Blog
Voltar
Compartilhe

O que realmente importa para ser admirado?

Neo
calendar 25.5.2016

O que faz um líder ser admirado? Hierarquia, acúmulo de riqueza e qualificações técnicas têm sido cada vez mais detalhes engolidos pelo perfil cultural e caráter de líderes. Nesta pequena pesquisa que fiz em meu círculo profissional, pude comprovar alguns dos valores que mais importam para os profissionais.


Liderança e Admiração

Quais fatores fazem um líder ser admirado?

Mês passado eu disparei uma mini pesquisa para meu círculo profissional. Haviam apenas três perguntas:

1) “Quem foi a melhor pessoa que você já trabalhou?”;

2) “Descreva ela”, e;

3) “Porque você considera esta pessoa a melhor?” (quais as qualidades, atributos, o que você admirava…)

Fiz isso simplesmente por curiosidade e para entender de maneira um pouco mais estruturada quais são os pontos em comum de profissionais admirados e, se de alguma maneira eu concordaria com isso ou mesmo se estou no caminho certo.

Li todas as respostas e fiz questão separar em tópicos os pontos mais falados a fim de categorizar e entender, de fato, o que havia me proposto quando disparei a survey.

Inúmeros fatos me chamaram a atenção, mas abaixo relato as coisas mais interessantes que entendi nesta brincadeira.

O que mais importa é atitude e comportamento

Quase ninguém comentou sobre algum conhecimento técnico ou específico.

As pessoas parecem se preocupar muito mais com a capacidade de se relacionar e situações corriqueiras do dia-a-dia do que se determinada pessoa é poliglota, domina o Excel ou programa em 124142 linguagens diferentes.

Pessoas admiram seus líderes

Todas as respostas descreveram algum líder direto.

O papel de liderar já faz com que as pessoas lhe olhem com expectativas claras, elas querem aprender a serem líderes. Ser líder é ser modelo automaticamente.

Saber escutar

Um ponto que me chamou muito a atenção foi que grande parte das descrições relatava de alguma maneira a importância e o quanto saber escutar é marcante.

Provavelmente por fazer com que, independente da subordinação, as pessoas se sintam valorizadas em ter esta abertura.

Transparência e feedback contínuo e frequente

As pessoas parecem se conectar quando se sentem “cuidadas”.

O feedback contínuo e bem embasado demonstra carinho e a maioria das pessoas relatavam a importância da transparência e sinceridade neste processo, pois de alguma maneira trouxeram fatos marcantes que foram descritos sobre alguma situação específica.

Parecem estar a frente da sua geração

Indivíduos parecem se inspirar muito com pessoas que pensam diferente e demonstram soluções criativas e não usuais. Houveram inúmeras respostas falando exatamente frases como “parece estar muito a frente do seu tempo”.

A grande maioria tinha milestones tangíveis

A grande maioria das descrições mostrava algum tipo de milestone/entrega marcante (estruturou a operação de desenvolvimento do zero / comandava a business unit que apresentava a maior margem operacional / foi por muito tempo o gerente mais bem avaliado…).

O que ficou de fora

É legal frisar que ninguém relatou ou enfatizou a importância hierárquica ou acúmulo de riqueza e que um número considerável de respostas deixava nítido que grandes líderes acabam sendo admirado também por compartilhar histórias pessoais e dar abertura para tal.

Conclusão

No final de tudo, na visão desta pesquisa, o que mais importa é de fato quem somos e como agimos e não o que sabemos e, que quanto mais ambiciosos, sedentos por conhecimento e com uma capacidade surreal de relacionamento interpessoal, mais marcante seremos.

Seu time provavelmente vai se importar e lembrar mais da sua palavra do que suas macros no Excel.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!