Blog
Voltar
Compartilhe

Pesquisa de satisfação do cliente: aprenda a medir a satisfação do seu público

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 15.6.2021

Entender o que o cliente pensa sobre o atendimento da sua empresa é um passo importante para que você possa aperfeiçoá-lo. 

Por meio da opinião do consumidor, uma empresa é capaz de identificar pontos positivos e negativos em diversos setores. Dessa forma, é possível traçar estratégias que aumentarão a receita da organização e deixarão o cliente cada vez mais satisfeito. 

Assim, entenda mais sobre esse importante método neste artigo!

O que é a pesquisa de satisfação do cliente?

Provavelmente você já participou de uma pesquisa de satisfação e nem precisou sair de casa para isso. Muitas organizações têm o costume de utilizar aplicativos e sites para realizar perguntas simples ao final do atendimento, a fim de entender o que o consumidor achou da sua experiência com a empresa. 

Isso é a pesquisa de satisfação do cliente: algo simples, rápido e que dá à empresa um norte sobre a sua relação com o consumidor.

Além da eficiência do atendimento, a pesquisa mede também a qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Ao coletar esses dados o gestor de atendimento ao cliente consegue realizar análises assertivas. Ou seja, isso permite a otimização das práticas da instituição voltadas aos consumidores, sendo determinante para melhorar o brand experience.

Para que a empresa consiga extrair dados e informações ainda mais completos e efetivos, é interessante que as pesquisas de satisfação sejam aplicadas em todos os ramos de interação com o cliente, desde o call center ao contact center, dependendo das estratégias que a companhia usa para se relacionar com o seu público. 

O Net Promoter Score (NPS) na pesquisa de satisfação do cliente

O NPS é um indicador que pode trazer informações importantes para a empresa no momento da análise da pesquisa de satisfação. 

Pesquisa de satisfação do cliente: aprenda a medir a satisfação do seu público

Ele é calculado por meio de uma pergunta muito simples feita ao cliente ao final do atendimento: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo?”.

Assim, a partir dessa despretensiosa pergunta é possível dividir os clientes em três grupos diferentes: detratores, neutros e promotores.

  • Clientes detratores: avaliações de 0 a 6. Esses clientes estão insatisfeitos com a experiência de marca e, muito possivelmente, irão levar uma imagem negativa da sua empresa para outras pessoas.
  • Clientes neutros: avaliações de 7 a 8. São clientes indiferentes e só compram os produtos e serviços da empresa quando necessário. 
  • Clientes promotores: avaliações de 9 a 10. Eles são embaixadores naturais do seu negócio e promovem sua empresa de forma orgânica. Normalmente também dão sugestões de melhorias e são fidelizados.

Assim, entendendo a opinião do cliente, a empresa que baseia a sua pesquisa no NPS deve sempre buscar ter um número maior de clientes promotores do que de neutros e detratores. 

Objetivo da pesquisa de satisfação do cliente

Em suma, a pesquisa de satisfação do cliente não serve apenas para melhorar o atendimento da empresa. Ela é capaz de analisar e trazer melhorias internas em todos os diferentes setores. Ou seja, também possibilita à instituição se tornar mais competitiva. 

Então, nesse contexto, percebe-se que os principais objetivos de uma pesquisa de satisfação são:

  1. Conhecer o perfil do cliente;
  2. Consolidar a reputação da marca;
  3. Evitar estratégias prejudiciais à empresa;
  4. Humanizar o atendimento.

Quando devo aplicar a pesquisa de satisfação do cliente?

Muito provavelmente, em um atendimento por telefone, o atendente, ao final da ligação, solicitou que você permanecesse na linha para avaliar como foi o contato, certo? 

Pois bem, o momento mais apropriado para realizar a pesquisa de satisfação é logo após o atendimento. Entretanto, ainda é possível realizá-la em um determinado período após o último contato do consumidor com a empresa. Ademais, essa pesquisa também pode ser feita periodicamente, a fim de analisar a impressão do cliente a respeito do pós-venda. 

Quando se trata de negócios online, a pesquisa pode também ser efetuada durante a utilização do serviço, assim como os aplicativos que solicitam avaliações quando você já está o utilizando por um determinado período. 

Modelos utilizados para medir a satisfação do cliente

Além do NPS, outros modelos também são interessantes para medir a satisfação do cliente, por exemplo: 

Customer Effort Score 

O nível de esforço do cliente é uma métrica que, por meio de um número simples, possibilita medir o esforço que o cliente teve para utilizar o seu produto ou serviço. 

É importante que o produto ou serviço cumpra o seu dever com o cliente. Portanto, ao utilizá-lo, o consumidor deve conseguir suprir suas necessidades, vivenciando uma boa experiência. 

Lembre-se: o cliente que se desgastou para utilizar um serviço ou foi mal atendido pelos vendedores não retornará!

Customer Satisfaction Score

Medir o nível de satisfação é muito simples. Geralmente o cliente avalia o atendimento ou serviço dando uma nota de 0 a 5 pontos. 

Outras empresas preferem traduzir esses pontos para um modelo mais visual, por exemplo:

  • Muito insatisfeito;
  • Insatisfeito;
  • Indiferente;
  • Satisfeito;
  • Muito satisfeito. 

Expectativa x Chance de repetir a compra

Como o seu produto ou serviço deve suprir as expectativas do cliente, então, é interessante perguntar ao próprio consumidor se ele acha que isso ocorreu. 

Por exemplo: “Em uma escala de 0 a 5, o quanto o nosso produto supriu suas expectativas?”.

Assim, você pode fazer a mesma pergunta para entender qual a chance do cliente repetir a compra ou indicar aquela empresa a um amigo.  

Um outro meio de medir a satisfação do cliente

Da mesma forma, existem também outros métodos interessantes de se medir a satisfação do cliente e um deles é a avaliação por cliente oculto.

O cliente oculto é uma pessoa comum, com o mesmo perfil socioeconômico dos seus consumidores, que tem como objetivo realizar uma visita anônima à sua loja e descrever como foi a sua experiência.

Isso ajuda a empresa a entender a visão do próprio cliente sobre a sua marca e permite criar estratégias para melhorar o relacionamento. Consequentemente, a instituição será capaz de adotar estratégias mais eficazes, que visem consolidar sua reputação no mercado e torná-la ainda mais competitiva.

Para entender mais sobre esse método, consulte o Instituto OPUS, empresa especializada em avaliações por cliente oculto!

Esse artigo foi escrito pelo Instituto Opus.

Táticas Matadoras de Atendimento ao Cliente

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!