Blog
Voltar
Compartilhe

Saiba como montar um Call Center

Atendimento ao cliente omnichannel
calendar 15.6.2016

Aprenda como montar um call center de qualidade que vai poder se diferenciar dos que já existem no mercado. Veja as principais dicas aqui!


Atendimento de Call Center

Todo negócio que você for abrir exige algumas estratégias em comum.

A primeira delas é saber se realmente quer ter aquele tipo de empresa e se vale à pena, realmente.

Na maior parte dos casos, a concorrência e a dificuldade de se abrir um empreendimento faz com que o futuro empresário desanime. Mas ninguém falou que ia ser fácil.

Quando você pensa em como montar um call center, precisa analisar essas possibilidades.

Existem grandes empresas de atendimento ao cliente por todo o país. Boa parte delas, multinacionais.

E praticamente todas seguem o mesmo padrão de trabalho. O que vem se desgastando. As pessoas não aguentam mais esse estilo de fala no gerúndio, as filas de espera, as ligações de horas de duração e a falta de objetividade.

Se sua empresa depende de um SAC efetivo para funcionar (como a maioria das empresas do futuro dependerão) aprenda a como montar um call center que mude de fato a vida das pessoas.

Se for fazer mais do mesmo, é provável que seu negócio morra antes do que você imagina.

Como montar um Call Center? Faça uma pesquisa de mercado antes.

Depois da decisão tomada, é momento de pesquisar sobre o mercado. Você pode fazer visita ao Sebrae, por exemplo. Sempre existem consultores que ajudam nessa etapa.

Porém, não pare aí. Pesquise você mesmo, leia sobre mercado, veja o estado dos concorrentes no Brasil e fora. Atualize-se sobre as demandas atuais. Entenda exatamente como atender o consumidor daquele nicho em um SAC. Como você vai montar um Call Center depende estrategicamente de seu público e de que área você vai trabalhar.

Em sua pesquisa, você deve entender, primordialmente:

  • Entender qual o público-alvo (são empresas ou consumidores finais? Um combinado dos dois?)
  • Entender qual área de atuação (é um Call Center como solução para qualquer segmento ou especializado?)
  • Entender um mínimo dos comportamentos do público previamente, com uma boa base de dados.

Como decidir meu tipo de Call Center?

Você pode fazer um call center online, por exemplo. Que faz o atendimento de lojas virtuais, grandes empresas que trabalham na internet e outras possibilidades.

Você também pode escolher pelo modelo tradicional, mas sempre trazendo algum tipo de novidade. E posso te contar um segredo? A melhor novidade que você pode oferecer em um Call Center tradicional é resolvendo o problema do cliente ou consumidor. É um problema sério que temos por aqui.

Acima, falamos dos dois tipos mais comuns de Call Center, mas você deve pensar em como montar seu Call Center de maneira mais moderna. Como o Albert explicou neste artigo, é hora de entender os principais tipos de centrais de relacionamento e porque a sua deve ser omnichannel – esqueça a dualidade online/offline. O consumidor quer ser atendido em qualquer canal que lhe for conveniente.

Planeje-se em como montar um Call Center

Perguntar-se como montar um call center precisa ser constante, durante todo desenvolvimento de sua estratégia, é fundamental.

Agora que você passou pela pesquisa, é preciso entrar na parte do planejamento. E essa vai te exigir mais tempo e elaboração.

É o planejamento que vai garantir o sucesso da sua empresa. Não há como montar um call center ou qualquer empreendimento sem ficar meses debruçado em um projeto que realmente valha à pena. Se você criar qualquer coisa, sem estratégia

Para além de montar um canvas ou um plano de negócios, um Call Center tem uma missão específica: atender e criar relacionamento. Seja um Call Center que vai servir de terceirizado para diversas empresas ou uma central de relacionamento específica, interna para uma empresa, seu planejamento deve ser voltado a compreender o seu consumidor.

Na etapa do planejamento, é fundamental:

  • Com base nas informações sobre público, desenhar sua operação;
  • Levantar o maior número de dados prévios para prever o volume de contatos que serão recebidos;
  • Mapear as principais demandas a serem atendidas;
  • Determinar quais ferramentas e softwares serão necessários para atender a demanda de seu Call Center.

Se você ainda não conhece a NeoAssist, uma de nossas principais frentes é a tecnologia para aproximar empresas e consumidores. Se você estiver neste momento, pensando em como montar seu Call Center, pode dar um toque pra gente =).

Como montar um Call Center – Hora da Prática!

Depois da etapa do planejamento feito, é hora de por a mão na massa literalmente. Aí que a partir do seu Plano de Negócios você vai saber de fato como montar um call center. Lá vai estar escrito a área que precisa ter, o número de funcionários, os equipamentos, os materiais, a escolaridade e especialidade de cada profissional contratado e todos os outros aspectos relevantes para a construção de uma empresa.

Busque diversos fornecedores, procure as melhores e mais baratas opções de local, faça um banco de dados com currículos e possíveis candidatos.

Se estiver em dúvida, aguarde, pesquise mais. Só adquira algo que tenha certeza que é a melhor opção. Não faça nada com pressa.

Até porque você vai precisar olhar a parte burocrática do negócio. O ideal é contratar um contados que tome conta disso para você. Já vai estar cheio de trabalho na montagem da empresa, não precisa de mais um para ocupar a sua cabeça.

dispositivos para um atendimento de call center

Depois do local e equipamentos comprado, a primeira coisa que você deve fazer é contratar uma equipe de marketing, publicidade e comunicação. Eles que vão trazer os primeiros clientes para a sua empresa. Já traga também alguns profissionais de call center para fazer a prospecção dos clientes. Com uma boa equipe, logo vão aparecer os primeiros.

No mais, depois disso é só fazer um trabalho de qualidade e sempre se atualizando das novidades do mercado de atendimento. Aprender a como montar um call center não é tão difícil, o problema é que são longas e complexas etapas até chegar ao sucesso.

icones de atendimento omnichannel

Um fato também é que o lucro não virá de forma imediata. É preciso dar tempo para que sua empresa seja conhecida e reconhecida, isso pode demorar meses e até anos. Mas não desanime, depois que o nome estiver com credibilidade no mercado, a bonança com certeza vai aparecer.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!