6 Dicas de atendimento ao cliente para melhorar o relacionamento virtual com o consumidor

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quando se trata de fazer negócios online os fundamentos permanecem os mesmos enquanto muitas das ferramentas passam por mudanças. O mesmo vale para o atendimento ao cliente online: no final do dia, trata-se de cuidar de seus clientes e de como a central de atendimento se adapta ao suporte online ao cliente. Aprenda 6 dicas de atendimento ao cliente para melhorar o relacionamento virtual com os consumidores, neste artigo.


6 Dicas de atendimento ao cliente para melhorar o relacionamento virtual com o consumidor

dicas de atendimento ao cliente

Desde escolher os canais de suporte corretos, usar recursos virtuais para sair do caminho, capacitar as equipes para manter a satisfação do cliente uma prioridade e entender como conduzir corretamente o suporte online.

1 – Pergunte a si mesmo: quais são as necessidades de suporte dos meus clientes?

Uma das coisas mais importantes a considerar quando se trata de dicas de atendimento ao cliente online, é entender o que seus clientes normalmente precisam do suporte.

Conheça seus clientes e onde eles estão. Por exemplo: se eles já estiverem no seu site, verifique se eles podem encontrar as respostas que precisam. Dessa forma, os clientes podem encontrar as informações mais rapidamente e demandar um tempo menor de atendimento.

É mais fácil ter sucesso dando ênfase ao canais de suporte onde seus clientes realmente precisam de você.

2 – Saia do caminho dos seus clientes

O autoatendimento pode ser um benefício enorme para seus clientes.  A interação com sistemas de autoatendimento já faz parte da realidade da maioria dos consumidores, seja através de caixas eletrônicos ou pelos caminhos de um atendimento telefônico.

Um sistema de respostas une inteligência e tecnologia, permitindo que as perguntas feitas pelos consumidores sejam interpretadas e respondidas em tempo real.

Permita que o seu cliente se autoatenda quando ele quiser.

3 – Respeite o tempo dos clientes

Você sabe quanto tempo seus clientes esperam por uma resposta inicial? Ou quanto tempo é um tempo ideal de resolução? Ou quantas vezes seu cliente retorna o contato sem uma resposta satisfatória?

Quanto mais tempo você faz os clientes esperarem, mais tempo você dá para ele começar a buscar os concorrentes.

Certifique-se de que o suporte técnico esteja equipado com ferramentas que possibilitem um bom atendimento ao cliente e uma boa visualização dos resultados do atendimento.

4 – Não deixe que o atendimento online se torne vazio

Quando você está atendendo clientes online, por email ou chat, a interação segue um caminho mais direto e sem emoção. Um tom agradável é mais difícil de transmitir por texto, pois você não possui armas como balanço no tom de voz ou a linguagem corporal. Transmitir empatia através do tom é uma das dicas de atendimento ao cliente mais fundamentais.

Uma habilidade crucial que percorre um longo caminho com os clientes é o espelhamento. Quando um cliente é formal, mantenha o tom estritamente profissional, se eles são mais casuais, relaxe o seu tom também.

O espelhamento deixa o cliente à vontade, reduzindo a insatisfação e interpretação falha das informações.

5 – Reforce o conhecimento sobre os produtos

Só porque o suporte ao cliente online oferece mais tempo para procurar informações do que pessoalmente ou por telefone, não significa que as equipes de atendimento devem confiar apenas no que a documentação de suporte diz.

Os colaboradores devem conhecer os detalhes de como seu produto funciona, como qualquer usuário experiente do mundo real faria.

Ter uma base sólida de produtos não só permite que você ajude mais clientes com mais rapidez, mas também ajuda a entender a experiência deles para que você possa se tornar seu defensor.

Claro, não é possível saber as respostas de todas as perguntas, até mesmo os profissionais mais experiente precisam de auxilio de outras pessoas ou bases de conhecimento.

6 – Capacite a sua equipe para ajudar os clientes

Um dos maiores benefícios de realizar a maior parte do suporte online é a flexibilidade. A capacitação da equipe para conversar com os clientes e para lidar com as dúvidas é fundamental para um bom atendimento ao cliente.

Crie uma cultura centrada no cliente, na mentalidade do funcionário fazendo com que todos o apoiem. Isso garantirá que cada colaborador saiba como falar adequadamente com os clientes.

Use o bom senso em todas as situações

Não haverá regras adicionais. Quando seus clientes chegam a você com problemas, você pode ter certeza de que eles não estão preocupados com as políticas da empresa. Eles querem resultados.

Deixe que os colaboradores forneça uma experiência sem burocracias desnecessárias.

Tenha sistemas em funcionamento, adote as dicas de atendimento ao cliente online e deixe os funcionários focados na resolução dos problemas dos clientes. Nada constrói a satisfação do cliente com tanta eficácia.


dicas de atendimento ao cliente

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?