuntos relacionados e formam um circuito de conhecimento.

Por que Wiki?

O termo foi criado pelo programador norte-americano Ward Cunningham. Wiki, na linguagem havaiana, quer dizer “rápido” – por curiosidade, a ideia do nome surgiu em uma viagem de férias a Honolulu. A primeira aplicação que Cunningham fez do Wiki foi em sua empresa em 1995. Ele chamou o site de WikiWikiWeb e reuniu os amigos e outros profissionais da área para colaborar.

Cunningham acredita que a tecnologia favorece as possibilidades de melhores resultados quando as pessoas trabalham em conjunto. “Algumas vezes quando você colabora (com outras pessoas), você precisa confiar nelas mesmo quando não há razão alguma para fazê-lo”, disse em entrevista ao jornal The Oregonian.

Agora também na Neo

A partir de agora, a NeoAssist vai implementar a cultura Wiki no dia a dia da empresa. Nosso objetivo é otimizar a sinergia e a comunicação entre nossos funcionários. Assim, eles poderão compartilhar seus conhecimentos de forma mais rápida e eficiente. Faz bem para empresa, para quem trabalha nela e, consequentemente, todos se beneficiam.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!