Blog
Voltar
Compartilhe

Dificuldades em alcançar excelência no atendimento? Faça isso!

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 13.4.2016

Alcançar a excelência no atendimento não depende somente das ações do cotidiano. Você precisa se planejar para fazer a comunicação ideal com seu público, e então promover essa excelência.


Excelência no Atendimento ao Cliente

Estratégias servem para garantir a excelência no atendimento

Ao trabalhar com atendimento, você com certeza vai encontrar diversas dificuldades. Todas essas questões vão estar divididas nas três áreas principais para se conseguir excelência no atendimento.

O que deve ser feito é ter calma e pensar de forma estratégica. Histeria, nervosismo e ansiedade nada tem a ver com excelência no atendimento. Por isso, pensamento frio e calmo é o ideal.

Aliás, nós reforçamos a importância de se pensar neste tópico. Saiba que em muito pouco tempo, o mercado vai competir principalmente em Experiência do Consumidor, como falamos neste artigo.

Você também pode ver o link para a pesquisa original, da Gartner (em inglês):

http://blogs.gartner.com/jake-sorofman/gartner-surveys-confirm-customer-experience-new-battlefield/

Esse dado pode ser decisivo quando tratamos de excelência no atendimento.

Problemas na pesquisa

Você vai encontrar diversas questões na hora de fazer a sua pesquisa para alcançar a excelência no atendimento. Os seus clientes podem não querer participar, a pesquisa de mercado pode ser fraca e a busca na internet não trazer as respostas satisfatórias.

Ao pensar estrategicamente, você deve fazer a seguinte ordem. Tente realizar três tipos de estudos, se um ou outro não der certo, você vai ter pelo menos um como base. Se os  três derem errado, é hora de ver quais problemas você encontrou na pesquisa, resolvê-los e fazer tudo de novo.

Por exemplo, seus clientes não quiseram perder tempo respondendo essas perguntas. Questionário muito longo e que não traz nenhuma vantagem para eles. Mude as questões, seja mais direto possível e ofereça um brinde para cada pessoa que responder. Que tal um sorteio com um prêmio mais interessante entre todas as pessoas que participaram do questionário? Pode ser uma boa ideia.

Falamos sobre a importância de se relacionar com os clientes e não somente atender neste artigo.

O relacionamento está cheio de brigas

Sua relação com o cliente tem que ser tratada como se fosse o amor da sua vida, sua mãe, ou seus filhos. Ele precisa de atenção, das respostas corretas, da sua sinceridade e honestidade para garantir excelência no atendimento.

Provavelmente, se a sua relação com o consumidor não está lá essas coisas, a culpa é sua. Reveja a persona com que você se comunica, observe o que não está agradando na relação e modifique a forma que trata este cliente. Sem um relacionamento forte, nada de excelência no atendimento.

Se a culpa for do cliente, o que ocorre na menor parte das vezes, verifique qual o problema e tente você solucioná-lo. Proatividade! Se o consumidor só sabe reclamar de tudo que consome, mostre a ele as qualidades do produto e compare com outros que tem a procedência pior. Convença que a chatura dele não vai transformar aquele equipamento em algo ruim. Ele é o melhor do mercado.

Essa é uma das maneiras de se construir excelência no atendimento.

Use as ferramentas corretas de mensuração

É o erro mais comum na hora de buscar a excelência no atendimento. Maior parte das pessoas não sabe medir se os resultados foram satisfatórios ou não. Nessa parte, só existe uma dica. Estude sobre todas as ferramentas de métricas. Documente tudo que fez até agora para conseguir a excelência no atendimento. Defina com clareza, objetividade e certeza que são realmente aquelas ferramentas que vão te dar a resposta que procura.

Aqui na Neo, nós damos alta prioridade para geração de relatórios e mensuração de resultados.

Se der errado, tente mais uma vez. Volte a estudar, mude uma ou outra ferramenta e faça de novo. Pratique, erre, fracasse até conseguir acertar o modelo certo de mensuração. Aí sim você vai conquistar a excelência no atendimento. Não deixe para depois. Faça agora!

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!