Guest Post: Conheça os 3 mitos sobre o empréstimo empresarial

Espalhe a palavra!
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer, não é mesmo? Entretanto, encontrar um financiamento adequado para o processo de expansão ainda é uma questão que tirar o sono. Por isso, a BIVA foi convidada para compartilhar um pouco sobre esses temas, neste artigo.


empréstimo empresarial

Com a chegada da Internet e o crescimento das empresas de financiamento houve uma grande mudança no cenário mundial e nacional. Mas, ao mesmo tempo que, toda essa mudança trouxe vantagens e desenvolvimento também acarretou preocupações, principalmente para os empreendedores.

No entanto, toda essa incerteza e insegurança pode acabar rapidamente, pois o empreendedor tem inúmeras ferramentas disponíveis em mãos para sanar suas dúvidas e descobrir quando algum assunto é boato, fake news, ou até mesmo fraude e/ou golpe.

Por isso, a pesquisa é de extrema importância nesses casos, pois com ela você evita problemas futuros. Por exemplo, o empréstimo empresarial online é sempre um assunto que é motivo de dúvidas e, principalmente, mitos.

Os mitos sobre o empréstimo empresarial confundem e geram insegurança até mesmo em empresários bem-sucedidos. Sendo assim, a proposta deste artigo é justamente desmistificar algumas dessas premissas e, com isso, ajudá-lo a conhecer melhor o tema.

1. Pegar empréstimo significa contrair uma nova dívida – MITO

O primeiro grande mito que permeia a contratação de um empréstimo empresarial é a falsa noção de que isso significa que a empresa está passando por dificuldades financeiras ou que só serve para empreendedores endividados.

Muitas empresas com bom faturamento e estáveis, em algum momento precisam investir no negócio, seja para se manterem competitivas ou para alcançar novas frentes. Portanto, solicitar um empréstimo não pode ser associado de forma direta ao fato da empresa está indo mal, pelo contrário, muitos empreendedores buscam a alternativa para comprar novos produtos, estoque, pagar funcionários, fazer reformas, etc.

Cada gestor analisa o porquê de buscar um empréstimo para sua empresa e o motivo pode ser justamente estar obtendo bons resultados, o que o incentiva a crescer e a conquistar novos mercados.

2. O custo do capital de terceiros é maior – MITO

Uma dúvida recorrente na vida dos empresários que querem ampliar o seu negócio se dá no momento de escolher utilizar o seu próprio capital ou o de terceiros para financiar sua expansão. Embora à primeira vista o capital de terceiros possa parecer mais caro, ao final ele é mais seguro e barato.

Isso acontece devido ao fato do capital do empresário ser limitado, ilíquido e escasso. Infelizmente, utilizá-lo pode representar um grande risco, pois é preciso encontrar um equilíbrio, reduzindo a possibilidade de falência.

Durante muito tempo os empresários só podiam recorrer aos bancos quando precisavam de investimentos e, por isso, esse hábito acabou favorecendo a falsa ideia de que o custo do capital terceirizado (principalmente, pessoa física) é maior que o bancário.

3. O empréstimo empresarial online não é confiável – MITO

O empréstimo online, por ser algo inovador e relativamente recente, pode causar uma certa desconfiança, que logo é superada. Para sanar as suas dúvidas sobre a modalidade busque se informar ao máximo sobre o assunto, se ainda tiver dúvidas quanto ao empréstimo, entre em contato com a empresa que mais lhe chamou atenção e/ou busque, também, experiências reais.

Quem aposta nos empréstimos via internet logo percebem que há total segurança no procedimento. Aliás, vale ressaltar que, além de segura, a transação é mais rápida, fácil e menos burocrática, pois é feito 100% online, sem a intermediação de agências bancárias, filas, etc.

Trata-se de uma modalidade confiável e que possibilita ao empreendedor – em qualquer lugar do país – a conquistar o capital necessário para expandir suas atividades e, assim, conquistar resultados ainda melhores nas suas empresas.

Mas, antes de contratar um empréstimo – seja ele online ou não – busque se informar e fazer uma pesquisa aprofundada sobre a modalidade e a empresa, pois com tanta variedade disponível no mercado, é importante avaliar e comparar as taxas de juros das opções pesquisadas. Não se esqueça que nesse valor precisa ser devolvido e, por isso, você precisa acrescentá-lo no seu planejamento financeiro para não ter surpresas no futuro.

É preciso analisar, além das taxas de juros, o CET (Custo Efetivo Total) da sua contratação. Em alguns casos, as taxas de juros em uma modalidade podem ser maiores, mas o custo total menor.

Isso acontece principalmente em empréstimos bancários, em que as instituições acrescentam inúmeras taxas e custos extras que elevam o custo total do financiamento. Ou seja, os juros não são a única premissa a ser analisada: é preciso ficar de olho no CET.

Resumidamente, com a evolução do mercado, da internet, e das modalidades de empréstimos empresariais, o empreendedor, hoje, não está preso a essa dicotomia.

Como você viu, os mitos podem atrapalhá-lo(a) a conquistar seus objetivos como empresário e retardar o crescimento do seu negócio. Agora que você já sabe que todas essas afirmações são apenas mitos, siga rumo ao crescimento empresarial!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudá-lo a desmistificar essas questões. Compartilhe sua opinião conosco, caso tenha pego um empréstimo on-line ou esteja avaliando a possibilidade, compartilhe também o texto nas suas redes sociais. 😉


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?