3 técnicas de atendimento que mudarão a forma de interagir com os clientes

Espalhe a palavra!
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares

Entender como lidar com o cliente pode fazer com que a percepção sobre a marca seja impactada. Conheça as melhores técnicas de atendimento ao público e como implanta-las, neste artigo.


técnicas de atendimento ao público

 

Conheça as melhores técnicas de atendimento ao público

Em um cenário de alta competitividade entre as empresas, as técnicas de atendimento ao público são fatores decisivos para cativar os clientes. Um dos motivos é que o usuário precisa não apenas adquirir um produto, mas também usufruir o máximo possível dos benefícios da compra.

Para ter um contato mais direto com os consumidores, as organizações estão apostando na Comunicação Unificada (UC) que abrange o modelo omnichannel, responsável por possibilitar uma interação direta com público-alvo por meio de diversos canais.

Neste artigo, destacaremos recursos adotados pelas companhias para melhorar o atendimento e as atividades necessárias para os investimentos na melhoria da relação com os clientes atingirem bons resultados. Confira!

Veja técnicas de atendimento ao público com bons resultados

Não basta somente o atendimento face a face na era omnichannel. É preciso ter uma noção de como o consumidor pensa e interage em diversos canais.

Portanto, vamos apresentar técnicas e ferramentas para atender às expectativas dos usuários. Acompanhe!

SAC 3.0

No SAC 2.0, a meta é oferecer um contato por diferentes meios de comunicação. Com a nova técnica, o foco não é apenas entender o que o consumidor deseja por meio da tecnologia. Mas também oferecer um atendimento personalizado tornando a experiência ainda mais agradável.

As organizações sabem da importância de acompanhar o movimento da audiência nas redes sociais e de oferecer aplicativos para facilitar as compras. Entretanto, é necessário ir além para inovar e surpreender.

Portanto, o SAC 3.0 adota softwares de gestão que propiciam analisar o perfil do consumidor por meio vários itens, como histórico de compras, dados pessoais, ticket médio e etc.
Com essas informações, o vendedor tem como reduzir gastos e o tempo de aquisição de clientes.

Afinal, esses fatores são essenciais para aumentar os lucros e a sustentabilidade do negócio.

Atendimento omnichannel

Acompanhar a jornada do consumidor deixou de ser um luxo e se tornou uma obrigação no mundo corporativo. Eventualmente, hoje, é fundamental contar com uma técnica de atendimento omnichannel.
Com o uso de softwares, essa ação possibilita que todas as informações dos contatos da empresa com o cliente estejam disponibilizadas em tempo real, considerando todos os canais de atendimento.

Um operador, com uma ferramenta avançada à disposição, não perde tempo buscando as informações pessoais do usuário, o histórico da demanda e os canais de atendimento já utilizados (chat, e-mail, contato pessoal etc.).

Todavia, caso não seja possível contornar a situação nos contatos anteriores, a empresa terá mais dados para resolver o problema. Essa postura mostra comprometimento, o que é essencial para fortalecer a marca e fidelizar os clientes.

Pós-Venda

O pós-venda é uma técnica de atendimento ao público muito conhecida pelas corporações. Contudo, nem todas a valorizam como deveriam.

No mundo digital, acompanhar a movimentação dos internautas é uma maneira de identificar tendências e de pensar em alternativas para superar os concorrentes.
Imagine que uma operadora de telefonia móvel está oferecendo pacotes diferenciados para atrair um maior número de usuários. Entretanto, é crucial ter um preço competitivo e oferecer serviços de alto nível.

Nesse cenário, a equipe do pós-venda deve entrar em ação. A princípio, por meio de e-mails, ligações telefônicas e enquetes promovidas nas redes sociais, é viável obter informações valiosas sobre como está o atendimento.

Se uma empresa não ouvir o consumidor, estará correndo um sério risco de enfrentar crises de imagem que podem abalar a sua reputação. Por isso, primordialmente, com o pós-venda, é possível identificar erros com agilidade e adotar medidas com foco na melhoria dos processos.

Ele também se caracteriza por ser uma técnica de atendimento ao público em que a organização tem uma postura proativa para interagir com os usuários.

Essa atividade deve ser feita de forma contínua. Do contrário, a companhia perderá boas oportunidades de eliminar equívocos e de pensar em alternativas para se diferenciar no mercado.
Eventualmente, uma sugestão de um cliente, por exemplo, pode ser o início de processo de desenvolvimento de um produto inovador, que ajudará a expandir a carteira de consumidores e os lucros.

Veja como implantar as melhores técnicas de atendimento

Colocar em prática as ações ideais para superar a concorrência não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, é necessário ter um bom planejamento e acompanhar o andamento das atividades. Pensando nisso, vamos apresentar iniciativas válidas para o seu negócio estar mais próximo das principais tendências do mercado. Acompanhe!

Treinamento dos colaboradores

Uma empresa adquiriu um sistema para monitorar o comportamento do público-alvo em diversos canais. Com certeza, é uma medida válida para avaliar como os consumidores estão agindo no contexto atual.

Entretanto, por outro lado, esse investimento somente vai proporcionar os resultados estipulados, caso a empresa tenha um programa de capacitação devidamente estruturado, de acordo com as necessidades do negócio.

Não adianta entender as preferências do cliente se a equipe não está qualificada para mostrar os benefícios proporcionados pelos produtos e serviços, nem habilitada para dar um suporte adequado em caso de dúvidas.

É imprescindível que uma empresa adote um padrão de atendimento que esteja alinhado com os valores institucionais. Dessa maneira, serão maiores as chances de os funcionários estarem engajados e serem mais produtivos, contribuindo para fortalecer a marca e aumentar os lucros.

Estudar o cliente

Que tipos de produtos chamam mais a atenção do público-alvo? Que formas de abordagem cativam os consumidores? Quais os canais de comunicação mais acessados? Certamente, com essas informações, uma empresa verifica as técnicas de atendimento que podem gerar resultados mais expressivos.

Os vendedores devem ter sensibilidade para se relacionar com o consumidor e verificar como expor os produtos e serviços de maneira correta. Há pessoas que gostam de dados mais objetivos (10% na redução do tempo, 15% de economia de luz etc.). Por outro lado, há usuários que ficam mais envolvidos pela questão emocional (qualidade de vida para a família, mais tempo para ficar com os filhos, por exemplo).

Aplique as melhores técnicas de atendimento ao público

Portanto, aprimorar as técnicas de atendimento ao público é uma ação que deve ser prioridade de qualquer empresa na conjuntura atual. O público-alvo gosta de ser bem informado sobre o que está desejando comprar. Além disso, deseja um suporte eficiente e de fácil acesso para resolver eventuais pendências.

Gostou deste post e quer mais informações sobre como aperfeiçoar a relação com os clientes? Então, deixe o seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo a melhorar a cada dia.


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?