dia dos namorados

As vendas do e-commerce no Dia dos Namorados

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Datas específicas trazem grandes lucros ao mercado em algumas épocas do ano. Depois do dia das mães, outra data de grande impacto é o Dia dos Namorados. Continue a leitura do artigo para conferir os ganhos que ele traz aos e-commerces e as dicas de como preparar sua loja virtual para o período.


Por que optar pelo e-commerce?

Dados apontam que as lojas eletrônicas aumentam significativamente suas vendas em datas específicas. Como já lidamos com o cliente 4.0, conectado e sem muito tempo a perder, a correria do dia a dia é um fator determinante na hora da compra. Desse modo, para aqueles que não possuem tempo para ir a uma loja física, a melhor opção se torna as lojas onlines.

De acordo com dados do Compre&Confie, empresa referência em inteligência de mercado, neste ano, o Dia dos Namorados deve movimentar 2,3 bilhões de reais. Quando comparado ao ano passado, esse crescimento é de 8%. Além disso, é esperado um número de 6 milhões de compras, o que equivale a um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Assim, é fundamental perceber a importância de oferecer serviços rápidos e eficientes, que não exijam muito esforço do cliente. Então, como aumentar as vendas e manter esses consumidores fiéis, mesmo depois da data? Continue lendo para descobrir!

dia dos namorados

O que o cliente espera das lojas virtuais?

Como dissemos acima, a cultura de compra mudou. Se antes era necessário sair de casa para poder comprar algo, hoje, com poucos cliques, podemos mobiliar uma casa inteira. É dessa maneira que os e-commerces lucram e conquistam cada vez mais clientes.

Em datas específicas, a cartela de consumidores e os lucros tendem a aumentar nas lojas virtuais. Porém, sua maior dificuldade se encontra em sua permanência. Apenas 2% deles continuam a comprar na mesma loja depois desse período.

No entanto, como atrair e manter o cliente dentro da marca? É essencial se dedicar ao relacionamento e à experiência oferecida a ele. Quando as empresas se preocupam com o cliente, ele retribui da melhor forma possível: sendo fiel ao seu negócio.

Veremos agora os benefícios que essas lojas oferecem na hora da compra:

Facilidade e praticidade

O e-commerce leva uma grande vantagem sobre as lojas físicas quando se trata de serviços práticos e fáceis. Uma pessoa sem tempo vê nas lojas virtuais a oportunidade de realizar uma compra em poucos passos e de maneira rápida. Para os atrasadinhos, que deixam tudo para a última hora, elas são verdadeiras parceiras.

Rapidez de processos

Desde a primeira ação até a última, os consumidores não querem passar por burocracias e processos difíceis para finalizar sua compra.

É nesse ponto que os e-commerces ganham relevância no mercado. Com procedimentos rápidos e fáceis, as lojas virtuais entregam uma experiência melhor ao cliente que não gosta de perder tempo e exige serviços eficazes.

Visão instantânea de serviços e benefícios

Muitas pessoas chegam em determinado site de compras por meio de páginas parecidas da internet ou de redes sociais. Assim, como todas as ações do consumidor podem ser online, ao encontrar as informações necessárias para prosseguir com a compra, os e-commerces facilitam sua visão sobre cada processo e benefício oferecido.

Portanto, é fundamental colocar o comprador como centro do negócio e corresponder a todas as suas expectativas. Só dessa maneira uma loja virtual estará pronta para fidelizar e engajar seus consumidores, não só no Dia dos Namorados, mas também em outras épocas do ano.

Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados?

dia dos namorados

Enquanto a data romântica é comemorada no dia 14 de fevereiro nos demais países, por aqui, desde 1948, comemoramos no dia 12 de junho. Você sabe porque?

Como as vendas no mês de junho eram muito fracas, a ideia de alterar a data da comemoração tinha a finalidade de movimentar o mercado. Com início em São Paulo, o novo dia logo “pegou” em outros estados e hoje a celebração é nacional. Portanto, os e-commerces que vendem a outros países, devem se atentar às duas datas. É importante produzir campanhas voltadas ao exterior, em fevereiro, e ao nosso país, em junho.

Como também dissemos no artigo sobre o Dia das Mães77% dos clientes pesquisam por lojas e preços, na internet, antes de realizarem uma compra. Assim, para alcançar o sucesso de vendas, é necessário pensar em toda a jornada do comprador e a sua experiência dentro da marca. Não se esqueça de que ele espera por processos rápidos e eficientes, além de um atendimento personalizado, caso tenha algum problema.

