Blog
Voltar
Compartilhe

Marketing de influência: o que é e como pode impactar a sua marca

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 16.8.2017

O que você entende por marketing de influência? Essa é uma discussão atual mas muito importante, afinal hoje as recomendações das pessoas tem um papel mais decisivo do que a uma publicidade tradicional na hora da decisão de compra.

Por conta disso, a galera da Squid fez um guest post no nosso blog a fim de explicar a importância do tema e promover o conteúdo que fizemos.

Uma parceria entre Squid, NeoAssist e Conexorama evidenciando a importância de se atentar ao marketing de influência, ao atendimento ao cliente e ao marketing digital. 


Marketing com influenciadores: o que é e como eles podem impactar a sua marca

A prática da influência existe desde que o mundo é mundo. Em qualquer tipo de relação, uma pessoa pode exercer influência sobre a outra.

Seja na figura do mercador da antiguidade, que criava tendência enquanto viajava vendendo os seus produtos, ou até no seu amigo te dando dicas via whatsapp ou redes sociais de qual produto comprar.

Com a Internet, o antigo “boca a boca” ganhou força e passou a estar presente em todos os lugares, em todos os momentos, e com isso prática do marketing de influência ganhou forma, se fortaleceu e, hoje em dia é amplamente utilizada em múltiplas frentes.

Segundo dados de pesquisa do Google Trends, a busca pela expressão influencer marketing cresceu exponencialmente a partir de meados de 2014.

Mas o que é o marketing de influência?

O marketing de influência consiste em engajar pessoas que sejam referência em assuntos e segmentos específicos (ex. Viagem, comida, lifestyle, esportes), no meio online, para que compartilhem experiências e mensagens das marcas com seus seguidores.

A prática da influência tem um objetivo simples: persuadir a audiência e inspirá-la a tomar uma determinada ação – como comprar algo, comentar em uma publicação, engajar com uma marca entre outros.

E quem são os influenciadores digitais? Eles se destacam por possuírem 3 características principais:

  • Alcance: quantas pessoas eles conseguem atingir;
  • Autenticidade: domínio e propriedade no assuntos que estão compartilhando
  • Engajamento: quanto de fato eles engajam sua base de seguidores

Entendido isso, podemos dividir os influenciadores em grupos , mas os que mais têm se destacado recentemente nas ações de marketing são os micro influenciadores.

Os micro influenciadores

Os micro influenciadores são pessoas que possuem em média 5 mil a 100 mil seguidores nas redes sociais. E mais importante, são indivíduos especializados em uma determinada vertical ou assunto, que engajam e influenciam muito seus seguidores pela autenticidade e credibilidade que passam.

Por mais que possa soar estranho uma pessoa com uma quantidade relativamente baixa de seguidores ser tão eficaz, os dados comprovam:

A fórmula para entender isso é simples: quanto maior for a base de seguidores de um influenciador, menor será sua taxa de engajamento.

Os influenciadores no Instagram com 10 mil a 100 mil seguidores, por exemplo, tem uma taxa de engajamento média de 2,4%, enquanto os que têm entre 1 milhão e 10 milhões possuem uma taxa de engajamento média de 1,7%.

A relação de investimento a ser aplicada também fica clara comparando os perfis, mas uma dúvida surgirá: usar celebridade para fazer um post sobre o seu produto ou usar um exército de micro influenciadores, qual a melhor estratégia para a sua marca?

Pensando nas três palavras que dissemos acima (alcance, autenticidade e engajamento), nós conseguimos tirar algumas conclusões para te ajudar a tirar suas dúvidas.

A primeira delas é que o alcance do micro influenciador é menor do que o da celebridade.

Embora possa parecer ruim, é importante ressaltar que o público do micro é muito mais segmentado, ou seja, isso vai refletir diretamente na segunda conclusão, que aborda justamente o engajamento.

Os micro influenciadores, tanto pelo conteúdo quanto pelo tamanho da audiência, são muito mais autênticos e geram muito mais engajamento em suas postagens.

Isso se deve ao fato de que as celebridades já são taxadas de outdoors digitais, ou seja, as informações são recebidas com mais desconfiança pelo público geral.

E como os influenciadores podem afetar a minha marca?

Quando falamos sobre o poder de influência, isso impacta na opinião de que alguém tem sobre determinado produto ou marca. E quando falamos em opinião, temos só duas opções: a boa e a ruim.

No final das contas, os influenciadores podem falar bem ou mal da sua marca, e você precisa fazer com que eles falem bem, é claro!

Para ilustrar um pouco melhor as repercussões, temos alguns exemplos.

A positiva envolve um caso recente e que reflete o como um influenciador e um bom atendimento podem ser benéficos para o seu negócio, como o caso restaurante o Paris 6.

A negativa envolve o como um mau atendimento pode afetar o seu negócio. Afinal, você se lembra da Judite?

Veja os casos abaixo:

Paris 6 

Resumidamente, uma jovem tentava chegar ao restaurante mas acabou sendo arrastada pela enchente em frente ao Paris 6. Como de costume, essa imagem viralizou, foi satirizada e teve uma repercussão enorme.

Porém, pouco tempo depois, o sócio fundador do Paris 6 se manifestou através do Facebook e disse que a jovem ganharia uma “noite da Estrela”, e com isso, a publicação alcançou quase 170 mil compartilhamentos.

Em resposta a isso, a jovem publicou o seguinte:

“A sensibilidade do Isaac – proprietário do Paris 6 -, e os milhares de comentários que se seguiram após sua postagem, diminuíram minha angústia. Parabéns pela atitude, Paris 6, Isaac e toda a equipe que trabalha com você, especialmente ao manobrista que gentilmente me segurou”.

Os desdobramentos dessa abordagem foram enormes e diversos, mas a conclusão foi unânime: o restaurante se preocupou com uma cliente que se acidentou, respondeu de forma ágil nas redes sociais e aproveitou a viralização do assunto para tomar frente de uma situação ruim e que estava sob os holofotes.

A ideia de tudo isso não foi se aproveitar de uma situação e tirar vantagem em proveito próprio, mas sim mostrar que uma empresa é composta por pessoas e que lidam com as situações de forma humana.

Tim

Você se lembra da Judite?

Para refrescar um pouco a memória, você pode assistir ao vídeo.

Apesar de não ser um micro influenciador, a crítica do Fábio Porchat ao atendimento que a Tim ofereceu para ele foi enorme e negativa.

E não precisamos ir muito além para pensarmos em outro exemplo. O próprio Fábio Porchat já criou uma outra sátira envolvendo atendimento (o caso do Spoleto).

Levando em conta essa capacidade de disseminação e o engajamento que um micro influenciador tem, creio que você já tenha imaginado uma das razões do porquê ter um bom atendimento.

Mas não é só isso

Muito além do medo de uma repercussão negativa em cima do seu atendimento, é importante pensar que ele vai ser a impressão que a sua marca vai passar para os seus clientes.

O atendimento deve ser positivo independente do medo da repercussão que ele pode causar. Tratar de forma humana e se preocupar com o seu cliente, quem quer que ele seja, é fundamental para que o seu negócio seja bem avaliado.

E é importante frisar: apesar de existirem milhares de influenciadores, a Internet permite que qualquer pessoa exponha as suas opiniões. Resta você decidir de qual lado você quer ficar.

Acesse nossos materiais educativos

558 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!