o-que-é-atendimento-ao-cliente

O que é atendimento ao cliente?

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Parece uma pergunta ridícula. Mas pare e pense: você consegue explicar em poucas palavras o que é Atendimento ao cliente? Se você souber uma resposta exata e tiver certeza disso, pule direto para os comentários e deixe sua opinião. Mas se você também acredita que é um conceito conflitante e confuso, leia este artigo até o fim.


o-que-é-atendimento-ao-cliente

 

Algumas das principais dúvidas com quem trabalha diretamente com o consumidor é o que é atendimento ao cliente de fato.

Esse termo é muito extenso e significa muita coisa. Por isso, vamos explicar de forma detalhada cada uma das característica deste serviço extremamente essencial em toda e qualquer empresa.

Antes de começar as explicações sobre o que é atendimento ao cliente é preciso definir as duas palavras que completam este termo. A primeira é o atender.

Essa expressão quer dizer dar ou prestar atenção, estar atento, saber, dar audiência, deferir, cuidar de, ter em vista, tomar em consideração, esperar, servir, escutar e responder, sentenciar.

Muitos sinônimos para uma palavra só, não é mesmo?! E todos eles têm tudo a ver com o assunto que vamos falar aqui.

Já cliente é uma palavra com menos significados, mas com muita importância. É um indivíduo que confia os seus interesses a alguém, um verdadeiro consumidor de produtos e serviços.

Ao juntar os dois termos temos o que procuramos.

Afinal de contas, o que é atendimento ao cliente?

A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo. É você dar atenção, estar atento, saber sobre, deferir, cuidar, ter em vista, tomar em consideração, esperar, servir, escutar, responder, sentenciar o seu consumidor.

Resumindo, é trabalhar para que o cliente esteja sempre satisfeito com o produto e serviço que você disponibiliza para ele.

Por isso, você deve sempre respeitar todos os conceitos da palavra atender. Tudo está completamente ligado com o relacionamento que vai ter com o consumidor da sua empresa.

Passo a passo sobre o que é atendimento ao cliente

o que é atendimento ao cliente passo a passo

É preciso dar atenção ao cliente

Ele tem que sentir que a empresa, o atendente, o vendedor, ou seja lá quem for, se importa com ele. Que ele é uma pessoa especial e é um prazer ter um consumidor como ele.

Ao mesmo tempo, você precisa estar atento a tudo que ele olha, procura, lê, interage, gosta e que também não gosta. Assim, vai poder oferecer os produtos que têm a cara dele, o que facilita na hora da compra.

Você precisa conhecer o seu cliente

As características, hobbies, no que trabalha, se é casado ou não, a orientação sexual, classe social, etnia e tudo que for possível. Quanto mais informações tiver dele, melhor para conseguir atender com a qualidade necessária.

Sem dar audiência, não tem como manter uma clientela fiel.

Quanto mais sentido o consumidor tiver em consumir os seus produtos e serviços, mais próximo da sua empresa ele vai estar. Por isso, mostre que ele é importante, dê o devido valor ao seu cliente.


consumidor 3.0

Deferir é o mesmo que concordar

Já ouviu aquele ditado que ‘o cliente tem sempre razão’?

Pois é, exatamente isso que esse significado de atender quer dizer. O consumidor deve ser atendido de uma forma que ele saiba que está certo, sempre, em qualquer situação.

É preciso que você cuide do seu cliente para que ele se mantenha fiel à sua empresa. Não tem como pensar sobre o que é atendimento ao cliente se ele é tratado de forma desleixada, sem prestar muita atenção no que deseja e no que necessita. Fique atento.

Quanto mais você conhece o seu cliente, mais tem em vista o que ele deseja

o que é atendimento ao cliente conhecer

Quase que vira uma atitude automática por parte da sua empresa. Já chegou em alguma loja que tem costume de ir e o vendedor te entrega exatamente o que você quer, sem fazer nenhuma pergunta?! Isso é atendimento de excelência.

A parte de tomar em consideração é aquela que diz sobre a sua relação com o seu cliente.

Você precisa tratá-lo como um amigo, uma pessoa querida, alguém que você quer bem. Nunca como aquele chato que você não aguenta mais ver e passa longe quando avista na rua.

É preciso saber esperar

Esperar é um elemento básico no ensinamento sobre o que é atendimento ao cliente.

É preciso saber a hora certa de agir, para evitar constrangimentos e ansiedades desnecessárias.

Não seja aquele vendedor chato que o consumidor mal entra na loja e já tem um carrapato encostado no cangote dele, perguntando o que deseja. Saiba fazer as coisas no momento correto.

O atendente foi feito para servir o cliente da melhor forma possível

É necessário que o consumidor sinta que o profissional está fazendo de tudo para resolver o problema dele. Quanto mais verdadeiro e simpático parecer, melhor para você e sua empresa.

