foco no cliente

Investir nos colaboradores é o primeiro passo para que a sua empresa tenha foco no cliente

Espalhe a palavra!
  • 19
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    19
    Shares

Ter foco no cliente é um dos pré requisitos básicos para o sucesso de uma empresa, porém, o foco no cliente começa com o olhar de dentro da sua operação. Saiba quais ações devem ser feitas e como deve olhar para a sua operação, neste artigo.


foco no cliente

Este artigo foi publicado no HuffPost e escrito por Natalie Lambert


Estamos vivendo a Era do Cliente. Um mundo sob demanda no qual usamos um aplicativo para pedir um carro em dois minutos, que nossos alimentos são entregues em nossas casas em 15 minutos, que podemos acionar alguém via app para realizar nossas tarefas.

As atuais gerações que estão em seus primeiros anos de trabalho e de gastos, esperam poder usar a tecnologia em todos os aspectos de suas vidas, seja pessoal ou profissional.

Empresas como Zappos, Amazon e Uber, entendem a mudança na expectativa do cliente e adotaram uma abordagem como foco no cliente.

Isso simplesmente significa que a principal ação é com foco no cliente: cada decisão, sistema ou processo que administra o negócio tem o cliente em mente.

Para uma abordagem com foco no cliente bem-sucedida, as empresas também devem considerar como tratam seus clientes mais importantes – seus colaboradores.

Embora muitas empresas tenham adotado processos e ferramentas que lhes permitam manter seus clientes externos satisfeitos. Eles ainda não conseguem atender às expectativas de seus clientes internos.

Um dos maiores problemas é que muitas empresas não fornecem a tecnologia necessária, acesso a informações ou serviços para atender às necessidades de seus funcionários.

Como resultado, os colaboradores são menos produtivos e ficam insatisfeitos, tornando mais difícil atender às necessidades de clientes externos.

Em outras palavras, uma empresa só pode ter foco no cliente se eles forem centrados nos funcionários primeiro – e uma grande parte disso é investir em tecnologia. A tecnologia cria experiências digitais que permitem e capacitam os funcionários para serem mais produtivos e bem-sucedidos.

Aqui está um olhar sobre três benefícios que vêm com investimento em TI para criar uma empresa centrada nos funcionários:

Fornecer tecnologia para melhorar a satisfação dos funcionários

Investir em capacitar os colaboradores com as informações de que precisam e que facilitam o seu trabalho. Isso cria um ambiente de trabalho estável e de apoio. Por extensão, isso leva a uma força de trabalho muito mais feliz, uma vez que os colaboradores se sentem respeitados e valorizados. Pois recebem todas as ferramentas certas que precisam para atingir seu potencial total.

Para garantir um futuro próspero as empresas precisam implantar simultaneamente investimentos em cultura e tecnologia.

Se uma organização está tentando se concentrar em ser mais colaborativa mas não possui as ferramentas para realizar essas atividades (como videoconferência, redes sociais internas, etc…) será difícil que os colaboradores entendam como eles podem colaborar entre seus pares.

Embora a tecnologia não seja, de forma alguma, uma bala estratégica de prata, os funcionários que possuem ferramentas que lhes permitam desempenhar suas funções efetivamente são mais propensos a se sentir satisfeitos e motivados.

A personalização e o fácil acesso à informação aumentam a produtividade dos funcionários

foco no cliente aumenta a produtividade

Atualmente, as empresas coletam uma quantidade impressionante de dados, mas ainda estão lutando para encontrar uma maneira de usar esses dados de forma eficaz.

Na verdade, 69% das organizações ainda não implementaram uma visão única de seus clientes. Como resultado, os colaboradores podem gastar quase 2 horas por dia buscando e coletando informações – 20% do tempo de uma organização.

Investir em ferramentas que superam de forma proativa dados personalizados e fornecem acesso centralizado a informações em vários sistemas podem economizar tempo aos funcionários e reduzir a frustração.

Aplicativos empresariais personalizados podem ajudar a simplificar os processos de negócios, fornecer informações importantes sobre mudanças nos dados e permitir que os colaboradores completem as tarefas rapidamente.

Quando o colaborador têm as informações mais relevantes e atuais diretamente na ponta dos dedos, ele capacita-as a tomar decisões mais inteligentes, a obter mais trabalho e, em última instância, aumenta produtividade.

Para ter foco no cliente, foque nos colaboradores

Como Richard Branson disse: “Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus clientes”.

Melhorar a produtividade dos colaboradores é uma prioridade para a maioria das organizações e a maioria percebe que são necessárias novas soluções.

No início deste verão, o Gartner revelou que as organizações estão começando a mudar seus objetivos de gastos para investir em softwares corporativos e serviços de TI. O principal objetivo é suportar negócios digitais com maior efetividade.

Os sistemas de TI desatualizados tornam o trabalho difícil para os funcionários, o que leva a uma moral fraca e a uma diminuição da produtividade.

Quando os funcionários estão armados com ferramentas que oferecem uma experiência digital personalizada, como a do consumidor, as empresas ganham. E, como sabemos, os colaboradores ficam mais engajados e produtivos


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?