indicadores de produtividade

Como os indicadores que focam em produtividade ajudam o seu negócio?

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Entenda como os indicadores de produtividade ajudam o seu negócio a ganhar força, neste artigo.


indicadores de produtividade

Como os indicadores que focam em produtividade ajudam o seu negócio?

Entender o negócio e os números por trás dos resultados é essencial para quem se preocupa com o aprimoramento constante.

Não é segredo que para um negócio dar certo é necessário que exista um controle muito próximo do que está sendo gerado em rentabilidade e como os custos se associam a isso. Se o lucro não ocorrer, será questão de tempo para que o negócio se encerre e pior: deixe grandes dívidas como pendência.

Os indicadores de produtividade são importantes justamente por isso. Eles viabilizam a mensuração exata da produção e da eficiência dos processos, permitindo que a empresa tenha uma visão clara de seus maiores gargalos e consiga atuar diretamente neles.

Trabalhar de forma cirúrgica nos problemas se torna uma vantagem competitiva, pois quem reduz os seus pontos fracos se fortalece no mercado e tem maiores chances de ganhar destaque e relevância em seu segmento.

Mas como os indicadores de produtividade funcionam na prática?

Essa é uma ótima questão e vital para a sua empresa!

A resposta não é tão complexa como você pode imaginar. Os indicadores na prática consistem na mensuração de todos os recursos empregados para determinada atividade em paralelo com as entregas, de modo a assegurar que o investimento realizado está sendo explorado ao máximo.

A definição de parâmetros básicos do que se espera de resultado é essencial, pois com base nesse valor, se estabelecerá a meta mínima. Posteriormente, resultados que sejam inferiores a isso receberão uma atenção redobrada para correção e mudança do processo.

De forma concisa, o que se espera na prática são essas 3 etapas:

  • A determinação de um modelo esperado para avaliação;
  • A mensuração prática do que foi obtido na execução do processo;
  • E por último, o comparativo dessas duas condições, verificando se houve uma grande diferença entre ambas.

Nesse cenário, existe a possibilidade positiva e aquela que define o melhor dos mundos no negócio: quando o resultado é maior do que o programado ou esperado.

Assim, os lucros consequentemente serão maiores e a empresa terá um cenário incrivelmente viável para um crescimento ainda mais acelerado.

Por outro lado, também pode-se identificar que na prática as coisas não saíram como esperado. Mas se o cenário é esse, é bom ter a ciência quanto a isso.

Quem não sente a dor, dificilmente irá a procura do remédio, não é mesmo?

Como aplicar os indicadores de mensuração de produtividade?

Primeiramente, é importante destacar que os indicadores de produtividade não podem ser estabelecidos com dados de porcentagem, isso é outro assunto.

Indicadores que focam em produtividade têm que ser, obrigatoriamente, a mensuração do quociente que é estabelecido no cálculo direto dos recursos que foram usados e o resultado obtido.

A aplicação dos indicadores é bastante variada, ou seja, pode ser direcionada para mensurar coisas distintas, tais como:

  • Dados gerais da empresa;
  • Produtividade de uma equipe;
  • Produtividade de um processo;
  • Produtividade de uma área/setor;
  • Produtividade individual;
  • E outras vertentes que podem se tornam necessários dentro da rotina empresarial.

Para que a mensuração desses dados seja uma estratégia de fato prática, é necessário, antes de tudo, que as empresas tenham a total documentação de tudo aquilo que fazem, desde seus gastos até suas aplicações.

A partir disso, será extremamente eficiente todo o processo de mensuração da expectativa e realidade.

Caso os dados e informações não sejam registrados ou de forma equivocada, todo o procedimento ficará comprometido.

Por que produtividade é importante?

Produtividade pode ser vista como a inteligência da produção, o cuidado em garantir que os processos estão sendo feitos da forma mais otimizada. Garantindo em paralelo a qualidade esperada.

Qualquer modelo que fuja disso será um desserviço. Claro que bons números podem ser gerados a partir do mero aumento da produção, mas se a qualidade e a eficiência não estiverem presentes, as chances de prejuízos e mancha na reputação serão bem maiores.

Indicador de qualidade: O que é mais comum?

Não existe somente um indicador relevante. Como falamos acima, esse modelo permite a mensuração de casos diversos, de acordo com o intuito.

Se você deseja fazer uma mensuração de seus indicadores de produtividade, mas não sabe por onde começar.

Abaixo listamos 6 dos mais conhecidos:

  1. Indicadores de qualidade: aqui determina-se se o que está sendo entregue atende ao padrão de qualidade determinado ou esperado pelo cliente;
  2. Indicadores de capacidade: aqui identifica-se o quanto pode ser entregue em determinado espaço de tempo;
  3. Indicadores estratégicos: nesse ponto existe uma comparação dos números que estão sendo entregues em paralelo com os objetivos que a empresa pretende atingir, para verificar ações emergenciais e planos de ação que viabilizarão aquele cenário;
  4. Indicadores de lucratividade: nesse ponto verifica-se se o lucro líquido, que é quando o dinheiro sobra, está acontecendo;
  5. Indicadores de competitividade: esse ponto tem a proposta de permitir a análise do posicionamento que a empresa ocupa em comparação com sua concorrência no mercado;
  6. Indicadores de turnover: esse fator analise a rotatividade de profissionais em uma empresa, e se esse número for alto, indica que problemas precisam ser corrigidos para aumentar a permanência dos colaboradores.

Ainda focando nesse último ponto. É necessário que você compreenda com clareza que são os colaboradores que permitem o crescimento de todos os indicadores. Portanto, manter a sua satisfação no ambiente profissional será essencial para que os bons resultados surjam e se mantenham.

E você, gostou de saber mais sobre indicadores de produtividade? Esperamos que sim, pois essa estratégia será um grande fator para que seu negócio cresça e ganhe cada vez mais destaque dentro do mercado.


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?