o que é experiência do cliente

Por que é preciso fornecer uma experiência relevante ao cliente?

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje, muitas empresas precisam focar em entregar valor nas relações entre cliente e empresa, pois é isso que fazem os consumidores modernos continuarem comprando. Porém, para isso é preciso entregar uma experiência valiosa para o bem maior das empresa. Entretanto, o que é experiência do cliente? Descubra mais neste artigo.


o que é experiência do cliente

Saiba tudo sobre o que é experiência do cliente

É comum o consumidor entrar em uma loja e gostar do preço de uma mercadoria. Porém, o vendedor mostrou um certo descaso e não ofereceu um atendimento de boa qualidade.

Nesse caso, o cliente se sente desvalorizado e desiste de fazer a compra. Portanto, para evitar que isso aconteça, é fundamental toda a equipe entender o que é experiência do cliente e como ela impacta no mundo corporativo.

Se as empresas não valorizarem o bom relacionamento com o cliente, correm o sério risco de perder espaço para a concorrência e não terem condições de se manterem competitivas. Sendo obrigadas até a fechar as portas.

Neste artigo, enfatizaremos fatores que ajudarão o seu negócio a proporcionar momentos de interação positivos com os clientes. Confira!

Entenda como ter foco no relacionamento com o cliente

Para aperfeiçoar a comunicação com o consumidor, muitas empresas estão adotando sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse recurso permite registrar as demandas e os históricos de atendimento.

Portanto, é possível ter uma abordagem mais direta com o usuário, evitando, por exemplo, a repetição de perguntas relacionadas com a situação vivenciada. A medida faz com que haja um direcionamento para as necessidades dos clientes em vez de ter como foco somente o interesse da corporação.

Vivenciar o que é experiência do cliente é um diferencial muito importante no mundo dos negócios. Por isso, utilize métodos que facilitem a compreensão de como o consumidor deseja ser atendido. Do contrário, haverá dificuldades em concretizar vendas e de alcançar um crescimento sustentável.

Veja o que é preciso para proporcionar aos clientes uma boa experiência

O primeiro passo para conquistar a confiança dos clientes é o planejamento do que será feito para conciliar uma estratégia eficiente de marketing com um atendimento de alto nível em todos os canais.

Não adianta nada fazer uma bela propaganda para divulgar um novo serviço, se o vendedor não mostrar segurança para evidenciar os benefícios que a inovação pode proporcionar. As empresas devem ter como meta inicial convencer os colaboradores de que as ações a serem efetivadas são o melhor caminho a ser seguido.

Em outras palavras, é necessário evangelizar o público interno para ele estar engajado e expor, com confiança, tranquilidade e simpatia, como os produtos e serviços podem ser úteis no cotidiano dos clientes.

Mapeamento da jornada

Outra iniciativa fundamental para ter mais sucesso é mapear a jornada do consumidor. Essa ação consiste em verificar a trajetória percorrida pelo usuário até concretizar a compra. Além disso, permite que a empresa veja os melhores investimentos a serem feitos em comunicação externa para expandir as vendas.

Por exemplo, uma empresa tem um belo site e utiliza as redes sociais de maneira criativa e inteligente. Contudo, os clientes adquirem, com mais frequência, os produtos na loja física e prefere ficar informado sobre as promoções por meio da mídia tradicional.

Nesse caso, a companhia deve ter um maior investimento nos veículos mais utilizados pelos consumidores. Ao ter uma noção da jornada dos clientes, é viável ter não apenas ações de comunicação mais efetivas, mas também uma estratégia de atendimento que valorize as particularidades dos usuários.

Com o mapeamento sobre o que é experiência do cliente, fica mais fácil saber qual a linguagem mais adequada para convencer um consumidor. Um bom atendente deve ser treinado e ter bom senso para identificar como se comunicar com os clientes.

Valorize o atendimento omnichannel

Não é mais novidade que existem vários caminhos para a jornada da compra. Por isso, é crucial ter uma noção exata sobre o que é experiência do cliente para haver uma interação de alto nível com os usuários em todos os canais.

Hoje, as companhias sabem que o atendimento omnichannel não é apenas uma tendência, mas uma realidade que precisa ser cada vez mais bem administrada. Afinal, é preciso usar todos os recursos possíveis para mostrar ao consumidor que investir no seu negócio vale a pena.

ma operadora de TV a cabo, por exemplo, lança um anúncio em um jornal de grande circulação informando que fará pacotes especiais durante a Black Friday. Nesse caso, a equipe que atua nas redes sociais deve estar atenta para tirar todas as dúvidas dos consumidores.

Se houver uma demora muito grande para a resposta ou o conteúdo não for devidamente assimilado pelo cliente em potencial, a empresa terá um sério risco de não alcançar os resultados desejados com a promoção.

Em uma sociedade em que o acesso a informação é cada vez mais ágil. As companhias precisam adotar um padrão de atendimento em todos os canais de interação. É indicado também qualificar os envolvidos no contato direto com o público-alvo para compreenderem os objetivos da corporação.

Essa articulação entre os pontos de contato é indispensável para oferecer aos usuários um atendimento especial e diferenciado. Quando uma empresa faz essa atividade com maestria, as chances de elevar as vendas são bem maiores.

Verifique os feedbacks para avaliar o que é experiência do cliente

Ter uma mentalidade de atendimento omnichannel é um passo valioso para alcançar o sucesso. Porém, é uma grande ingenuidade achar que vai agradar a todos. A recomendação é estar preparado para os feedbacks negativos dos clientes.

Mesmo que a maioria das reclamações dos usuários não tenha fundamento. É válido abrir um espaço para eles apresentarem o ponto de vista sobre um produto ou serviço. Essa ação deve estar disponível em todos os canais.

O importante é oferecer ao consumidor a oportunidade de ele contribuir para o seu negócio. Por qualquer plataforma de comunicação que ele considerar mais adequada. Tão importante quanto estar aberto às exposições dos clientes é contar com uma equipe dedicada a analisá-las com atenção e profissionalismo.

As reclamações e sugestões do público devem ser vistas como instrumentos para verificar oportunidades de melhoria. Se essa mentalidade for adotada pelos colaboradores, será mais simples contornar eventuais problemas e estreitar o relacionamento. Fatores primordiais para a fidelização.

Não há como uma empresa se manter forte no mercado, caso não se preocupe constantemente em avaliar o que é experiência do cliente.  Essa iniciativa é vital para conhecer novas tendências e analisar como inovar e agir para manter os consumidores apaixonados pela marca.

Se gostou deste post ou tem dúvidas sobre como melhorar a experiência com os consumidores, deixe o seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo a ter uma performance notável!


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?