Saiba como a gestão de qualidade pode aumentar a satisfação do seu cliente

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Como diminuir as falhas no serviço de atendimento ao cliente? Hoje, ter um bom atendimento é crucial para qualquer empresa, não dá mais para cometer erros. Por conta disso, é preciso investir em um processo que traga mais qualidades no serviço. Saiba as vantagens de uma gestão de qualidade e como isso pode impactar o seu negócio.


gestão de qualidade

Quais as vantagens da gestão de qualidade no atendimento ao cliente e como colocar em prática?

A qualidade é um atributo que todos nós esperamos sobre determinado produto ou serviço, e que toda organização deveria se preocupar para garantir a satisfação dos clientes. Erros e falhas nos processos podem trazer prejuízos para a organização e, por isso, devem ser minimizados ao máximo, priorizando sempre a qualidade.

Isso é possível a partir de uma visão estratégica e sistêmica, aumentando a qualidade dos serviços.

A Gestão de Qualidade – o nome já é autoexplicativo – é um processo de gerenciamento das atividades, olhando para cada processo interno como essencial para o sucesso dos negócios.

O conceito é extremamente importante quando falamos de atendimento ao cliente. A técnica permite a avaliação do serviço, analisando funções como o tempo de espera, qualidade das chamadas, desempenho dos colaboradores, efetividade do atendimento. Seu objetivo é detectar erros e consertá-los, deixando o serviço o mais próximo possível da perfeição.

A gestão de qualidade plicada no atendimento ao cliente, traz muitas vantagens para os negócios.

As vantagens da gestão de qualidade no atendimento ao cliente

Não existe cliente que não se preocupe com a qualidade dos serviços contratados, aliás, é um fator determinante na tomada de decisão da compra. A qualidade deve transcender o serviço e estar presente também no atendimento.

87% dos consumidores afirmam ter parado de comprar de uma marca por conta de um atendimento ruim. O cliente está totalmente disposto a abandonar sua empresa se você não oferecer um atendimento de qualidade, por isso não dá para vacilar.

A gestão de qualidade serve para prevenir casos como este. Como fidelizar seu cliente se não existe qualidade em seu atendimento?

As vantagens de implementar um processo de gestão de qualidade são determinantes para fidelizar seus clientes.

Serviço otimizado

Um serviço otimizado, é resultado do conhecimento adquirido sobre os processos internos da empresa, de ponta à ponta.

A busca constante por melhorias sempre deixará o atendimento mais otimizado para o cliente. Por exemplo, ao verificar a lentidão de alguns processos que incomodam os seus usuários, a melhor solução seria automatizar esse mesmo processo para tornar tudo mais ágil e eficiente para melhorar a experiência do cliente.

Uma boa gestão de qualidade sempre irá levar benefícios para o cliente, tornando o serviço muito mais aperfeiçoado para as suas necessidades.

Redução de custos

Muitas vezes existem procedimentos dentro da empresa que acabam consumindo uma boa parte dos custos e esses problemas também podem afetar a experiência do cliente. Mas calma, reduzir custos não é diminuir a qualidade, pelo contrário!

Os colaboradores não estão recebendo o treinamento adequado? As ferramentas usadas não dão conta do recado? Existem passos muito burocráticos? Tudo isso deve ser avaliado com o objetivo de evitar futuros problemas e diminuir custos.

Reduzir os custos por meio de gestão de qualidade não se trata de contratar mão de obra mais barata ou ter equipamentos mais simples. Gestão de qualidade é sobre tirar tudo aquilo que ocupa tempo e dinheiro de forma desnecessária.

Satisfação e fidelização do cliente

Ter uma gestão de qualidade eficiente vai gerar mais satisfação e fidelização dos clientes. Isso porque um serviço otimizado e com menos falhas reflete na experiência do consumidor.

Quando a eficiência dos processos são melhorados, os colaboradores conseguem entregar mais resultados para os usuários. Esse é o principal objetivo de gerenciar a qualidade, melhorar aquilo que precisa ser melhorado e superar as expectativas

74% dos consumidores alegam que pagariam mais por um produto ou serviço se tivessem um atendimento melhor. Empresas que oferecem um bom atendimento ao cliente sempre são mais valorizadas pelos clientes.

Ter um sistema de gestão de qualidade traz muitos benefícios para o relacionamento entre cliente e empresa.

Mais competitividade

Com um serviço eficiente, custos reduzidos e clientes fiéis, não é difícil ganhar destaque no mercado. Imagine que, o cliente quando está satisfeito com a experiência que recebe, ele vai divulgá-lo. Segundo a Harvard Business Review, 23% dos consumidores que passaram por boas experiências de atendimento ao cliente recomendam a empresa para 10 ou mais pessoas.

Além disso, a organização se torna uma referência em benchmarking. Os concorrentes passam a olhar com outros olhos para os processos da empresas e os resultados alcançados.

Como resultado do reconhecimento, o lucro também tende a aumentar. A competitividade é apenas a consequência de um bom trabalho de gestão de qualidade.

Como colocar em prática a gestão de qualidade?

Antes de mais nada, o primeiro passo é mobilizar toda equipe em volta de realizar uma boa gestão. É importante que os colaboradores se sintam parte do projeto e aprendam junto com a organização.

Conheça todos os processos da empresa, e principalmente do atendimento. A maneira mais fácil de identificar erros é conhecendo muito bem toda a organização e estar atento em todos os pequenos detalhes, pois esses também podem fazer um estrago.

Para alcançar o sucesso, o trabalho precisa ser contínuo, pois as necessidades de melhorias sempre vão aparecer. O mercado e o comportamento do consumidor estão sempre mudando, os seus processos precisam se adaptar à essas mudanças.

O mais importante: foque no cliente. O principal objetivo do atendimento é resolver os problemas do cliente, por isso, todos os processos precisam estar alinhados com as necessidades dele.

O sucesso vem com a prática

A gestão de qualidade não é um trabalho fácil, é cheio de detalhes e com problemas para resolver, mas os resultados compensam. Aumentar a satisfação e fidelizar seus clientes é o melhor resultado que sua empresa pode ter.


 

Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?