Guest Post: 5 dicas para aumentar o ticket médio da sua empresa

Espalhe a palavra!
  • 13
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    13
    Shares

Ele é importante para várias frentes do negócio como, por exemplo, definir metas, descobrir problemas e, principalmente, criar novas estratégias.



Todo empreendedor, ou, pelo menos, a maioria, quer aumentar o faturamento da sua empresa e, consequentemente, o ticket médio. Como o próprio nome já diz, o ticket médio representa a média de valor que o cliente gasta na sua loja, produto ou serviço. Em geral, é o valor que o consumidor gasta, de fato, com a sua marca.

O ticket médio é calculado a partir da soma de todas as vendas realizadas, em um determinado período, dividido pelo número de clientes que compraram nesse intervalo. Com esta conta o comerciante pode traçar metas e definir objetivos, descobrir problemas que prejudicam o faturamento, criar novas estratégias de marketing digital, etc, tudo visando o sucesso do negócio.

Para te ajudar a enfrentar as dificuldades do mundo dos negócios, separamos, neste artigo, algumas dicas importantes para você conseguir aumentar o ticket médio da sua empresa. Confira:

1 – Oferte mais produtos

Alguns estabelecimentos estão aumentando cada vez mais os seus produtos/ serviços oferecidos ao consumidor final. Por exemplo, as farmácias ou drogarias, antigamente, eram um nicho totalmente focado em medicamentos, hoje, no entanto, você encontra diversos produtos nesse lugar como, por exemplo, acessórias, itens para beleza, itens para presente e, em até alguns casos, de acordo com a região, produtos para pet.

Por isso, oferecer mais opções para o consumidor é uma forma de estimular a compra, principalmente aquelas que são feitas por impulso. Com essa estratégia – de aumentar os produtos/serviços – você também incentiva, além da compra por impulso,  a compra casada ( quando um consumidor compra dois ou mais produtos que se complementam).

Entretanto, lembre-se que, ao incluir novos produtos ou serviços, você terá que entender o que o seu consumidor quer e se, de fato, tal produto/serviço tem apelo para venda.

2 – Descontos 

Um bom atrativo e que, quase sempre, motiva o consumidor a realizar uma compra é o desconto, seja ele no produto em si, ou em mais de um produto – que é classificado e conhecido como desconto progressivo. O desconto pode ser aplicado em qualquer segmento, em lojas físicas, virtuais, mercados, etc.

Uma ótima dica é fazer as promoções com produtos que ficam um tempo maior parados no estoque ou nas prateleiras. Dessa maneira, você garante a rotatividade do estoque e, consequentemente, aumenta a sua receita.

3 – Não se esqueça dos produtos complementares

Oferecer um produto complementar ou mais de um produto para o mesmo cliente é uma forma de aumentar o ticket médio da empresa. Por exemplo, você pode vender uma calça e oferecer um cinto, ou vender um look completo.

Neste último exemplo [do look completo] algumas empresas conhecidas no ramo de vestuário, já oferecem no seu e-commerce a opção de comprar o look completo, com blusa, casaco, calça, sapato e acessórios, semelhantes a imagem/foto da modelo.

Em supermercados, essa ação também é muito aplicada. Quando você vai comprar um produto, geralmente, há outros bem próximos que complementam o uso dele.

4 – Fidelize seus clientes

Oferecer uma experiência de compra e, principalmente, de atendimento são os principais passos para garantir o retorno do cliente no futuro. Além de vender e entregar um produto/serviço de qualidade e no prazo, invista em brindes ou mimos para melhorar e estreitar o relacionamento com o cliente, bilhetes agradecendo a preferência também são muito válido para reforçar a estratégia e a relação com o cliente.

Outra estratégia que pode trazer bons resultados são os programas de fidelização. A ideia é oferecer ao cliente um benefício ao comprar regularmente na sua loja. Você pode apostar no modelo de pontos, por exemplo. Independentemente da estratégia adotada para fidelizar o cliente, busque uma equipe comprometida e que entenda a posição e, principalmente, a importância do cliente para o negócio.

5 – Aproveite as datas sazonais (crie combos e/ou kits de vendas)

As datas sazonais são ótimas para aumentar o faturamento, em alguns casos dobrar e até triplicar. Além disso, os kits ou combos de produtos possibilitam ao  consumidor comprar mercadorias que se complementam, ou seja, dessa forma, ele não precisa procurar tais itens separadamente.

Antes de começar a montar kits, busque entender o comportamento do seu público-alvo, lembre-se de descobrir quais produtos/serviços que eles costumam adquirir em conjunto. Dessa forma, você montará os seus combos e kits com maiores chances de conversão.

Além disso, foque em descontos nesta ação também. Lembre-se de comunicar, claramente, para o seu público que os produtos/serviços do kit têm descontos se levados em grupo. Dessa maneira, você ajuda o consumidor a entender melhor a promoção e, principalmente, isso previne dores de cabeça, confusões e mal entendidos.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe a Biva nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do nosso blog. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.


Leave A Comment



Quer receber mais conteúdos brilhantes?