estratégia de venda

Estratégia de vendas: veja como adotá-la na sua empresa

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Saiba como uma estratégia de vendas pode guiar uma empresa para o sucesso. Saiba qual é a estratégia ideal para o seu negócio, neste artigo.


estratégia de vendas

O papel fundamental de uma estratégia de vendas

Por mais que uma empresa tenha produtos e serviços superiores à média do mercado, a estratégia de vendas sempre terá um papel crucial para o fortalecimento da marca. Afinal, a forma de divulgar as atividades e de se relacionar com o público-alvo são fundamentais para o sucesso.

Além disso, possibilitam fazer algo que contribui bastante para uma companhia se diferenciar das demais: fidelizar o consumidor.  Conceder vantagens para aqueles que gostam de investir no seu negócio é um recurso valioso para expandir o faturamento.

Neste artigo, destacaremos iniciativas que vão ajudá-lo a adotar procedimentos para elevar as vendas e, consequentemente, o lucro. Confira!

Saiba quem é o seu consumidor

Não adianta ter um serviço inovador, se o público-alvo não tem acesso ao que está sendo comercializado. Pense, por exemplo, em uma operadora de celular oferecendo pacotes de internet em regiões que não têm infraestrutura de rede. Com certeza, é uma iniciativa sem sentido e que vai apenas piorar a imagem da empresa.

Também não adianta oferecer um plano com 10 GB de internet móvel, quando o cliente não precisa nem da metade disso para obter informações pela web por meio do smartphone. Se não houver um detalhamento do público-alvo (preferências, renda, faixa etária etc.), não é viável construir uma estratégia de vendas inteligente e criativa.

Hoje, muitas corporações trabalham com o conceito de persona, que consiste na representação semifictícia de um usuário com base em dados reais. É criado um cliente ideal com os seguintes dados:

  • nome;
  • idade;
  • profissão;
  • renda;
  • estado civil;
  • número de filhos;
  • atividades feitas na hora de lazer;
  • necessidades de cunho pessoal e profissional.

A partir dessas informações, são elaboradas iniciativas que visam convencer a persona de que o seu negócio é o ideal para ela investir. Essa postura possibilita não apenas ter campanhas de marketing mais efetivas, mas também melhorar a qualidade do atendimento.

Esteja atento à concorrência

Conhecer as preferências dos consumidores é uma ótima ação para vender mais. Contudo, é preciso avaliar como estão os concorrentes para montar uma estratégia impecável, com foco em atrair mais clientes.

Em tempos de atendimento omnichannel, é preciso ter um olhar muito atento para o que as outras companhias do setor estão fazendo. Afinal, é possível coletar bons e maus exemplos de como as empresas se relacionam com o público-alvo e aprender.

É necessário ter cuidado para não ficar apenas copiando os concorrentes. A originalidade e a criatividade são fatores bastante admirados pelos consumidores. O importante é utilizar as ferramentas ideais para alcançar os objetivos e construir uma imagem positiva perante os stakeholders.

Observe às tendências do mercado

De que maneira os consumidores se comportam quando estão no contato com o vendedor fisicamente ou online? Ter a resposta é crucial para ter uma abordagem mais eficiente. Se não houver um foco na maneira de convencer os clientes, uma empresa perde ótimas oportunidades de fechar negócios.

Uma boa estratégia de vendas também deve contar com um monitoramento constante dos serviços e produtos procurados pelo público-alvo. Isso deve levar em consideração uma série de fatores, como:

  • sazonalidade (época do ano que há uma maior procura por um determinado item;
  • concorrência;
  • preço;
  • facilidade de acesso à mercadoria ou serviço.

Não adianta investir pesado em um produto, caso ele já esteja saindo de mercado. Se uma companhia não estiver atenta a esse aspecto, vai ter menos condições de competir com os concorrentes.

A recomendação é apostar nas famosas pesquisas de mercado e verificar com o público-alvo quais as principais demandas do momento e o que pode ser feito para satisfazê-las em curto e médio prazos.

Com essas informações, é possível ter uma visão mais concreta dos serviços e produtos

que podem ser mantidos e lançados para manter o faturamento da empresa em um excelente patamar.

Se uma corporação contar com itens novos e interessantes que não estão sendo oferecidos pela concorrência, as possibilidades de as vendas dispararem são muito altas. Por isso, inovar com inteligência e bom senso é uma característica cada vez mais valorizada no mundo corporativo.  

Procure trabalhar as estratégias de vendas com metas

Como um time de vendas vai ter motivação para ser melhor a cada dia? Uma forma de resolver esse problema é apostar nas metas. Logicamente, é preciso estabelecer parâmetros de desempenho que sejam viáveis de serem cumpridos. Do contrário, essa ação vai gerar um grande desgaste na equipe.

Ao valorizar os profissionais pelos resultados obtidos, as empresas contam com um ambiente de trabalho mais aberto ao diálogo e ao engajamento. Na área de vendas, a motivação é crucial para conquistar os consumidores. Se o colaborador não acredita no que está oferecendo para um cliente, tenha certeza de que a performance não será satisfatória.

É fundamental que as metas também sejam acompanhadas de maneira periódica, de preferência, por mês. Se o rendimento não estiver dentro do esperado, a recomendação é reunir a equipe, identificar os gargalos e corrigir eventuais erros.

Para a estratégia de vendas ser bem-sucedida com o uso de metas, a comunicação entre os gestores e os colaboradores deve ser feita de forma clara e aberta. Todos saem ganhando quando o diálogo é feito de maneira construtiva e madura.

Tenha foco na melhoria contínua

Na era do atendimento omnichannel, o ideal é haver uma grande sintonia entre os canais de relacionamento com o público-alvo. Se está interessado em tornar as redes sociais um grande impulsionador de vendas, o apoio de uma consultoria pode ser uma opção interessante.

Nem todas as empresas contam com profissionais qualificados para usar o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, para elaborar um conteúdo capaz de chamar a atenção dos consumidores e de criar um diferencial positivo com relação aos concorrentes.

O auxílio de consultores pode contribuir bastante para melhorar os serviços e indicar um bom caminho para a melhoria contínua. Por mais competente que seja a equipe, um olhar de fora pode identificar ações que podem ajudá-lo a obter um desempenho bastante expressivo.

Por mais que a estratégia de vendas esteja alcançando uma performance notável, nunca se esqueça de analisá-la periodicamente. A concorrência sempre vai estar em busca de ferramentas para envolver os consumidores. Por isso, o foco na inovação nunca deve ser abandonado.

Para ter um relacionamento melhor com os clientes, vale a pena ler este post sobre 5 dicas de atendimento agora mesmo. O conhecimento sempre é útil para vencermos os nossos limites!


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?