Desse modo, com todas as expectativas de faturamento em torno do Dia dos Namorados, preparamos algumas dicas de como atrair e manter clientes em sua loja virtual:

1. Ticket médio e promoções

De acordo com a E-Bit, empresa que atesta a confiabilidade de lojas virtuais, em 2018, o ticket médio do Dia dos Namorados alcançou R$ 464,00. Porém, segundo o Compre&Confie, é provável que esse número caia 7,5% este ano.

Uma dica para atrair os olhares dos navegadores, que buscam pelo presente perfeito, é disponibilizar variados produtos pelo preço certo. Não adianta cobrar preços mais altos na intenção de lucrar em cima dos consumidores, afinal, a grande concorrência o fará optar por outra loja.

Outra dica importante é promover peças relacionadas dentro do site. O cliente, quando vê a chance de complementar seu presente por um preço justo, acaba aumentando seu ticket de compra. Assim, você alcança as expectativas do consumidor e aumenta as chances de fidelizá-lo. Quem sabe ele não voltará a comprar no seu e-commerce em outras datas especiais?

2. Atendimento e relacionamento com o cliente

Uma das principais práticas para fidelizar e engajar um cliente está ligada diretamente ao seu relacionamento com uma empresa. A marca que o coloca como centro e se preocupa em entregar uma experiência de qualidade, tem como resultado uma relação satisfatória e eficiente com seus consumidores.

Em datas específicas, o aumento das visitas e das compras online, na maioria das vezes,  estão relacionados a novos clientes. Grande porcentagem do público que chega até um site é novo por ali e, por isso, exige maior atenção e atendimento de qualidade. Desse modo, ao saber lidar com o novo cliente e satisfazer todas as suas demandas, você poderá fidelizá-lo e engajá-lo em seu negócio.

Além disso, as redes sociais podem ser ótimas aliadas na preservação do consumidor. Ao utilizar uma linguagem e uma postura que aproxime empresa e público-alvo, os clientes se sentirão parte da marca. Tudo isso possibilita um feedback mais assertivo sobre cada processo e etapa da jornada do comprador.

Portanto, o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para estreitar a relação entre loja e consumidor. Crie campanhas atrativas, emocione e cative. Só assim o cliente se sentirá parte de uma empresa e se entregará totalmente a ela.

3. Estoque e entrega

É fundamental se atentar ao estoque de uma loja em datas especiais. Ao verificá-lo com antecedência, você evitará possíveis problemas, tanto para a empresa quanto para o cliente. Além disso, quando tudo sai conforme o esperado, o resultado também é favorável.

Os consumidores atuais querem praticidade e facilidade. Ao notar que uma empresa não cumpre o que promete e não respeita os prazos, eles encontrarão na concorrência o que não acharam em sua loja.

Outra superdica para atrair os olhares do público é disponibilizar embalagens customizadas e cartões em branco. Ao fazer isso, a marca mostra que se preocupa com a experiência do cliente e com o resultado final de cada caso de amor.

dia dos namorados

4. O pós-venda

Como dissemos acima, é muito baixa a porcentagem de clientes que voltam a comprar na mesma loja depois de uma data específica. Portanto, não só atrair e cativar o consumidor,  mas manter uma relação empática e saudável é essencial para as marcas.

Siga as práticas acima e ofereça diferenciais que evidenciem sua loja eletrônica das demais. Como sabemos, o mercado é concorrido e você deve chamar a atenção pelas coisas boas que oferece.

Assim, é necessário tratar cada cliente de forma personalizada e suprir todas as suas demandas. Ao perceber que seu e-commerce se destaca por tudo o que oferece, o cliente também o tratará de forma especial.

Resultados

Como vimos, o Dia dos Namorados traz grande relevância e vantagens ao comércio eletrônico. O segredo para continuar lucrando é não deixar o cliente escapar depois dessa data.

Portanto, investir em processos fáceis e eficazes, além de um relacionamento empático e solícito com o comprador é fundamental para o sucesso de seu negócio. Quando o cliente consegue enxergar os diferenciais e os benefícios que determinado e-commerce agregará em sua vida, com certeza, continuará comprando no mesmo lugar.

Desse modo, nunca se esqueça de colocar o consumidor como centro de sua marca e focar na experiência que ele terá dentro de seu site. Um bom planejamento e alinhamento de toda a equipe, o fará querer voltar.

Então, pense na ação como um todo e quais os resultados que sua loja online quer ter. Só dessa maneira você estará preparado para receber até o mais exigente dos clientes e lidar com ele da melhor forma possível.


 

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?