Escutar para depois responder é uma regrinha básica que a gente aprende dentro de casa, na escola e na vida. Porém, quase nunca fazemos da forma correta. Mas no atendimento ao cliente seguir essa lei é extremamente necessário.

Não corte seu consumidor no meio de uma fala, deixe que ele explique tudo que quer, não tente adivinhar, escute para depois responder.

Por fim, o que é atendimento ao cliente sem uma sentença bem feita?!

O sentenciar é simplesmente vender o que o seu consumidor de fato quer. É provar para ele por a mais b que aquele produto ou serviço é exatamente o que ele precisa.

Se conseguir passar por todas essas fases. Parabéns. Você sabe de fato o que é atendimento ao cliente. E o melhor. Faz com excelência.

O que é atendimento ao cliente com excelência

o que é atendimento de excelência

Passar por todos esses caminhos até chegar à sentença pode demorar meses, ou uma conversa de dez minutos.

Muitos desses significados de o que é atendimento ao cliente são resolvidos dentro de uma mesma parte do relacionamento. Quanto mais rápido for a resolução do problema, melhor para a sua empresa e os seus lucros.

O atendimento transforma a vida econômica da sua empresa. Acredite e invista nisso, porque é uma verdade mais que real.

É só perguntar para as empresas que investem nessa área de forma eficaz. Os resultados delas melhoraram consideravelmente.

A própria Neoassist tem vários exemplos de clientes que aumentaram os seus lucros exponencialmente por conta de um atendimento de qualidade e diferenciado.

Não fique para trás. A dica principal é essa.

As estratégias sobre o que é atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente de fato deve prezar por três áreas muito estratégicas. No momento da compra, na conquista de novos clientes e na fidelização dos antigos.

Todos nós sabemos o quanto o mundo está globalizado e com o advento da internet e concorrência ganhou contornos mundiais.

Hoje você pode comprar na esquina da sua casa ou na China. Pouco importa. Todos os produtos vão chegar até você.

Por isso, é preciso investir em diferenciais para fazer com que o cliente consuma na sua empresa. E se ele chegou a entrar na sua loja, seja física ou virtual, é seu dever fazer com que ele saia de lá somente após consumir alguma coisa.

A forma mais prática de conseguir isso é a partir de um atendimento de excelência.

São diversos aspectos que vão interferir na compra do seu novo cliente.

O primeiro a se saber sobre o que é atendimento ao cliente neste sentido é o ambiente do local de compra

Seja o design e a programação do site, ou a vitrine da loja, tudo deve ser feito de maneira muito organizada e objetiva.

O bonito vende, mas o prático liquida. Por isso, pense em algo que vai fazer com que o seu consumidor sinta facilidade, inteligibilidade, praticidade na hora de comprar.

A disposição

Cortesia, simpatia, sorrisos, bem estar, alegria, auxílio, tratar bem. Tudo isso é sinônimo de um atendimento eficiente. Sua empresa precisa de uma equipe que saiba cuidar dos consumidores.

Tanto o seu site, quanto a sua equipe de vendas precisa dominar todas as informações sobre a empresa, os produtos e serviços disponibilizados.

Quanto mais conhecimento tiver a disposição do cliente, melhor para ele se sentir confiável.

A credibilidade e a autoridade do seu negócio dependem do conhecimento que você demonstra ter. Por isso, o marketing de conteúdo é extremamente importante em relações virtuais e até mesmo fora da internet.

Novamente, é preciso saber ouvir

O principal, que já foi dito na primeira parte do texto, é saber ouvir. Os clientes são as pessoas que mais sabem sobre o produto e serviço que querem comprar. Fique atento a isso.

Invista em boas e diversas condições de pagamento. É essencial para atrair os mais diversos públicos ao seu empreendimento.

Por fim, agradeça o cliente pela compra, diga um volte sempre e mantenha contato com ele para futuros negócios. Fidelizar é muito importante. E esse é o nosso próximo ponto.

Fidelizando o seu cliente

A partir da primeira compra, você vai poder fidelizar o seu cliente. Isso com muita luta e persistência.

Venda um produto nota 10, ultrapasse as expectativas do seu público, conheça os seus concorrentes e seja melhor do que eles, crie uma central de atendimento completa para facilitar e tornar o seu trabalho eficiente.

Seja organizado, simplifique, invista na identidade visual e no conteúdo, divulgue seus produtos de forma correta, faça convênios, alianças, acordos com outras empresas de ramo parecido, promoções e brindes são sempre bem vindos.

Não se esqueça da sua equipe. Ela precisa ser valorizada, com reajustes salariais, folgas, férias, viagens, festas, participação nos lucros, comissões e outras vantagens.

Coloque em prática

Depois disso tudo, já deu para saber o que é atendimento ao cliente. Basta agora você botar tudo isso em prática e fazer do seu negócio um empreendimento de sucesso.


como-aumentar-a-satisfacao-dos-clientes

Deixar Comentário - Atendimento ao Cliente

 

Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?