estrategias-de-marketing-de-relacionamento

4 estratégias de marketing de relacionamento para aumentar a retenção e satisfação de seus clientes

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O marketing de relacionamento é fundamental para a retenção de clientes. Para que isso dê certo é preciso ter em mente as estratégias de marketing de relacionamento que serão usadas afim de trazer os seus clientes cada vez mais para perto. 

Manter um cliente em sua base é mais barato e inteligente do que buscar outro no mercado. Mas não basta só querer, é preciso fazer. Para isso leia este artigo!

estratégias-de-marketing-de-relacionamento

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é fundamentado pela construção de relações satisfatórias feitas a longo prazo com os consumidores.

Tais relações são criadas com a intenção de que os consumidores continuem com a preferência em sua companhia.

Quando usadas, as estratégias de marketing de relacionamento são as responsáveis pela criação de valores para os clientes. Isto é, todas as ações da empresa visam criar relacionamentos e trabalhar na retenção de clientes.

Para isso é preciso que as suas estratégias de marketing de relacionamento sejam baseadas nas percepções dos seus clientes e nas necessidades de sua organização.

Essas estratégias de marketing de relacionamento são a sua oportunidade de romper limites e criar novos sentimentos em seus clientes. Quando seu cliente é inserido em seu mundo, as possibilidades são infinitas.

A característica dominante do marketing de relacionamento é a orientação para o cliente. Segundo o Marketing Metrics, conquistar um novo cliente pode ser 14 vezes mais caro que manter um cliente atual na base.

Imagine como isso reflete em sua empresa.

O cliente não procura mais um produto ou um serviço, ao adquirir um produto ele espera um serviço complementar, ansiando que seu relacionamento satisfaça suas expectativas.

Tais estratégias serão mensuradas de uma maneira, se a retenção de clientes está alta.

Retenção de clientes

retencao-de-clientes

 

As estratégias de marketing de relacionamento visam aumentar a retenção de clientes e consequentemente a rentabilidade do seu negócio. A rentabilidade será baseada no mecanismo de reconhecimento e recompensa dos mais leias.

A retenção de clientes, seja em qual abrangência, é considerada de suma importância na construção de relacionamentos duradouros.

Tais estratégias de marketing de relacionamento devem ser construídas com base no modelo de relacionamento que a empresa deseja manter com os seus clientes.

Embora a retenção de clientes seja relacionada com satisfação, a satisfação por si só não garante a fidelidade nem, tão pouco, que ele resista a investidas de concorrentes.

Portanto, um requisito para a fidelização do cliente a longo prazo, é expandir o conceito de valor para o cliente perante a sua definição de valor. O que manterá o relacionamento será a satisfação constante com o pacote de valor oferecido.

4 estratégias de marketing de relacionamento

Conheça o terreno

Os clientes precisam se sentir confiantes, seguros e precisam saber onde estão pisando. Ninguém quer dar um passo em falso.

Um banco de dados complexo e rico em informações é fundamental, aproveite momentos em que os clientes podem oferecer alguns dados, como na pré ou pós venda.

Sempre ofereça avaliações do seu relacionamento para o seu cliente. Deixe espaços para ele opinar, sugerir e até se queixar. Quanto mais lapidar o seu relacionamento, mais ele irá evoluir.

Fertilize o solo

Após ter diversas informações em mãos, chegou a hora de agir.

Separe os clientes por gostos em comum, comportamentos, atitudes, valores e o que mais você conseguir.

Quanto mais personalizado for o seu tratamento, m ais será satisfatório para o seu cliente.

Plante a cultura

Antes de pensar em colocar qualquer coisa em prática, torne a cultura da sua empresa algo conhecido por todos os colaboradores.

É preciso se atentar em todos os momentos da vida do cliente dentro da sua empresa, se atentar apenas ao pré venda é um erro.

Para um bom atendimento, é essencial que todos em sua companhia estejam dedicados a fornecer uma grande experiência para o seu cliente.

Lembre-se que todos em sua companhia são responsáveis pelo sucesso do cliente, independente da função. Faça todos saberem disso.

Seja a água e o sol

Monitore os resultados, procure saber onde estão as falhas, onde estão os acertos e almeje grandes resultados.

Use todos os feedbacks possíveis a seu favor e acompanhe as suas KPIs para aprimorar o seu serviço. Saber o que pensa o seu cliente e como ele julga a sua operação é essencial para deixa-lo satisfeito.

Para saber o comportamento do seu cliente, lhe aconselho a usar indicadores de comportamento futuro como o Customer Health Score. Assim você poderá acompanhar de perto e saber como deve agir a longo prazo para ter o seu cliente sempre perto.

Seja a água e o sol do seu cliente.

É preciso de relacionar

Se relacione como seu cliente como se fosse um relacionamento amoroso, se dedique, entregue-se ao máximo e sejo o mais empático possível com o seu cliente.

O marketing de relacionamento é fundamental para que sua empresa crie laços com os seus clientes. Mais importante do que criar relações, é preciso saber como faze-los.

Mostre ao seu cliente que ele é essencial para a sua empresa.

Plante relacionamentos e colha resultados.

como-aumentar-a-satisfacao-dos-clientes

deixe-comentario

Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?