fintechs

Fintechs e a grande revolução no atendimento ao cliente

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

As Fintechs chegaram com tudo e estão mudando, cada vez mais, o cenário do mercado financeiro. A inovação em seu atendimento e relacionamento com o cliente é um de seus diferenciais e principais motivos para a conquista de novos usuários. Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre as Fintechs e o que tem de tão especial em seu atendimento.


O que são Fintechs?

Ao traduzir o termo Fintech, podemos perceber a junção de duas palavras: “financeiro” e “tecnologia”. Elas podem ser classificadas como startups que criam inovações na área de serviços financeiros, com soluções mais rápidas e eficientes.

Essas empresas estão ganhando o mercado e o motivo de todo esse barulho é o uso da tecnologia em seus processos e atendimento. É desse modo que elas desafiam e ameaçam as tradicionais instituições financeiras.

Mas, como é o relacionamento que essas empresas têm com seus clientes? É inovador o bastante para acompanhar as mudanças do mercado?

Como já sabemos, os consumidores são exigentes e esperam das empresas um atendimento que corresponda suas expectativas. Em vista disso, se as marcas não entregam uma experiência que satisfaça o cliente, ele migra para a concorrência.

Veremos agora as principais características das Fintechs e suas inovações dentro desse setor. O que será que está conquistando os clientes? Descubra neste artigo!

O crescimento das Fintechs

fintechs

Nos últimos cinco anos, de acordo com a Accenture, maior empresa de consultoria do mundo,  o investimento global na área de Fintech triplicou e esses números só tendem a aumentar. Porém, esse crescimento também é acompanhado, automaticamente, pela concorrência do sistema financeiro.

Como falado acima, para não se perder nas exigências do mercado, a empresa deve apresentar seus diferenciais para se destacar. Assim, podemos ressaltar a importância de entregar um atendimento de qualidade ao consumidor.

Fintechs cuidam do dinheiro do cliente e, por isso, é necessário oferecer uma experiência onde o usuário se sinta seguro e satisfeito. Desse modo, mesmo com as grandes condições, a empresa ganhará a confiança de cada um deles e uma boa reputação no mercado.

Serviço ideal e atendimento ao cliente de qualidade

A facilidade e a agilidade dos serviços online, característicos das Fintechs, mostram o motivo da migração dos usuários de bancos tradicionais para essas startups. É muito mais vantajoso lidar com serviços mais rápidos e menos burocráticos e ter problemas resolvidos em poucos minutos – o que não é o caso dos grandes bancos.

Também podemos apontar a qualidade do atendimento como um dos principais requisitos para manter clientes fiéis. Canais digitais e automatização do atendimento, nesse caso, também são muito importantes para entregar o que o usuário tanto espera das empresas. Quando questões mais simples são solucionadas por meio do autoatendimento, operadores de suporte se concentram especificamente nos problemas mais complexos e tentam resolvê-los de forma muito mais rápida e resolutiva.

Desse modo, clientes estão cansados de mau atendimento e demora na resolução de problemas. A enorme burocracia dos bancos também é um fator importantíssimo quando o assunto é insatisfação. Tudo isso explica o grande salto das Fintechs nos investimentos do mercado financeiro e na adoração de seus usuários.

Os benefícios

Todas as vantagens de ser cliente de uma Fintech giram em torno da experiência proporcionada por ela. Como falamos neste artigo, bancos convencionais são conhecidos por suas grandes burocracias, filas e processos demorados. Em contrapartida, as Fintechs proporcionam serviços mais simples, rápidos e resolutivos.

Dessa maneira, o usuário se torna o centro do serviço e, por esse motivo, o atendimento personalizado é tão importante dentro dessas instituições. Além disso, elas atendem e acompanham todas as inovações do mercado e por isso são tão bem aceitas entre os consumidores.

Uma pesquisa realizada pela Google, em novembro de 2018, aponta uma parcela de 71% de clientes satisfeitos com esses serviços. Já nos bancos, esse número cai para 42%. Porém, um dos problemas é o número alto de troca de instituição. Isso acaba sendo um pouco contraditório, já que as Fintechs configuram a maior parcela de clientes satisfeitos.

Desse modo, ao reinventar serviços financeiros, desburocratizar processos e entregar um atendimento de qualidade por um preço mais baixo que o de bancos convencionais, essas startups ganham a confiança dos clientes e podem mudar esse panorama.

O que é mais importante na hora de escolher uma Fintech?

As plataformas e aplicativos com boa experiência de uso são atributos determinantes para escolher qual Fintech usar. Entre os usuários entrevistados pela Google no final de 2018, 34,5% optam por escolher um serviço mais rápido. Enquanto isso, um pouco mais de 30% se importam mais com a facilidade de uso e bom atendimento.

Como já lidamos com o consumidor 4.0, altamente conectado e a par das inovações tecnológicas do mercado, é necessário oferecer serviços que acompanhem suas exigências. Dessa forma, o mercado financeiro deve estar preparado para lidar com usuários informados e educados quanto às finanças e investimentos.

Não se esqueça de que a tecnologia está presente em cada etapa da jornada do usuário. Ao mapear todas as necessidades do cliente e seus processos de interação, as Fintechs os priorizam. Assim, suporte online, com canais digitais e integrados, histórico de procedimentos e qualidade de atendimento é tudo o que um consumidor espera de um serviço.

As startups já entenderam as dores do cliente atual e isso explica todo o seu sucesso. Cada vez mais bem aceitas, elas são a grande aposta para mudar de vez o mercado e colocar o cliente onde ele realmente deve estar, ou seja, no centro de todos os negócios.

Conclusão

fintechs

O futuro de todas as empresas está completamente ligado às transformações digitais e tecnológicas do mercado. Isso reflete totalmente na satisfação e quantidade de clientes de uma instituição.

Assim, é possível perceber a grande necessidade de um preparo tecnológico para receber os clientes da Era Digital. Caso contrário, a sua carência gera péssimos resultados e perda de usuários.

A entrega rápida e eficaz dos serviços, o ótimo atendimento e a facilidade dos processos aumentam, cada vez mais, a cartela de clientes das Fintechs. E é assim que se configura o novo perfil de consumidores.

Portanto, acompanhe as mudanças do mercado financeiro e digital para entregar um ótimo serviço ao seu cliente. Só dessa forma ele retribuirá na mesma proporção por meio da fidelização e engajamento ao seu negócio.


 

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?