Blog
Voltar
Compartilhe

Posicionamento de marca: entenda como essa estratégia é fundamental para o seu negócio

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 6.11.2018

Ter um posicionamento de marca bem estabelecido pode ser um grande diferencial para as empresas. Portanto, entender como transmitir sua mensagem e criar uma identidade impactante são os primeiros passos para definir seu lugar no mercado.

Descubra quais elementos são fundamentais para destacar sua marca e fazer com que o público a veja como algo relevante a ser consumido.

A imagem mostra diversos personagens feitos em giz. Nela um homem destaca um pequeno grupo com um círculo vermelho.

Afinal, o que é posicionamento de marca?

Sabe quando você pensa em um serviço, produto ou estilo, e em segundos uma marca surge em sua mente? Isso é posicionamento. É a capacidade que uma empresa tem de se conectar aos consumidores através de sua influência.  

Um slogan, uma logomarca, uma propaganda e a qualidade do atendimento omnichannel são exemplos que envolvem a posição de uma empresa no mercado. Se o usuário associar esses itens de forma positiva a uma corporação, é sinal de que a marca está consolidando um destaque de prestígio, o que é ótimo para  seus resultados.

E apresentar um atendimento de alto nível é indispensável para construir uma identidade de destaque. Em qualquer canal, uma empresa deve prezar pela excelência dos serviços. Caso contrário, corre o sério risco de frustrar os consumidores e perder espaço para os concorrentes.

Como estabelecer o posicionamento de marca

Ter uma visão abrangente do conceito de se posicionar é relevante para colocá-lo em prática. Contudo, é necessário também analisar os fatores que impactam esse objetivo de forma efetiva.

Quem se beneficia dos produtos ou serviços oferecidos pela sua marca?

Para responder a essa pergunta corretamente, o ideal é traçar sua buyer persona, que consiste em uma representação semi-fictícia dos seus consumidores, com base em dados coletados pelas pesquisas e análises feitas por você. 

Assim, ao invés de trabalhar com o público-alvo na montagem da estratégia, uma empresa passa a criar e disponibilizar produtos e serviços a partir de suas personas, tática que possibilita uma conexão mais eficiente com cada um dos públicos selecionados. 

Para definir uma persona, é necessário considerar elementos que as destaquem das demais e que realmente sejam capazes de montar um personagem real. Entre os dados analisados para a construção de uma persona, pode-se considerar:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Objetivos profissionais;
  • Objetivos pessoais;
  • Cargo na empresa;
  • Renda;
  • Hábitos de consumo;
  • Posicionamento.

Com a noção exata do perfil dos clientes, uma empresa consegue adotar linguagens que se aproximem desses consumidores, de modo que sua comunicação se torna eficaz, clara e forte.

Quais os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes?

Para um produto ou serviço estar na mente dos usuários, é essencial que haja algo que o diferencie dos demais. Preço, qualidade, condições de pagamento e atendimento são fatores que despertam a atenção da clientela.

Esses elementos positivos devem ser destacados em todos os canais de atendimento de uma empresa. Frisar as informações que sua marca deseja transmitir é crucial para reforçar na cabeça dos consumidores a ideia de que a sua empresa é a melhor opção para eles, porque ela os entende e pode proporcionar benefícios além de satisfazer suas necessidades – e claro, isso deve ser cumprido. 

Mas vale lembrar que realizar as mesmas atividades de um concorrente não vai atrair novos usuários, porque o que funciona para uma marca pode não funcionar para outra. Hoje, as empresas precisam ter foco na inovação e criatividade para despertar o interesse da audiência e fazer com que as vendas e a percepção da marca pelo mercado estejam sempre em altos níveis. 

Qual o grande diferencial da sua marca? Comece por isso. 

A imagem da marca: o que significa

O posicionamento de marca tem uma relação direta com a imagem que a organização tem perante o público-alvo. Não adianta contar com uma estratégia de marketing eficiente em diversos canais, caso não haja um cuidado na interação com os stakeholders.

Um exemplo prático: Uma empresa de software entrega sistemas de maneira ágil e com alta qualidade aos clientes. Porém, não apresenta uma boa interação com o público-alvo por meio das redes sociais, onde não responde às dúvidas dos usuários como deveria. Percebe a falha?

Se uma instituição não cuidar devidamente da imagem, haverá problemas para gerar um posicionamento relevante na mente dos consumidores e motivá-los a adquirir seus produtos e serviços. Essa falha também impacta a possibilidade de investimentos e alianças, afinal, quem terá interesse em uma marca sem voz?

Como o posicionamento de marca pode gerar bons resultados

Utilizar ferramentas que ajudem sua empresa a estar mais presente no dia a dia do público-alvo é uma ótima maneira de aprofundar as estratégias de posicionamento. 

Pensando nisso, a NeoAssist separou três mecanismos adotados pelas corporações para ajudar no envolvimento com clientes em potencial.

Desenvolva sólidas estratégias de marketing

Já não basta apenas apresentar produtos e serviços para atingir bons resultados. Para engajar de verdade é preciso ter uma boa estratégia de interação com o público.

Isso pode ser feito através de produção e divulgação de conteúdo,  promoção de eventos externos (competições esportivas, palestras, lançamento de livros etc), e ações voltadas para as redes sociais (enquetes, parcerias com influenciadores, interação sobre um tema específico com o público, concursos etc) – para encontrar o que realmente combina com a sua marca é necessário pesquisa e testes, então comece agora.

E com uma postura mais presente de comunicação, as empresas podem fazer com que o posicionamento fique mais próximo da imagem que elas pretendem transmitir para a sociedade. Inegavelmente, essa ação terá um impacto direto nas vendas.

Mantenha o foco na experiência do seu cliente

Ter uma comunicação eficiente é um grande passo para uma empresa se consolidar entre o público. Contudo, isso apenas apresenta os resultados esperados quando a experiência do cliente é valorizada, ou seja, é fundamental que o usuário se sinta confortável ao interagir com uma corporação.

Vamos considerar a seguinte situação como exemplo: Um consumidor que liga para o call center de uma operadora de telefonia móvel para trocar de plano.

Se essa ação for realizada rapidamente e de forma correta, o cliente ficará satisfeito. Mas se a demanda não for concluída com agilidade, ou se as informações prestadas não atingirem suas expectativas, ele ficará frustrado e poderá até procurar outra empresa.

Assim, não basta que os serviços sejam bem feitos se o atendimento falha sempre que o consumidor precisa de ajuda, afinal o atendimento também é considerado como um serviço. 

Confira com a Head de Marketing da NeoAssist, Virgínia Delfino, 5 dicas que tornarão sua marca expert em experiência do cliente.

Adicione pesquisas de satisfação na sua estratégia 

Para compreender a postura e percepção dos clientes, as pesquisas são ótimas ferramentas para obter informações que contribuam na identificação dos pontos fortes e aspectos a serem melhorados nos serviços da sua marca.

Muitas empresas adotam pesquisas de satisfação e pesquisas de mercado para saber como são vistas pelos clientes e como estão perante a concorrência. Esses procedimentos contribuem na compreensão da dimensão do posicionamento e do que deve ser feito para atingir o patamar de excelência desejado.

À medida que uma marca apresenta serviços qualificados e se comunica de maneira inteligente com o público-alvo, maiores são as chances de ter um posicionamento de marca próximo do ideal.Se você tem interesse em melhorar o relacionamento com seus consumidores, confira o infográfico feito pela NeoAssist sobre a experiência do cliente e descubra o que fazer para superar a expectativa do seu público.

Experiência do consumidor: Por que todo esse Buzz?

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!