sistema de atendimento ao cliente

10 Dicas de como fazer o consumidor se apaixonar com um bom serviço de atendimento ao cliente

Espalhe a palavra!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um bom serviço de atendimento ao cliente tem o poder de satisfazer, encantar e fidelizar os consumidores, mas para isso é preciso mudar alguns pensamentos e colocar em práticas algumas ações.

Aprenda, neste artigo, as 10 melhores dicas de como fazer o consumidor se apaixonar com o seu serviço de atendimento ao cliente.


sistema de atendimento ao cliente

Um bom serviço de atendimento ao cliente não deve ser uma novidade

Qualquer empresa referência em um bom serviço de atendimento ao cliente, sabe que seu trabalho não é apenas resolver problemas. Trata-se de tornar clientes felizes.

Todos ouvimos histórias impressionantes sobre um serviço de atendimento ao cliente, como quando, após um tweet despretensioso, um fã da Steakhouse Morton’s recebeu, em um aeroporto, o steak que ele disse que queria em sua rede social. Ou então quando a Sainsbury renomeou um produto por sugestão de um jovem cliente.

Mas como podemos fazer para que esses momentos inesquecíveis, não sejam apenas uma exceção?

Inspirar seus clientes a se apaixonar pela sua empresa exige mais do que grandes gestos. É preciso um investimento contínuo para a prestação de um ótimo serviço de atendimento ao cliente.

Veja também: As 5 melhores práticas de bom atendimento ao cliente 

Isso pode parecer assustador, especialmente se você possui uma pequena empresa com poucos funcionários. Porém, isso não é uma limitação.

Ao incorporar alguns princípios fundamentais em seu modelo de negócios, a felicidade do cliente pode ser integrada em tudo que você faz.

10 Dicas de como fazer os clientes se apaixonarem pelo seu negócio com o seu serviço de atendimento ao cliente

Aqui estão algumas, das empresas mais focadas em seus clientes do mundo, para você adaptar as suas estratégias de atendimento afim de deixar seus clientes mais felizes.

1 – Seja humano no seu serviço de atendimento ao cliente

Os clientes querem interagir com seres humanos que são amigáveis, receptivos e proativos.

Em todos os setores da sua empresa, do e-mail marketing ao serviço de suporte, é preciso prezar por boas relações e interações amigáveis.

Ao criar uma experiência mais humana, você estimula a criação de relacionamento mais significativos com os clientes, sejam eles atuais ou possíveis novos.

2 – Ouça sempre o seu consumidor

Ouvir é uma habilidade subestimada. Afinal, você odeia ser interrompido?

Há muitas maneiras de ouvir os clientes, mas o mais importante é ter certeza de que eles sabem que você está os ouvindo.

Durante todas as interações, seja empática com as experiências de seus clientes. Combine uma boa compreensão com ferramentas de análise de comentários e colha os frutos de uma abordagem mais empática.

Seus consumidores ficarão mais felizes com esse tipo de interação.

3 – Seja transparente sobre mudanças, problemas e avanços

Toda organização vai atingir ápices ou interrupções que perturbarão o seu negócio. Se é um dia de de problemas, é melhor explicar que algo está errado do que sair tentando esconder o problema.

Compartilhe o problema e sua preocupações, juntamente com as medidas que você está tomando para que o problema seja resolvido.

Não se esqueça que os consumidores também adoram novidades. Faça um bom juízo e aproveite essas oportunidade para construir relacionamentos mais emocionantes com o seu público.

4 – Trate todos os clientes como se fossem VIPs

Ser um cliente VIP tem algumas vantagens reais. Mais do que qualquer benefício, o status de ser VIP oferece tudo que é valorizado em um serviço de atendimento ao cliente.

Você pode dar isso a todos os clientes, independente do seu orçamento ou das necessidades.

“O serviço ao atendimento ao cliente é mais do que é uma oportunidade, é uma obrigação… Os consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um serviço de atendimento ao cliente excepcional – em uma análise geral, um ótimo serviço pode gerar vendas e fidelização de clientes.” Jim Bush, American Express.

