dia do operador

Dia do Operador de Telemarketing e sua importância às empresas

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Não é novidade que, para se destacar entre a concorrência e alcançar sucesso no mercado, as empresas devem entregar serviços eficientes e qualitativos. Entre eles, destacamos o suporte de atendimento como um dos mais importantes para reter e fidelizar o consumidor. Nesse artigo, falaremos sobre as características e a importância do operador de telemarketing. O que faz ele ser tão essencial às empresas? Continue lendo para descobrir.


O Dia do Operador de Telemarketing

Hoje, dia 4 de julho, comemoramos o Dia do Operador de Telemarketing. Então, antes de tudo, queremos parabenizar àqueles que cuidam da parte principal de uma marca: o consumidor. A profissão é essencial para manter a boa relação entre empresa e cliente e seu principal objetivo é oferecer uma ótima experiência a ele. Por isso, nesse artigo, vamos direcionar toda a nossa atenção aos seus principais atributos e requisições, além de dar dicas para melhorar sua experiência dentro das centrais.

Ao lidar e atuar diretamente com o consumidor, o operador de telemarketing desempenha funções importantíssimas às marcas. Quando um comprador é bem atendido, instantaneamente ele relaciona o bom atendimento ao bom serviço da empresa. Assim, a missão de estabelecer um vínculo e representar a empresa é de sua total responsabilidade.

Depois de toda a luta para garantir os direitos do operador de telemarketing, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou sua regulamentação. No entanto, seu valor não acompanha sua enorme importância e ainda há muito o que fazer para dar a real relevância a esse profissional de atendimento.

dia do operador

O sucesso da empresa atrelado ao bom serviço de atendimento

Como já falado diversas vezes neste blog, os operadores de suporte ao consumidor são parte essencial de toda e qualquer empresa. O diferencial presente no atendimento é o que o leva a continuar comprando em uma loja e é dessa forma que se pode fidelizar um comprador. Dessa maneira, a função que esse profissional desempenha é um dos principais fatores que levam às marcas a alcançarem sucesso no mercado.

Além disso, nosso estudo Customer Insights 2019 aponta que 84,3% dos compradores afirmam que a experiência oferecida pelas marcas é o que realmente os tornam fiéis. Em contrapartida, quase 60% deles trocam de empresa quando encontram problemas em seu atendimento.

Também segundo o nosso estudo, a demanda pelo canal de telefonia ainda é enorme e se apresenta como o mais buscado pelos clientes. Assim, um bom serviço de suporte é aquele que entrega uma ótima experiência ao consumidor, independente dos serviços oferecidos. Como consequência, a retenção e fidelização do cliente também aumenta sua cartela de compradores, já que ele recomenda a marca para outras pessoas.

Depois de todos esses dados, é incontestável a grande importância do operador de telemarketing para os serviços de uma empresa. E, da mesma forma que é fundamental manter um atendimento e relacionamento empático com o consumidor, também é necessário cuidar de seus colaboradores. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

O relacionamento entre empresas e operadores de atendimento

Para obter sucesso no mercado, já vimos que boa parte do trabalho deve vir do operador de telemarketing. Desse modo, a experiência dos atendentes reflete diretamente a experiência dos clientes, uma vez que representam a voz da empresa para o seu público.

Lidar com consumidores exigentes e, muitas vezes, impacientes fazem parte de uma rotina cansativa e estressante para o atendente. Além disso, estar inserido em um ambiente exaustivo e que não atenda suas necessidades básicas faz sua produtividade diminuir. Portanto, pensar e dar soluções às suas carências é essencial para o bom funcionamento das centrais. 

Continue a leitura para descobrir quais as necessidades dos operadores e como as marcas podem resolvê-las.

Como melhorar a experiência dos colaboradores?

dia do operador

Assim como falamos acima, a importância de melhorar o ambiente e a experiência do operador de telemarketing está diretamente relacionado ao seu desempenho e relação com o consumidor. Logo, é extremamente necessário organizar um espaço adequado, que atenda suas necessidades e diminua suas dificuldades dentro das centrais.

E, nesse dia do operador, separamos as principais dicas para melhorar a relação entre empresas e operadores. Confira:

1. Mantenha uma comunicação positiva e transparente

Assim como a relação mantida com o consumidor, empresa e funcionário também devem sustentar um vínculo empático e transparente. Por isso, é necessário dar todo suporte às dificuldades e solicitações de seus operadores.

Saber ouvir e coletar os feedbacks desses profissionais é essencial para melhorar a relação e o desempenho de cada um deles no ambiente de trabalho. Ao fazê-los visualizar sua importância dentro dos processos, eles também se sentirão, de fato, parte da empresa. Assim, melhores condições trarão melhores desempenhos.

2. Ofereça o suporte necessário

Dar estrutura e apoio aos seus operadores, os farão lidar de forma mais leve com a rotina estressante e cansativa da central de atendimento. Portanto, oferecer treinamentos e dicas de práticas para enfrentarem situações mais complexas é de enorme importância.

Só assim será possível diminuir o impacto que os casos mais difíceis causam no emocional e na performance dos colaboradores.

3. Reconheça e recompense trabalhos bem-feitos

A grande rotatividade dos operadores tem enorme relação com a falta de reconhecimento de seu trabalho pelas empresas. Logo, para evitar esse alto turnover, é imprescindível oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para aqueles que dão o seu melhor dentro das centrais de suporte.

Isso não só dará um gás no desempenho dos colaboradores, como fará a rotatividade diminuir. Além disso, os clientes também se beneficiarão ao serem atendidos por profissionais que possuem maior experiência em todos os processos – algo que se adquire com o tempo.

Conclusão

Como vimos no decorrer deste artigo, o operador de telemarketing é um dos principais responsáveis por garantir o sucesso de uma empresa no mercado. Outro dado bastante valioso retirado do Customer Insights 2019 nos mostra que a experiência oferecida ao cliente é mais importante do que a qualidade de seus produtos.

Porém, reconhecemos que o valor dado a esse profissional não corresponde a tudo o que ele realmente produz às empresas. É fundamental não se esquecer de que o trabalho dos operadores está diretamente ligado à satisfação do cliente. Portanto, um colaborador infeliz pode transparecer o mesmo sentimento ao comprador e isso prejudica todo o trabalho de uma central.

Assim, é indispensável um maior zelo para lidar com esse profissional. Seu trabalho é um dos mais importantes para a empresa e ele deve receber seu devido valor por isso. 

Então, siga nossas dicas para melhorar a relação entre gestores e operadores. Ao manter um relacionamento saudável e transparente, as consequências serão apenas positivas, tanto aos consumidores quanto à empresa.


 

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?