Blog
Voltar
Compartilhe

Saiba como a integração de sistemas da NeoAssist vai otimizar a sua operação

Tecnologia e Inovação
calendar 18.10.2017

A crescente necessidade de integração de sistemas de informação deriva de fatores relacionados com a evolução das organizações e das tecnologias. Você está evoluindo a sua operação e a tecnologia dela? Se não, saiba como a NeoAssist pode te ajudar a fazer isso, neste artigo.


A integração de sistemas

Ultimamente é cada vez mais frequente a busca por sistemas que aumentem a produtividade dos colaboradores de diversos departamentos. Porém quando as empresas buscam por sistemas geralmente a integração não é levada em conta. Quando sistemas diferentes estão inseridos na empresa, algumas vezes na mesma área, as chances de incompatibilidade são grandes.

Isso é causado pois cada ferramenta tem particularidades e foram projetadas para atuar em alguns pontos específicos.

Para evitar falhas na comunicação interna e externa o que deve ser feito é a integração dos canais de comunicação e dos sistemas utilizados.

Mas o que é integração de sistemas?

A integração de sistemas é um processo de tecnologias de informação que está voltada ao processo de juntar diferentes sistemas ou componentes dentro de um único sistema.

Essa integração de sistemas de informação é a partilha de informação entre aplicações em rede ou fontes de dados de uma organização. O objetivo é fazer com que sistemas distintos trabalhem juntos para produzir um conjunto unificado de funcionalidades.

Provavelmente essas funcionalidades, sem a integração de sistemas, representem diversas plataformas e podem ser dispersas dentro da tela do seu colaborador.

Isso faz com que os sistemas trabalhem de forma isolada.

Desta forma, cada sistema possui sua própria base de dados tornando o compartilhamento de informações algo complexo e manual. Além disso, há o risco da informação ser inserida diversas vezes nos diferentes sistemas. O que faz com que haja uma redundância na hora de informar a situação dos dados.

Isso também prejudica a vida gerencial. Fica ainda mais difícil compilar as informações para obter respostas e tomadas de decisões assertivas.

Quer saber como estruturar a sua central de atendimento? Então baixe o eBook!

Porque integrar sistemas no atendimento ao cliente?

A integração dos sistemas é a melhor forma de conectar banco de dados, ERP, CRM e outros sistemas que existem na sua empresa.

A integração dessas plataformas possibilita um atendimento rápido, prático e dinâmico. Seja para o operador ou para o consumidor que pretende o atendimento.

O atendimento tem essas características, pois, a integração dos sistemas possibilita ao operador a inclusão de informações que ele precisaria buscar em diversas sistemas, em um lugar só.

A busca por informações

De acordo uma pesquisa da ThinkJar20% do tempo de um atendente é gasto procurando informações.

Se 20% do tempo do seu operador está sendo gasto procurando informações, o atendimento fica mais lento. Para solucionar um problema ou uma dúvida, esse operador precisa navegar por diversas plataformas para achar determinadas respostas.

Além disso, a demora na busca pela resposta faz com que o operador só tenha tempo para solucionar a demanda e não se relacionar com o consumidor.

O gerenciamento prejudicado

No State of Knowledge Management de 2014, o John Ragsdale, da Associação da Indústria de Serviços Tecnológicos, mostrou um quadro decepcionante.

Quando questionados sobre usarem a mesma plataforma de tecnologia para atendentes e clientes, a pesquisa diz;

  • 32% dos entrevistados disseram que usam tecnologias e equipes de gerenciamento totalmente separadas;
  • 40% dos entrevistados disseram que fazer uma boa gestão de compartilhamento de informações, poderia aumentar a produtividade dos funcionários;
  • 33% dos entrevistados disseram que o KM tinha potencial de melhoria de 30% até 50%.

A percepção de que a integração de sistemas pode otimizar uma operação já existe. Mas ainda ela não é uma prática usual entre as empresas, talvez pela dificuldade ou pelo misticismo que existe por trás do tema.

Como a integração de sistemas pode melhorar a sua operação

integração de sistemas otimização

O aumento da agilidade

A integração dos sistema deixa mais dinâmico as atividades dos colaboradores pois o acesso a informações é facilitado.

Com isso a operação se torna mais ágil e os operadores não perderão tempo buscando informações. Tendo em vista que todas as informações que ele possa precisar estarão no mesmo lugar, na mesma tela e na mesma plataforma.

A redução dos erros

Como todos os dados são cruzados e a informação é disponibilizada para os atendentes. Fica muito mais fácil para informar sobre determinadas questões de maneira assertiva.

Dentro da mesma plataforma estarão todos os detalhes do consumidor, assim, o operador consegue enxergar o consumidor como único, transformando o atendimento em uma relação personalizada.

A facilidade em observar e mensurar as atividade

Uma das vantagens mais fundamentais da integração dos sistemas é a facilidade em que o gestor consegue obter relatórios.

Como as informações estão contidas em uma só plataforma, a observação dos resultados e a obtenção dos dados necessários para melhorar a operação é facilmente obtida.

A integração de sistemas da NeoAssist

Com a plataforma de atendimento ao cliente da NeoAssist é possível integrar seus sistemas internos e externos. Com isso, você consegue ter todos os sistemas que você utiliza para se comunicar como o consumidor integrados em uma única interface.

Transacione informações

Seu consumidor não entra em contato com sua empresa só para ser atendido, mas ele deve ser o ponto focal da comunicação. A plataforma da NeoAssist pode integrar todos os sistemas que envolvam ações com os seus consumidores para centralizar os dados de maneira inteligente.

Alimente sistemas externos

A outra via também é possível: utilize a inteligência da plataforma da NeoAssist para alimentar seus sistemas de B.I., CRM’s e ERP’s e semelhantes para uma experiência completa de visão única e 360º de seus clientes em toda a empresa.

Veja a plataforma da NeoAssist em ação 

Quer saber mais? Então fale com um especialista da NeoAssist!

A integração pela satisfação

A integração dos sistemas envolve todos os processos internos e externos e o beneficiário de tudo isso é o seu consumidor. A partir do momento que você possibilita aos atendentes diversas opções para melhorarem o atendimento, o consumidor é quem vai ter essa percepção.

Além de aumentar a satisfação do seu consumidor, você aumentará a satisfação dos seus colaboradores. Com a integração de sistemas é possível fornecer uma jornada de trabalho mais dinâmica e menos estressante. Partindo do principio que haverá uma maior facilidade para lidar com diversas situações adversas.

Integre os sistemas e forneça o melhor para os seus colaboradores e consumidores.


Guia para aumentar a satisfação dos seus clientes

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!