Comece por oferecer a todos os cliente sua atenção total e ofereça conteúdos personalizados para que os consumidores sempre ouçam uma voz exclusiva para eles. Assim, você terá clientes que não só compram mais, mais ainda espalham o seu serviço como referência.

5 – A consistência do valor acima de tudo

Na indústria de serviços, você é tão bom quanto a última refeição que você serve – e isso é a verdade para qualquer empresa que ofereça um serviço de atendimento ao cliente.

Na verdade, leva 12 experiência positivas para compensar uma interação não muito boa.

Para atingir a marca todas as vezes, as empresas precisam capacitar os funcionários com valores, padrões e diretrizes coerentes para interagir com os clientes.

O segredo é proporcionar consistência no nível do serviço e permitir que os membros da equipe sejam autônomos para lidar com pontos emocionais.

6 – Ame seus funcionários

A maneira mais rápida de fazer os clientes caírem aos seus pés, é apreciando seus próprios funcionários. (Sim, você leu direito!) Rodd Wagner, compartilhou uma fórmula para isso na Forbes:

Funcionários felizes = contratos mais longos = treinamentos mais consistentes = experiência boas para os funcionários = clientes felizes

A felicidade dos funcionários tem um grande impacto no desempenho, a longo prazo, de uma empresa.

Afinal, nenhum cliente fiel quer ouvir que seus funcionário favorito teve que sair para poder ganhar mais ou ter experiências melhores.

7 – Confie em seus clientes

Eu aprendi a trabalhar no varejo e no varejo a confiança é recíproca. Quando os clientes estouravam o limite do cartão de crédito na loja, o proprietário os deixaria terminar a compra e só depois voltariam com o dinheiro.

As pessoas ficavam tão impressionadas com a gratidão que ele voltavam com o dinheiro e fazendo mais compras – eles e mais alguns novos clientes. Se você der aos seus clientes o benefício da dúvida, eles vão estender a mesma cortesia para você.

8 – Peça desculpas e faça direito

Pedir desculpas é sempre essencial, mas desculpas nem sempre é suficiente.

As empresas precisam colocar sentimentos em suas ações para que os clientes se apaixonem. Primeiramente, conserte o problema, em seguida, repare o fato de que houve um problema.

Capacite a equipe de atendimento ao cliente com flexibilidade e recursos para surpreender os consumidores.

Com os recursos certos, os operadores podem compensar o problema com um gesto significativo que repare o aborrecimento.

9 – Ofereça recompensas regulares

“Se você está concentrado no concorrente, você precisa esperar até que o seu concorrente faça algo relevante. Se você está focado no cliente, você tem a possibilidade de ser pioneiro.” Jezz Bezos, Fundador da Amazon.

Empresas como Southwest Airlines, Patagonia e Nordstrom destilaram a fidelidade dos clientes em formas de arte, criando valor real em suas ofertas. Essas empresas sabem que os incentivos únicos são bons, mas você precisas sustentar esse impulso ao longo do tempo para ter um impacto real.

Invista em recompensas regulares, incentivos ou vendas que as pessoas desejam. Adicione um ou dois extras para a surpresa ser mais relevante ainda.

10 – Agradeça hoje, agradeça amanhã, agradeça sempre

A gratidão é uma emoção poderosa. Expressar isso para os clientes desenvolve sentimentos positivos e humaniza sua empresa.

Portanto, não se contente com o curto prazo, é preciso dizer obrigado em todos os e-mails e em todas as interações.

Expressar gratidão dessa forma torna mais provável que um cliente o ajude no futuro. Você encanta ele e ele também te encanta.

Engajamento no serviço de atendimento ao cliente faz a diferença

Essas dez maneiras de fazer os clientes se apaixonarem devem ser divertidas para você também, forçar um ambiente onde a reciprocidade não existe não é uma boa ideia.

Quando você abraça o serviço de atendimento ao cliente, você cria um ambiente melhor para você e para a sua equipe. Como não se apaixonar?


aumentar a satisfação bom atendimento ao cliente

deixe-comentario

 

Deixar Um Comentário

Quer receber mais conteúdos brilhantes?