SAC - Multicanal x Omnichannel

O atendimento multicanal está morto – e eu vou te contar o porquê.

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O atendimento multicanal morreu faz um tempo e, se eu sou o primeiro a te dar essa notícia, preocupe-se: é hora de correr atrás do futuro. É hora do atendimento omnichannel.


SAC - Multicanal x Omnichannel

Você está atendendo seu cliente como ele espera? Se for com uma estratégia de atendimento multicanal, talvez tenha que reconsiderar.

A estratégia de atendimento multicanal já é coisa do passado! É sério. Oferecer atendimento que funcione apenas separadamente por chat, e-mail, telefone, redes sociais, mobile, presencial, etc… já morreu. Para mim, está tão no passado quanto o atendimento por carta.

Você deve estar achando que isso é piada, né? Calma. Eu explico.

Qual o perfil de atendimento da sua empresa?

Um negócio chamado Internet

As empresas sempre se movimentaram como quiseram, impondo seus padrões e regras, de acordo com a sua própria vontade. Até que apareceu um negócio chamado Internet. E, junto com a Internet, o conceito de colaboração e redes sociais. De repente, as empresas se viram nuas perante seus clientes, seus prospects, concorrentes e outros agentes do mercado.

É preciso mudar

Algumas empresas entenderam que precisavam mudar e se adaptar à nova realidade. Perceberam que aquela relação onde o poder estava quase que exclusivamente em suas mãos, estava se esfarelando.

Essas empresas se adaptaram e sobreviveram.

E quem ficou para trás?

Mas, e se pensarmos nas que continuaram achando que tinham o poder total e que poderiam impor suas regras, independentemente da vontade do consumidor? Quantas delas ainda existem?

Segundo um levantamento feito por Teresa Novellino, editora da Upstart Business Journal, 52% das empresas listadas na Top 500 Fortune em 2000, não existem mais em 2015. Segundo a autora, 30% dessas por culpa exclusiva da empresa que insiste em não mudar seu modelo de negócios ou serviço.

Mas o que isso tem a ver com o fim da estratégia de atendimento multicanal?

Enquanto muitas empresas estão ainda entrando na onda de disponibilizar diversos canais de atendimento, seus clientes já estão anos-luz à frente, exigindo que o atendimento seja omnichannel. Um único canal, uma única experiência, com todas as possibilidades.

E você pode identificar a principal diferença entre os dois métodos aqui: enquanto uma estratégia multicanal oferece diversos pontos de contato que não convergem, a estratégia omnichannel une todos em uma única interface para o operador, uma única experiência para o consumidor e uma única visão das empresas sobre esse processo.

O atendimento multicanal existe há anos. Não é novidade para o mercado, nem para o consumidor. E muitas empresas ainda se vangloriam de disponibilizar diversos canais, mas por serem vários funcionando de maneira separada, não conseguem entrar no contexto necessário.

O cliente quer mais

Ele não quer mais ter só a possibilidade de falar por vários canais. Ele quer ter a possibilidade de manter o mesmo relacionamento (e, consequentemente, o mesmo protocolo) em todos os canais possíveis e imaginários. O cliente quer iniciar uma conversa pelo chat e terminar pelo telefone. Quer fazer uma reclamação no Facebook e receber uma ligação ativa, na sequência, no mesmo momento. Ele quer uma experiência integrada e não sentir a transferência de canais, que seja tão fluida quanto as demais atividades de sua vida, online ou offline.

Ele exige ter a mesma experiência de relacionamento, não importa o canal acessado. Ele não quer mais barreiras quando precisa trocar de canal, seja por exigência própria, técnica ou da empresa.

Você precisa levar seu SAC para o século 21 e atender as demandas deste consumidor.

Um exemplo:

Como consumidor, quantas vezes não iniciamos um atendimento pelo chat com uma empresa e determinado procedimento desejado não pode ser concluído devido ao canal escolhido? Nos forçando a iniciar o processo em novo canal, do zero?

Conclusão

Chega! Está decretado o fim da barreira de canais. E quem está decretando não sou eu, é o seu cliente!

Foi-se o tempo que disponibilizar canais independentes de atendimento era motivo de orgulho. Foi-se o tempo que enviar cartas era o único meio de se comunicar com a empresa.

O cliente exige o fim das barreiras e você precisa estar preparado para isso. Nós estamos! Venha conhecer a única plataforma omnichannel de atendimento do mundo aqui na NeoAssist. Acredite: seu cliente vai gostar. Ele já é omnichannel.


Você já parou para pensar sobre o que faz um atendimento ser excelente? O que de fato aproxima empresas e consumidores?

A verdade é que o atendimento ainda é ruim e os consumidores ainda enfrentam diversas barreiras para ter relacionamentos duradouros e sólidos com as empresas das quais adquirem produtos e serviços. Como quebrar essas barreiras?

Pensando nesses questionamentos, a NeoAssist desenvolveu um eBook contextualizando esses problemas para ensinar 5 táticas matadoras de atendimento ao cliente que, muito mais que melhorar os números da sua central de relacionamento, vão te ajudar a gerar mais receita e perder menos clientes.

5 Táticas de Atendimento ao Cliente para Vender Mais


converse-com-um-consultor-2

Deixar Comentário - Atendimento ao Cliente

Um Comentário

  1. […] No entanto, como estamos cruzando dados aqui, vamos apresentar este consumidor como global, digital e omnichannel, substituindo o multicanal. E se você quiser saber porque estamos fazendo isso, leia este artigo sobre a morte das estratégias de atendimento multicanal. […]

Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?