relacionamento interpessoal

Como um bom modelo de interação interpessoal ajuda no ambiente profissional?

Espalhe a palavra!
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Na prática, aplicar o relacionamento interpessoal colabora para a criação de um ambiente profissional saudável, colaborativo e agradável para todos. Saiba mais!


relacionamento interpessoal


As pessoas devem entender que para a conquista de objetivos e metas, é importante que todas elas estejam unidas para um mesmo propósito. Isso faz as atividades rodarem em paralelo, como uma verdadeira engrenagem que permite o relógio contar as horas de forma precisa.

Aquela velha história de sozinhos vamos mais rápido, mas acompanhados vamos mais longe é verdadeira e nesse artigo entenderemos o porquê.

Relacionamentos interpessoais e seus conflitos

O conceito de relacionamento interpessoal está estritamente ligado à necessidade de interação de 2 pessoas ou mais, dentro de ambientes familiares, educativos, profissionais ou da própria comunidade.

A prática desse tipo de interação pode se tornar algo conflituoso, uma vez que as pessoas são diferentes e possuem uma visão de mundo que pode ser muito contrária da outra. Implicações ligadas ao meio social, educação, cultura poderão ocasionar esses conflitos.

Vale destacar: Todo meio social também influencia, pois estabelece regras de interação entre as pessoas que o integram.

Mas e dentro do ambiente profissional?

O modo de agir de um indivíduo ou de um grupo pode proporcionar grandes impactos no ambiente no qual estão integrados. Mas por quê?

Porque essas pessoas têm a capacidade e a reação de potencializar tanto os efeitos destrutivos quanto os construtivos, de acordo com o local em que estão inseridas. Os especialistas nomeiam esse comportamento como realimentação de auto-reforço.

Pode-se entender então que a cultura organizacional é replicada por meio das ações de seus integrantes. Se a cultura for benéfica, a produtividade e o clima da organização serão beneficiados por esse motivo.

Isso é bom, mas o problema é que em uma cultura com vícios, o efeito será contrário. O que afetará a entrega dos resultados, o desempenho dos colaboradores, suas interações e consequentemente o resultado final.

Dentro do âmbito profissional, os relacionamentos podem ser afetados por fatores externos e internos, tais como:

  • Crises familiares ou entre os colegas;
  • Conflitos para a execução de atividades;
  • Emoções causadas por situações dentro e fora da empresa;

Cabe à empresa criar meios de equilíbrio com esses fatores. Levando-se em consideração que as pessoas são o grande investimento para o sucesso do negócio, mas que serão seres instáveis e com variações constantes de comportamento se comparadas com outros.

Quais vantagens um bom relacionamento interpessoal proporciona para uma pessoa?

Muitas!

Uma pessoa com bom relacionamento tende a ser vista como flexível, aberta a mudanças e com boa propensão para o desenvolvimento. O aprimoramento constante dessa competência será um motivo determinante para garantir uma série de vantagens, tais como:

  • Garantir a satisfação: ao demonstrar uma boa integração, o profissional é visto de forma positiva e tem mais chances de ser reconhecido. Além disso, como consequência, conquista a admiração dos demais e um bom ambiente de convívio;
  • Crescimento profissional: as promoções e reconhecimento profissionais geralmente são oferecidas para pessoas que apresentam um bom relacionamento em equipe;
  • Empatia: quando as pessoas têm uma boa relação com as demais, a empatia surge como uma consequência das boas interações;
  • Autoconhecimento: a prática de boas interações com outras pessoas permite ao indivíduo se conhecer melhor, entender o que o motiva e o que o frustra e assim apresenta um melhor direcionamento frente às dificuldades e obstáculos;
  • Ponto positivo para o mercado: em processos seletivos, é comum que os recrutadores se preocupem em contratar pessoas que apresentam bons relacionamentos interpessoais. Como vimos logo acima, isso será um fator determinante para o desempenho profissional.

E quais vantagens um bom relacionamento interpessoal proporciona para uma empresa?

É fato que para o sucesso de uma organização, garantir bons relacionamentos interpessoais é primordial. Assim, a empresa poderá garantir diversas vantagens, como:

  • Redução de custos: uma empresa composta por profissionais que se relacionam bem, terá uma palpável diminuição na rotatividade e isso irá colaborar diretamente para a diminuição de custos internos para desligamentos;
  • Capacitação elevada: com o investimento certo nas competências dos profissionais (principalmente a do autoconhecimento), a empresa contará com colaboradores flexíveis, motivados e com alta produtividade;
  • Elevação do lucro: com maior produtividade, o aumento do lucro vem como consequência;
  • Favorecimento do clima organizacional: como propagadores da cultura, profissionais com bons relacionamento e felizes, irão permitir que a empresa seja um bom lugar para se estar.

Vale observar que ainda dentro do âmbito profissional, existem os colaboradores que tem um contato direto com o cliente e junto à ele, por meio de relacionamentos interpessoais, podem criar vínculos, resolver conflitos e sanar dúvidas. Esse ponto é de grande atenção!

Por que o autoconhecimento é importante?

O autoconhecimento permitirá que a pessoa entenda seus pontos fortes e fracos, de modo a atuar nas devidas correções dentro de seu comportamento.

Assim, ela poderá potencializar sua competência de relacionamento interpessoal, se tornando mais flexível e mais integrada junto à equipe e as atividades que deverá exercer.

Dentro do ambiente profissional é clara a necessidade de contar com a participação em conjunto de todos para atingir objetivos maiores. Sozinha, uma pessoa tem sua própria limitação de entregas, mas em conjunto, os números podem ser em muito extrapolados e de forma lucrativa!

Vale lembrar que de saber exercer boas relações interpessoais não afetará somente o âmbito profissional, mas poderá ser integrado a todas as áreas da vida que incluem momentos de interação com outras pessoas.


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?