dia do consumidor

A importância de fornecer um bom atendimento no dia do consumidor

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Dia do consumidor, que é comemorado no dia 15 de março, vem ganhando cada vez mais importância na internet. Segundo o levantamento realizado pelo Google, as buscas pela data apresentaram um crescimento acumulado de 92% em relação a 2017. Na última semana, o crescimento foi ainda mais notável, simbolizando um aumento de 143%.

Como a matéria do E-Commerce Brasil cita, este ano tem tudo para ser a grande virada do dia do consumidor, assim como 2015 foi para a Black Friday. Porém, além da ótima oportunidade de fechar boas vendas, como as empresas podem se preparar para uma alta demanda que se forma de uma maneira inesperada como essa?

Diversos setores serão impactados com o aumento da procura pelo dia do consumidor. Uma experiência desastrosa na data pode ser extremamente prejudicial para uma empresa.


dia do consumidor

Um dia de celebração ou apenas um aumento de lucros?

O dia do consumidor nada mais é que uma forma de celebrar e dedicar um dia para quem faz os negócios prosperarem.

O grande questionamento é: o que está sendo feito pelo consumidor além de promover uma data de celebração?

Na verdade, o dia do consumidor é um pretexto para atrair consumidores na forma de promoções e, dessa forma, melhorar os resultados do primeiro trimestre do ano.

Todos sabemos que as vendas após o período festivo do final do ano caem e há um período sabático até chegar em outras épocas oportunas de comércio.

Uma data festiva pode ser uma forma de recuperar meses que não foram lucrativos ou pode ser uma oportunidade de gerar vendas recorrentes. Os resultados obtidos dependerão muito da percepção das empresas sobre o que deve ser feito.

O dia do consumidor como agente fidelizador

Cerca de 81% dos consumidores pretendem fazer compras no dia do consumidor. Mas as empresas estão preparadas para isso?

Em épocas de alta demanda, muitas empresas não se preparam para corresponder com a expectativa do consumidor. Uma experiência desastrosa pode ser extremamente prejudicial à uma empresa.

Segundo um estudo da NeoAssist sobre a percepção do consumidor, 92% dos consumidores julgam ser muito importante ou importante o atendimento ao cliente na hora de escolher uma marca.

Em um momento de tantas promoções, o consumidor acaba sendo induzido a procurar o caminho que leve a maior economia e, algumas vezes, o atendimento que ele recebe acaba sendo um fator secundário de escolha.

Porém, este mesmo estudo ilustra uma situação que pode selar o caminho dos consumidores com as empresas. 87% dos consumidores alegaram que pararam de comprar de uma empresa por conta de um atendimento ruim.

Desta forma, o dia do consumidor se apresenta como uma ótima oportunidade de trazer o cliente para perto. Um atendimento ruim pode levar ele para longe.

O dia do consumidor é todo dia

Segundo o estudo da NeoAssist, 74% dos consumidores pagariam mais por um produto ou serviço se tivesse um atendimento melhor. E 72% pagariam até 20% a mais por esse atendimento qualificado.

Ou seja, a questão é muito mais complexa do que apenas uma promoção. A forma como as interações vão acontecer determinará se o consumidor vai optar por determinada empresa.

A demanda por um atendimento qualificado é grande e a tendência é essa porcentagem aumentar cada vez mais. O consumidor precisa se sentir bem atendido em todas as épocas do ano e isso refletirá nos mais diversos aspectos. Principalmente no financeiro.

Segundo a ThinkJar, é de 6 a 7 vezes mais caro atrair um novo cliente do que reter um existente. Segundo o Marketing Metrics, a probabilidade de vender para um cliente existente é 14x mais alta do que a probabilidade de vender para um novo cliente.

Mantenha o cliente comprando o ano inteiro

O dia do consumidor é uma boa oportunidade para vender novos produtos, mas mais do que isso, o dia do consumidor é uma oportunidade para atrair e fidelizar novos clientes.

Impressione o consumidor e colha os resultados de manter os clientes do dia do consumidor comprando ativamente durante o resto do ano.


Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?